TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUTOESTIMA E DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da afetividade e da autoestima para o desenvolvimento da criança no contexto escolar. Problemas de aprendizagem como conseqüência de vários conflitos gerados pela baixa autoestima e a falta de afetividade dentro e fora da escola que inclui tambem profissionais da educação. A preocupação em usar a afetividade como um dos recursos pedagógicos de estimular e transmitir a autoestima para obtermos resultado satisfatório em relação ao ensino e aprendizagem. Trabalho realizado com pesquisa bibliográfica.

Palavras chave: Afetividade. Autoestima. Ensino e aprendizagem

INTRODUÇÃO

A afetividade se faz necessária entre os coadjuvantes da educação escolar. Esta relação requer competência, vontade de estudar, diálogo, amor e troca, o que cria uma atmosfera de igualdade e respeito, permite uma interação professor–aluno, extrapola os limites da construção do conhecimento e edifica assim com o grupo um relacionamento afetivo. A qualidade desta interação poderá ser percebida nas aulas, já que serão mais freqüentadas, participativas e fascinantes.

Problemas de aprendizagem são conseqüências de variados conflitos e um dos maiores é a baixa autoestima, decorrente da falta de amor: amor da família, dos amigos (dentro e fora da escola, incluindo os profissionais da educação). Daí a preocupação em usar a afetividade como um método para alcançar resultados especiais em relação à aprendizagem.

Vive-se um momento em que instituições como as famílias parecem estar se deteriorando com muita rapidez, pois o egoísmo, a violência e a mesquinhez estão banindo a bondade nas relações sociais. A consequência disso pode ser devastador na vida de crianças e adolescentes em idade escolar. Neste trabalho, busca-se conseguir maior compreensão sobre a relação entre auto-estima e a dificuldade de aprendizagem, fatores estes que devem estar ligados e, em conjunto para obter-se um resultado satisfatório na vida da criança para seu desenvolvimento. Vale lembrar tambem que independente das condições que a escola e o sistema educacional proporcionam, é de responsabilidade do professor e comunidade escolar estar sempre atento ao educando. É uma forma de possibilitar que ele vá se constituindo em um sujeito crítico em relação a suas próprias idéias e ao meio em que vive.

Em um aspecto geral a criança com dificuldade de aprendizagem, que é um dos problemas mais difíceis com que o professor tem que se deparar em sua pratica pedagógica, a família é um fator primordial e tem um papel muito importante na formação da auto-estima e aprendizagem da criança, oportunizando-lhe o crescimento como sujeito capaz de auxiliar na construção de uma sociedade livre e democrática, pois a escola e a família devem proporcionar condições saudáveis ao indivíduo, dando-lhe uma vida feliz e saudável especialmente no âmbito emocional e segurança diante das adversidades do cotidiano. Além disso, dar-lhe respeito, afeto e ensinar o mesmo a amar e respeitar seu próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com