TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Pessoas

Ensaios: Desenvolvimento De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 6

1 RESOLUÇAO DAS QUESTÕES PROPOSTAS:

A busca pela excelência tem sido uma das grandes preocupações das empresas, conforme o grande avanço tecnológico e o desenvolvimento do conhecimento das pessoas. Hoje a TAM, é considerada como a melhor companhia aérea e também a melhor na excelência em atendimento na América do Sul.

Fato que verificamos no texto “Voo Seguro”, onde o comandante pilo-chefe Paulo Lobato Costa Junior, disse sobre o motivo que essa empresa alcançou o sucesso nacional. Estão cada vez mais agindo conforme a sua missão, que cumpri ser a companhia aérea preferida das pessoas, fazendo-as felizes, tendo sempre criatividade, respeito e responsabilidade; e trabalhando com o espirito de servir.

O sucesso e a vantagem sobre a concorrência foram adquiridos através dos programas de treinamento que a empresa disponibilizou para os seus colaboradores, onde cada um da sua área tem treinamentos que proporciona o melhor conhecimento e assim crescendo profissionalmente. Investimento que esta cada vez mais trazendo a satisfação dos gestores que implantaram o programa, e gradativamente dos clientes que estão confiando e fidelizando a esse grupo.

2. QUESTÓES PROPOSTAS

1. A) Sim, pois o objetivo do treinamento é que promova e aumente o aprendizado dos funcionários da organização, adquirindo habilidades para o determinado cargo. Como exemplo da TAM que disponibiliza os melhores treinamentos e com os equipamentos superdesenvolvidos tecnologicamente. O funcionário passa pelo processo de aprendizado para atingir a eficiência exigida no trabalho, assim como os pilotos que requer grandes habilidades, conhecimento e precisão para executar sua atividade. Vidas de pessoas estão em suas mãos, e qualquer erro humano que houver cairá sobre ele e pra empresa. Tendo, pois colaboradores bem treinados, esse desenvolvera suas tarefas com mais confiança e responsabilidade. Esses não são as únicas vantagens de ter funcionários bem treinados, pois aquele profissional qualificado produzira melhor ou fara suas atividades com eficiência, tendo enfim maior vantagem competitiva. E caso não tenham o profissional desse perfil, a empresa sofre risco de declínio. Podemos ver casos em companhias aéreas que não possuem pilotos com qualidade técnica e operacional agindo de forma errada durante uma situação de risco e ou ate mesmo ocasionando grave acidente. Isso deixa claro aos clientes, quais tipos de funcionários que a empresa possui, provocando transtornos financeiros e também gerando mais sérias, como processos e PROCON.

1. B) A TAM possui vários tipos de treinamentos apresentados no texto “Voo Seguro”. A Academia de Serviços Comandante Rolim Adolfo Amaro é uma que tem a função de treinar e selecionar os funcionários, dando suporte ao negocio para alcançar a satisfação do cliente. Possuem pesquisas voltadas para descobrir onde devem ajustar os seus serviços e no crescimento profissional dos funcionários. A Academia realiza e coordena os cursos teóricos, práticos e comportamentais aplicados na TAM. Os projetos e cursos são oferecidos a funcionários de formação técnica, tem treinamentos de integração, de formação inicial para os colaboradores adquirir noção de excelência de serviços e atendimento, e formação aprendizes. Além desses cursos exigidos pela Anac, também tem os cursos presenciais com on-line para os funcionários de grandes centros, e outras localidades apenas on-line. Todos são acompanhados e avaliados, de acordo com o desempenho. Alguns que lidam diretamente com o atendimento ao cliente possuem treinamentos com demanda muito grande e especifica. Pois é de grande interesse e valor para a organização que deseja alcançar a excelência, e a TAM identifica e capacita seus colaboradores para agirem de forma correta com qualquer que seja o cliente ou em que lugar esteja.

2. O LOFT foi desenvolvido para que seja o treinamento avançado de segurança de voo, com cenários simulados aos que vivenciariam na pratica, aprimorando as competências de gerenciamento por parte dos pilotos, contribuindo melhor na segurança de voo. De acordo com a preocupação das companhias aéreas em solucionar problemas que requer mais do que certificado de treinamento. Esse tipo de treinamento busca atender a realidade especifica da companhia, com sua cultura própria e considerando o contexto internacional. Assim com esses aspectos podemos perceber que os estágios do Ciclo da Aprendizagem Vivencial possui um processo que é aplicável ao treinamento de LOFT. Cada estágio tem seu foco em atuar nas pessoas e em grupos, como mostra o estágio da Vivencia que sua atividade estimula a motivação, facilita o envolvimento do grupo de forma atrativa. Outro estagio que atuaria bem, seria o Processamento que é a fase de analise do desempenho do grupo referente à liderança, organização, planejamento, comunicação, administração de conflitos e outros. Essa etapa confrontaria as pessoas a verificar suas ações do dia-a-dia que reflete no jogo, os métodos que facilitaria o melhor desempenho em suas atividades e o relacionamento com as pessoas ao seu redor, tanto as do meio profissional, quanto outras fora desse ambiente.

3. Implantar um programa de qualidade de vida e segurança no trabalho é de fundamental importância, pois possibilita ver os riscos existentes e agir de forma a evita-los. E tratando-se de uma companhia aérea já sabemos que os riscos causados durante atividades laborais trazem grandes prejuízos para a empresa. Além dos procedimentos exigidos pela ANAC, sem falar dos treinamentos, deve-se ter a conscientização de utilizar os métodos de segurança no trabalho, interagindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com