TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação de lipídios

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS: MÉTODO DE SOXHLET

Ana Flavia Cardoso

Bianca Mendes

UMUARAMA

25/Abr/2013


  1. INTRODUÇÃO

Os lipídios, também chamados de gorduras são compostos orgânicos altamente energéticos, contêm ácidos graxos essenciais ao organismo e atuam como transportadores das vitaminas lipossolúveis. Os lipídios são substâncias insolúveis em água, solúveis em solventes orgânicos, tais como éter, clorofórmio e acetona, clorofórmio, benzeno e álcoois. (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 1985).

A determinação do teor de lipídeos em alimentos é de uma importância nutricional muito grande, uma vez que os compostos lipídicos são importantes fontes de calorias. Cada grama de gordura fornece 9kcal, mais que o dobro fornecido por carboidratos e proteínas. Determinando o teor de lipídios é possível realizar uma rotulagem nutricional precisa fazendo com que o consumidor fique ciente sobre o quanto de gordura está ingerindo em sua alimentação, e se for usado métodos qualitativos é possível saber qual o tipo de gordura esta presente no alimento, uma vez que o colesterol e a gordura trans estão causando preocupação por estarem relacionadas a doenças coronárias (GASTALDI et al., 2010).

O extrator Soxhlet, é um aparelho de laboratório feito de vidro, inventado em 1879 por Franz von Soxhlet. Ele foi originalmente desenvolvido para a extração de lipídeos (biomoléculas compostas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, entre outros) a partir de um material sólido e quaisquer outros compostos difíceis de extrair a partir de material sólido (GONÇALVES et al., 2011) .

2. OBJETIVOS

Determinar o teor de lipídeos em alimentos por meio de extração com solvente a quente.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1. MATERIAIS UTILIZADOS

- Amostra: Biscoito;

- Conjunto extrator Soxhlet;

- Balão de fundo chato;

- Estufa a 105C;

- Dessecador;

- Espátulas;

- Balança analítica;

- Papel filtro.

 3.2. REAGENTES UTILIZADOS

- Éter de petróleo.

3.3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

        O procedimento foi feito em triplicata. Secou-se previamente o balão em estufa a 105C por 1 hora e esperou esfriar em um dessecador. Pesou-se o balão, anotou-se o peso e foi identificou cada um.

Em um papel filtro, pesou-se de 2 a 5 gramas de amostra previamente dessecada, sempre anotando o peso. Grampearam-se as laterais formando um pacotinho e colocou-se no extrator de Soxhlet.

        Adicionou-se, no balão, éter etílico suficiente para a extração. Foi montando o conjunto (extrator + balão + condensador), colocando também algumas pérolas de vidro no balão.

        Ligou-se a água do condensador e o aquecimento. Após o éter ter entrado em ebulição, reduziu a temperatura a um valor suficiente para manter a fervura. Procedeu-se a extração com refluxo durante 6 horas. Após a extração, evaporou-se o solvente.

        Secou-se o balão contendo o extrato na estufa a 105C. Resfriou-se no dessecador, pesou-se anotando o peso. Após o procedimento calculou-se o teor de lipídeos.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A Tabela 1 apresenta os valores da obtidos através do experimento

Tabela 1. Determinação de proteína

P balão vazio (g)

P amostra (g)

P balão + resíduo (g)

P resíduo (g)

01

115,767

2,027

116,179

0,412

02

03

135,524

150,731

2,076

2,012

135,960

151,176

0,436

0,445

Os resultados foram obtidos pelos seguintes cálculos:

[pic 1]

Amostra 1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (224.5 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com