TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de Colesterol

Por:   •  27/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  1.056 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Curso de Engenharia de Biossistemas – Bioquímica

 

 

 

 

 

 

Determinação do Colesterol por Espectrofotometria 

 

                   

        Caroline Furtado

Mateus Flores

Maraísa Silva

Rebeca Gonçalves

                            

 

Orientador: Prof. Dr. Fernando Gustavo Tonin

Pirassununga – SP

Janeiro de 2015

  1. INTRODUÇÃO

O Colesterol é o mais importante esterol dos tecidos animais, é anfipático, com um grupo-cabeça polar (o grupo hidroxila em C-3) e um corpo hidrocarbônico não-polar (o núcleo esteróide e uma cadeia lateral hidrocarbonada em C-17) de comprimento igual a um ácido graxo de 16 carbonos na sua forma estendida (LEHNINGER; NELSON; COX, 2002)

As concentrações plasmáticas de triglicérides e colesterol estão relacionadas a alguns fatores como: absorção de lipídeos através da dieta; utilização como fonte de energia e capacidade de armazenamento. Após um período de alimentação ou frente a uma condição em que se necessite a utilização de gordura dos estoques de tecido adiposo, ocorre a liberação de glicerol e ácidos graxos livres (AGL) na circulação. Esses AGL são transportados, via albumina sérica, até o fígado e/ou outros tecidos metabolicamente ativos, sendo usada para produção de energia, cetona, colesterol e/ou triglicérides, dependendo da demanda metabólica (SALDANHA, 2004).

A composição do colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado na corrente sanguínea o colesterol liga-se com algumas proteínas e outros lipídeos, em um complexo chamado lipoproteína (LUDKE, 1999).Existem vários tipos de lipoproteínas e estas podem ser classificadas de diversas maneiras. Está classificação é baseada em sua densidade como, por exemplo, a "Low-Density Lipoproteins", ou LDL, que é ruim ao ser humano sendo capaz de transportar o colesterol do sítio de síntese, o fígado, até as células de vários outros tecidos. Outra classe de liproteínas, as "High Density Lipoproteins", ou HDL, que transportam o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde será aproveitado na síntese do ácido biliar (LUDKE, 1999).

Para determinar colesterol em algum composto pode-se utilizar espectro eletromagnético. A luz emitida no equipamento é uma forma de radiação eletromagnética que pode ter diversos tipos de ondas com comprimentos de onda distintos, chamada depolicromática. O comprimento de onda é representando pelo símbolo ƛ(gama) que é medido em nanômetros () e indica longinquidade entre dois picos ou vales da onda (DE MOURA et. al., 2010).

Um espectro eletromagnético apresenta diferentes classes de radiação de acordo com o tamanho e a frequência de onda. A freqüência é omovimento oscilatório da onda que pode ser medido em Hertz(Hz). Em um espectro eletromagnético as ondas mais intensas e com maior afinidade ficam localizadas à esquerda raios gama e raios-X, enquanto as radiações menos intensas ficam à direita (DE MOURA et. al., 2010).

Os métodos espectrofotométricos em bioquímica residem basicamente sobre duas leis, que combinadas são conhecidas como a Lei de Beer-Lambert. (GORE, 2000). A parcela de luz consumida por um meio é independente da intensidade da luz incidente e cada parcela sucessiva que passa pelo meio absorve a mesma proporção de luz passando. A quantidade de luz dissipada é proporcional à quantidade de moléculas presente no feixe que representa a concentração do substrato (GORE, 2000).

Sabe-se que a concentração de colesterol padrão determinada para o plasma da ovelha é de 200mg/dL. Dessa forma, ao comparar essa quantidade com a encontrada em plasma sanguíneo de ovinos é possível saber se está acima ou abaixo do que é considerado normal para esses animais (GONZÁLEZ, 2003).

  1. OBJETIVO

Determinar a concentração de colesterol em amostras biológicas através da espectrofotometria.

  1. RESULTADO E DISCUSSÕES

As colorações obtidas com a adição das substancias, reativo padrão nos tubos de 2 a 4 e da amostra nos tubos de 5 a 7 em ambos já contendo reativo de trabalho e após o aquecimento em banho maria  por 10 minutos a 37ºC estão apresentados na Tabela 1.

Tabela 1. Coloração obtida pelo aquecimento dos tubos .

Tubos

Coloração antes do aquecimento

Coloração após o aquecimento

1

amarelo

amarelo

2

rosa

rosa escuro

3

rosa

rosa escuro

4

rosa

rosa escuro

5

rosa claro

rosa claro

6

rosa claro

rosa claro

7

rosa claro

rosa claro

Segundo a empresa Bioclin (2012) Os ésteres de colesterol são hidrolisados pelo colesterol esterase (COE) a colesterol livre + ácidos graxos.

O colesterol livre é oxidado pelo colesterol (COD) a colesterol 3 ona + peroxido de hidrogênio.

Na presença da Peroxidase (POD) reage com a 4 Aminoantipirina e Fenol, formando um cromógeno vermelho cereja cuja intensidade de cor é proporcional à concentração de Colesterol (BIOCLIN, 2012).

De acordo com Roassone (2008) as equações (1), (2), (3) que ocorrem podem ser demonstradas como a seguir:

Esteres do colesterol ------colesterol esterase----> Colesterol + Ácidos Graxos         eq.(1)

Colesterol + O2 ---Colesterol Oxidase→  Colest-4-en-ona + H2O2                                 eq.(2)

2H2O2+ Fenol+ 4-Aminoantipirina ---Peroxidase---> Antipirilquinonimina + 4 H2O         eq.(3)

 Em seguida a leitura de absorbância para glicose apresentou os resultados, representados na tabela 2.

Tabela 2. Absorbância de cada tubo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com