TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O movimento ambientalista surgiu nos anos 70, quando se disseminou a preocupação com o meio ambiente. Através desse movimento, foi realizado um direcionamento das estratégias e uma conversão de recursos ambientais em fontes de lucro. Nesse mesmo período, foi criada a UNESCO e uma de suas iniciativas foi a Conferência sobre a Biosfera, realizada em Paris, em 1968, onde foi criado o programa Homem e Biosfera, com o intuito de ampliar, promover e praticar o conhecimento aos valores humanos e implantar as boas relações. Pode ser considerada o marco inicial do desenvolvimento sustentável. Os anos noventa marcaram mudanças significativas no debate internacional sobre os problemas ambientais.

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu com o nome de Ecodesenvolvimento nos anos 1970, como uma forma de encontrar uma terceira via para os opositores, de um lado, desenvolvimentistas e, de outro, defensores do crescimento zero. Com isso, a definição de desenvolvimento sustentável ficou descrita como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades. Para ser sustentável, o desenvolvimento deve ser economicamente sustentado, socialmente desejável e ecologicamente prudente.

CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO: Teve a organização da ONU no ano de 1972, na Suécia, com o intuito de debater as principais questões referentes ao meio ambiente. Seu principal resultado foi uma declaração oficial de que as gerações futuras e a população teriam o direito de viverem em um ambiente saudável. ECO-92: Foi considerada um dos principais marcos da questão ambiental em termos de políticas internacionais. Possuiu uma ampla cobertura midiática e teve como resultado a assinatura de cinco importantes acordos ambientais: A Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; A Agenda 21; Os Princípios para a Administração Sustentável das Florestas; A Convenção da Biodiversidade; A Convenção do Clima. RIO + 10: Realizada em Johanesburgo, na África do Sul, em 2002. Seus principais pontos foram à afirmação da questão do desenvolvimento com base no uso e conservação dos recursos e a reafirmação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Foi nessa conferência, contudo, que surgiram as críticas sobre as ambições políticas dos países em relação aos recursos. Nesse sentido, a maior parte das acusações direcionou-se aos países desenvolvidos sobre a falta de perspectivas no combate às desigualdades sociais. RIO + 20: Realizada novamente no Rio de Janeiro, dessa vez no ano de 2012, possuiu cobertura jornalística mundial. O resultado foi a avaliação das políticas ambientais e a produção de um documento intitulado “O futuro que queremos”, onde foi reafirmada uma série de compromissos. No entanto, novamente as críticas apareceram, sendo essas principalmente direcionadas à falta de clareza, objetividade e ao não estabelecimento de metas concretas.

O desenvolvimento sustentável está entrincheirado. Seu campo é marcado por visões e interesses conflitantes. De um lado os biocentrados que prezam pela priorização da preservação dos recursos. Do outro, os antropocentrados, acreditam que a natureza existe para servir ao homem e que o mercado e a tecnologia são suficientes para garantir a sustentabilidade. Essa contraposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com