TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

Anexo 1

O empreendedorismo no Brasil e identificação de oportunidades.

O empreendedorismo no Brasil tomou força na década de 90 quando entidades como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) foram criadas. Antes disso o empreendedor praticamente não encontrava informações que pudessem auxiliá-lo na abertura de sua sonhada micro-empresa. Sem muitas informações disponíveis no mercado a taxa de mortalidade dos pequenos empreendimentos era muito alta.

Hoje já podemos enxergar outro cenário brasileiro, empreendedores mais informados, mais seguros, o que faz com que o empreendimento dure mais tempo e a taxa de mortalidade das pequenas empresas caia. Mesmo assim ela ainda existe. Entre os motivos dados pelos pequenos empresários para fecharem seu negócio nos primeiros dois anos, destacam-se as falhas gerenciais como a escolha de um local inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado; e a conjuntura econômica.

Para Dornelas, o crédito cresceu as oportunidades também e o empreendedor pode ter problemas justamente para se apoderar de todas as informações disponíveis:

“Talvez o que precisa ser feito agora é mostrar para o empreendedor brasileiro que isso está disponível e ele precisa utilizar dessas fontes de recursos. Uma coisa é dinheiro, a outra coisa é você fazer uma transferência, um contato mais próximo do empreendedor brasileiro com centros de pesquisa das universidades, onde há bastante conhecimento sendo gerado e às vezes esse conhecimento não é transferido para a iniciativa privada”.

Um fator que não pode ser esquecido pelo empreendedor é esquecer ou minimizar a importância do planejamento na abertura de seu novo negocio, este é um erro grave que ainda acontece com certa freqüência, achar que basta ter dinheiro e sorte não basta. Outro fator que concluímos ser um dos principais requisitos para o sucesso do empreendimento é ter afinidade com o negocio a ser aberto, “dominar o assunto”, saber o que está fazendo e gostar acima de tudo do que está fazendo.

Anexo 2

Respostas e decisões sobre negócios.

Estar bem informado, em sintonia com as mudanças, é o grande desafio de quem empreende. Ainda mais nos dias de hoje, em que as coisas mudam rapidamente é necessário ser bastante ágil para responder a todo momento às novas exigências do mercado.

Diferente do que muita gente pensa, uma idéia de negócio não significa uma oportunidade de negócio. Uma idéia somente se transforma em oportunidade quando seu propósito vai ao encontro de uma necessidade de mercado. Ou seja, quando existem potenciais clientes. Uma oportunidade também tem seu tempo, isto é, seu momento correto.

Assim, uma empresa somente pode permanecer no mercado se ela está aproveitando as oportunidades que se apresentam. E fazer isso exige inicialmente uma postura do empreendedor de sempre estar atento ao que está acontecendo ao redor do seu negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com