TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional_A4R_A5R

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Pessoal E Profissional_A4R_A5R. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  4.837 Palavras (20 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 20

DINTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo mostrar a importância do gestor educacional na instituição escolar, sabendo que ele é o principal articulador na construção de um ambiente escolar saudável, de comunicação,cooperação e de participação sendo assim propício para uma melhor desenvoltura e realização do trabalho dos profissionais e, conseqüentemente, para o sucesso do processo educativo-pedagógico.

A abordagem revela a importância do perfil do gestor na formação de uma equipe participativa e na construção de um ambiente que permita o bem estar coletivo. Também ressalta a importância de que o gestor como líder seja audacioso, tenha visão, diálogo e seja bom ouvinte sempre disposto a buscar “novas alternativas”, novas respostas, buscando o que há de melhor para a instituição, pois isso resulta na melhoria e qualidade da educação.

Entendemos como “novas alternativas” soluções para desafios a serem enfrentados pelo gestor educacional que deve ter uma visão voltada para o hoje, sem desprezar o passado e planejar um futuro melhor com novas atitudes sem medo de falhas tendo consciência de que também com as falhas se aprende .

É de extrema importância que o gestor escolar lidere a realização do Projeto Político-Pedagógico o qual deve estabelecer as propostas elaboradas pela comunidade intra e extra-escolar para nortear as práticas pedagógico-educativas.

Fazer a avaliação é primordial para saber como anda o desempenho da instituição. A avaliação institucional realizada deve apresentar metas a serem atingidas nas quais se basearão na construção das melhorias,no desenvolvimento pedagógicoe nas intervenções nessárias para que o processo ensino-aprendizagem aconteça de forma harmoniosa e prazeroza.

Mostramos nesse trabalho “A Importância do Gestor Educacional na Instituição Escolar” os novos desafios da gestão educacional, as características dos gestores e sua influência nos resultados educacionais.

Qual o papel do gestor educacional e escolar para a modernidade?

A rapidez das mudanças, a evolução da tecnologia e a velocidade da comunicação de forma geral requer que o gestor tenha perfil aberto a mudanças e que valorize o saber de cada membro da equipe para que possa contar com a participação de todos e juntos construir uma gestão emancipatória, fundamental no desenvolvimento e formação de jovens cidadãos.

O gestor educacional é o principal responsável pela escola, por esse motivo a sua visão deve ser do conjunto, ele tem que articular e fazer integração de setores, ter metas e objetivos bem definidas para a instituição educacional, que podem ser alcançados e terem resultados positivos com base em um bom planejamento, traçado com perfil otimista e de autoconfiança, com propósito bem definido e com uma comunicação eficiente.

Quando a equipe institucional tem um olhar positivo, começam a compartilhar sonhos profissionais,adquirem atitudes de respeito e confiança,passam a ser geradores de valores realmente significativos para a instituição, pois quando se trabalha em um ambiente estimulante professores e funcionários sentem-se mais dispostos e encorajados para trabalhar e promover um trabalho harmonioso, coletivo cooperativo e a cima de tudo prazeroso.

Segundo Libâneo (2004, p.217):Muitos dirigentes escolares foram alvos de críticas por práticas excessivamente burocráticas, conservadoras, autoritárias, centralizadoras. Embora aqui e ali continuem existindo profissionais com esse perfil, hoje estão disseminadas práticas de gestão participativa, liderança participativa, atitudes flexíveis e compromisso com as necessárias mudanças na educação.

Como mostra o autor, algo considerado de grande importância para o gestor educacional é ter controle e saber administrar suas próprias ações, respeitando as diferenças, pesquisando, analisando, dialogando, cedendo, ouvindo e acima de tudo aceitando opiniões divergentes que muitas das vezes trazem benefícios para sua gestão.

Assim, o gestor educacional poderá “formar” uma escola em conjunto com a comunidade interna e externa, buscando atender suas necessidades. Tendo muito cuidado e disciplina para integrar, os esforços necessários para concretizações de ações determinantes para uma educação de qualidade , ter iniciativa e agir sempre com a razão tendo liderança para resolver as situações mais adversas do dia a dia.

O gestor educacional, também, deve saber superar os desafios que são apresentados nas funções que estão sob sua responsabilidade. Ao desempenhar suas funções, deve ter clareza ao mostrar a necessidade da valorização da escola, dos funcionários e, principalmente, de seus alunos, para que os mesmos se sintam estimulados e abertos para aprender e assimilar novos conhecimentos.

A autoridade, a responsabilidade, a decisão, a disciplina e a iniciativa são fatores e características que estão estritamente relacionadas com o papel do gestor educacional, e demostra que a escola não pode ser resumida ao fato de que “alguém manda e alguém obedece”, e sim ser um ambiente envolvente de aprendizagem que promova com prazer o crescimento.

O gestor educacional que tem como objetivo promove o crescimento da educação na instituição onde atua, certamente estará contribuindo para a formação de pessoas que buscam o sucesso, que serão cidadãos críticos e que certamente contribuirão para se ter uma sociedade melhor.

Pretende- se que ainda neste tempo atual,possamos contar com um sistema educacional voltado para a educação da cidadania. O gestor educacional deste século deverá estar ciente dos pressupostos fundamentais e instrumentais, que de acordo com Hannoun (1996), são:

Pressupostos fundamentais: a humanidade seja capaz de operar a felicidade; - seja ela positiva a imagem do homem que vai ser formado; - a pessoa humana seja perfectível; - a pessoa humana esteja capacitada para a responsabilidade.

Pressupostos instrumentais: a educação seja um processo dialógico; - a finalidade da educação seja fundamentada; - as estruturas escolares sejam adequadas; - os conteúdos escolares estejam de acordo com a verdade; - a avaliação escolar não seja tendenciosa; - quem ensina seja capaz de ensinar; - a mensagem coletiva possa ser criticamente processada e individualizada por cada educando; - a motivação educacional seja real; - a competência adquirida seja na prática; - a educação não seja manipulação, - a virtude possa ser ensinada pela vivência.

Entender esses pressupostos possibilita aos que atuam na escola valorizar a humanização do sujeito e abrir espaços para sua autonomia, pois segundo Martins (1999, p.136):

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com