TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica Da Estratégia Logística Em Empresas Brasileiras

Trabalho Escolar: Dinâmica Da Estratégia Logística Em Empresas Brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

Concluimos que a eterna busca por reduzir custos, pode levar o gestor a um dilema. Centralizar os estoques e reduzi-los ou manter estoques descentralizados privilegiando a velocidade da operação em detrimento dos custos.

Para empresas que tem múltiplas unidades, fica o dilema, se estoque é custo e reduzir estoques significa colocar mais dinheiro no caixa, o ideal é sempre reduzi-los, portanto, centralizar é melhor, mas a centralização aumenta o risco de ruptura e pode até parar a operação, então, descentralizar é melhor, porém esta ação pode aumentar os estoques e consequentemente os custos.

Este é o ponto, buscar a redução dos estoques, tem que ser uma constante, mas cada caso deve ser analisado detalhadamente, uma solução que funciona bem para um tipo de empresa, pode não funcionar para outra.

A melhor solução é sempre analisar todas as variáveis envolvidas nesta operação e ai sim decidir qual o melhor modelo, que pode inclusive ser um hibrido (centralizar alguns itens e descentralizar outros).

Para empresas de montagem , provavelmente eliminar os estoques com processos de “Just in Time”, seja a melhor solução, para empresas de manutenção e serviços, talvez seja o “Just in Case”, não importa, não existe modelo perfeito, existe o mais adequado para cada empresa e para cada momento.

O ideal é que cada gestor de estoques, fique constantemente incomodado, mesmo que o modelo utilizado atualmente funcione perfeitamente. O que é bom e funcional hoje pode não o ser amanhã, e não existe nada tão bom, que não possa ser melhorado.

Independente do modelo adotado, vale lembrar, estoque é custo, portanto os níveis de estoque tem que ser os menores possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com