TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina de Desenho Técnico Mecânico

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Pelotas

Curso Engenharia Mecânica

Disciplina de Desenho Técnico Mecânico

Eloisa Protzen Völtz - 6620297229

Jennifer Martins Lemos - 6866488396

Paulo Roberto Milech Lemos - 6866488473

Roberto Godinho Martins - 6892522727

ATPS de Desenho Técnico Mecânico

Professora: Claudia Anahí

Pelotas, 27 de abril de 2015

Engenharia Mecânica – 5ª Série – Turno noite

Sala 09

ETAPA 1

Passo 1: Identificar qual será o produto a ser criado, formule um rascunho contendo sua descrição e desenhe um croqui desse produto. O professor deverá validar a formatação/padronização deste material.
Identifique, também, a possível empresa que irá fabricá-lo ou crie uma empresa fictícia para o seu grupo. Com a ideia do produto pronta, organize a sua equipe de trabalho para realizar uma pesquisa de campo de 10 perguntas no objetivo de questionar as pessoas se esse produto seria útil ou não. Procure saber qual será a vantagem de se obter o produto idealizado. Valide a padronização e formatação de sua pesquisa com o professor.

Nosso produto a ser criado é o Braço Hidráulico Mecânico.

Nosso produto será fabricado por uma indústria de automação e componentes hidráulicos.

Nosso produto terá a vantagem de diminuir a mão de obra, agilizando a produção em série.


Passo 2: Anotar todos os resultados e as possíveis sugestões da pesquisa, demonstrando ao professor com o objetivo de solicitar uma opinião técnica sobre estes resultados.
         De acordo com os resultados obtidos na pesquisa de opinião, e conforme a opinião técnica do professor a respeito das mesmas corrija seu produto com as sugestões das pessoas ou com as modificações necessárias para que este produto seja melhor aceito pelo mercado.

Conforme pesquisas e opiniões, foi possível perceber que nosso produto a ser fabricado será de grande utilidade, porém notou-se a necessidade de melhoria na estrutura do produto.

Com as melhorias o produto ficará mais resistente em sua estrutura e com maior condição de movimentar cargas maiores, com menor exigências dos elementos do Braço Hidrálico Mecânico.

Passo 3: Estudar sobre projeções ortogonais, cortes e cotas. Fazer um pequeno resumo com suas palavras sobre o material estudado. Coloque esse pequeno resumo no material a ser entregue.

 A execução das projeções tem regras fundamentais com o mínimo de esforço, dando ênfase ao desenho a mão livre, sendo o foco a melhor maneira de orientar as projeções numa folha de papel.

O objetivo das projeções ortogonais é definir a forma e a dimensão de um determinado objeto, com os dados necessários para sua fabricação. Serão feitas as vistas necessárias para o melhor interpretação do objeto.

Cortes

O recurso da utilização de cortes num desenho faz-se, em geral, necessário a peça a ser representada, pois uma forma interior complicada ou quando alguns detalhes importantes para a definição da peça não ficam totalmente definidos por uma projeção ortogonal em arestas visíveis. Neste caso os cortes devem se usados apenas quando trouxerem algo relevante á representação gráfica convencional e devem seguir determinadas regras de representação convencional para que o desenho seja legível.

Os tipos de cortes são: cortes totais, meios cortes, parciais e por planos sucessivos ( paralelos e concorrente), com ou sem rebatimento.

Cotas

Cota é a quantificação do desenho, é definir com exatidão as dimensões e posição dos diferentes elementos da peça. Requer conhecimento das normas técnicas e princípios a ela associados, além dos processos de fabricação e da função da peça, ou caso contrário pode causar grandes prejuízos na fabricação do desenho.

Com o conhecimento de um conjunto de  regras e princípios, permitem uma fácil e correta interpretação da peça, sendo imprescindíveis para sua definição, fabricação e controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com