TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do texto de Marli André – Avaliação Escolar: Além da Meritocracia e do Fracasso

Por:   •  13/10/2015  •  Resenha  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

No texto de Marli André – “Avaliação Escolar: Além da Meritocracia e do Fracasso”, vemos que Perrenoud cita a instituição escolar, assim como outras, definindo-a como um local no qual ensejam normas de comparações entre os sujeitos e hierarquias. Isso leva o surgimento do destaque de alguns sujeitos em detrimento de outros, principalmente quando se aplicam as mesmas tarefas em condições similares. O que evidência o quanto a escola ainda traz critérios tradicionais e valoriza a competência, onde os professores reproduzem muitas vezes um modelo aristocrático de forma ingênua ou por falta de esclarecimento.

É importante destacar que as normas escolares e critérios são frutos de uma construção social, mas difundidos como se fossem a única forma possível de conceber a realidade. A partir das quais, são tomadas decisões e definidas ações que afetam o destino social dos indivíduos.

A instituição escolar dota de significado o que entendemos por realidade educativa e, por meio de seus procedimentos, entre os quais a avaliação, a qual dota de conteúdo a ideia excelência escolar e é utilizada como parâmetros para falar o que funciona melhor ou pior, manifestando desigualdades que são construídas entre os sujeitos. Segundo Perrenoud, mesmo que a escola não apresente avaliações formais e o professor se abstenha de qualquer juízo, isso não significa que os alunos deixaram de estabelecer hierarquias informais.

Através da escola o sujeito é certificado e muitos valores são ocultados para atender as cobranças da sociedade que reclama a classificação dos indivíduos quanto a excelência escolar, o que só é possível através da função seletiva e hierarquizada da avaliação. Entretanto é importante ressaltar que a opinião do professor promove atitudes favoráveis ou desfavoráveis em relação aos alunos. A partir de todo o processo de valoração construído na instituição escolar, é essencial assumir uma postura autocrítica, relativizando a “autoridade” da avaliação de forma que se amenize o desastre causado por ela nas relações sociais.

Pensar a avaliação numa perspectiva democrática e libertadora exige a construção de uma outra mentalidade, a qual modifique os processos e relações escolares. Para Perrenoud toda situação didática proposta de forma uniforme a todos os alunos será inadequada para um grupo deles e, portanto não promove a construção de conhecimentos novos. Daí a importância do ensino diferenciado, através do qual cada aluno se defronte com situações didáticas estimulantes e criativas, com acompanhamentos e percursos individualizados pelo professor. Diferenciar é dispor-se a encontrar estratégias para trabalhar com os alunos mais difíceis. Se o arranjo da classe, os materiais didáticos, as atividades planejadas não funcionam com esses alunos, é preciso modificá-las, inventar novas formas, experimentar, assumir o risco de errar e dispor-se a corrigir. Neste processo é importante ressaltar a avaliação formativa ou observação formativa segundo Perrenoud, a qual visa melhorar a formação, ajudando o aluno a aprender e ao mestre ensinar. A avaliação formativa deve ser proporcional às necessidades, concentrando seus esforços nos alunos com maior dificuldade. Para Perrenoud a observação formativa só será realmente efetiva se ela ajudar a esboçar um plano de ação. Não basta saber observar: é preciso saber agir em razão das observações. É nesse momento que se tornam mais necessárias algumas disposições como a flexibilidade, a criatividade, a coragem de inovar.

Avaliar significa estimar o valor ou o merecimento . É um processo regulado por valores que marcam as concepções sobre o processo de construção da aprendizagem, sendo que esses mesmos valores mudam em função das formas de organização escolar, dos projetos pedagógicos e das concepções e convicções de cada professor. Por isso torna-se um processo complexo, com muitas possibilidades e limitações. O conjunto de iniciativas ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com