TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Monografias: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  1.744 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

O Mundo como você vê 1.0

Ozaki, Yaeko. Desenvolvimento pessoal e profissional. São Paulo: Editora Anhanguera Publicações, 2011 (PLT 412, p. 15 – 42 )

O texto tem como objetivo levar-nos a compreender a maneira como vemos o mundo, para melhor transformá-lo. A visão de mundo é peculiar a cada pessoa, pois cada um de nós tem a sua forma especial de ser, estar e agir no mundo. Essa visão está relacionada com convergências e divergências de idéias, pensamentos e atitudes.

Há dois tipos de visão de mundo: a linear e a hierárquica; a orgânica e a holística. A visão linear e hierárquica caracteriza-se pela compreensão de mundo mecanicista, reducionista e fragmentado. Um exemplo dentro de uma organização é a preocupação do gerente apenas com as atividades do seu setor. Na visão orgânica e holística, o gerente se preocuparia com toda a organização, não somente com o seu setor, compreendendo-a como um todo indissociável e em constante movimento. Nessa visão, existe a idéia de conjunto, de unidade, de todo. Esta visão está relacionada à abordagem sistêmica, pois tudo no planeta está conectado e cada parte está sistemicamente relacionada a outras. Um exemplo são os órgãos do nosso corpo, que funcionam sistemicamente, isto é, cada órgão funciona de forma interdependente.

Para compor nossa visão de mundo, alguns fenômenos na atualidade que interferem: a globalização, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a sustentabilidade e as forças do contexto ambiental.

A globalização trouxe efeitos positivos, a exemplo da informação em rede, o avanço da democracia, a melhoria de acesso às informações, a educação à distância, que possibilita levar a informação e a educação para todos, independentemente da localização geográfica, com a finalidade de tornar competitivos os países e melhorar a qualidade de vida. Por outro lado, trouxe aspectos negativos com a redução dos salários, o aumento da carga horária de trabalho, o fechamento de empresas e a concentração de riquezas nos países mais industrializados. O desenvolvimento da ciência e da tecnologia está contribuindo para a promoção de melhorias na qualidade de vida, mas por outro lado tem trazido riscos à sociedade.

A sustentabilidade é um termo atualmente utilizado para definir nossas ações em direção à continuidade da vida no planeta Terra, de forma que a geração presente possa suprir suas necessidades, sem comprometer às necessidades das futuras gerações. A sustentabilidade compõe-se dos domínios social, econômico, ambiental e cultural. O componente social se relaciona ás ações sociais pertinentes á educação, saúde pública, trabalho e empregabilidade. O componente econômico está associado a como as necessidades são satisfeitas e os recursos são distribuídos na sociedade. O componente ambiental refere-se à preservação dos recursos naturais; e o componente cultural tem a ver com a proteção e valorização da diversidade da cultura (valores morais, éticos, formas de pensar e agir, educação, costumes de um povo).

As forças no contexto ambiental que interferem na nossa visão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com