TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disjuntor

Pesquisas Acadêmicas: Disjuntor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 9

Disjuntor termomagnético

Atualmente é muito utilizado em instalações elétricas residenciais e comerciais o disjuntor magnetotérmico ou termomagnético, como é chamado no Brasil.

Esse tipo de disjuntor possui três funções:

 Manobra (abertura ou fecho voluntário do circuito)

 Proteção contra curto-circuito - Essa função é desempenhada por um atuador magnético (solenóide), que efetua a abertura do disjuntor com o aumento instantâneo da corrente elétrica no circuito protegido

 Proteção contra sobrecarga - É realizada através de um atuador bimetálico, que é sensível ao calor e provoca a abertura quando a corrente elétrica permanece, por um determinado período, acima da corrente nominal do disjuntor

As características de disparo do disjuntor são fornecidas pelos fabricantes através de duas informações principais: corrente nominal e curva de disparo. Outras características são importantes para o dimensionamento, tais como: tensão nominal, corrente máxima de interrupção do disjuntor e número de pólos (unipolar, bipolar ou tripolar).

DISJUNTOR TERMOMAGNÉTICO

Na animação abaixo podemos ver como funciona um disjuntor “normal” contra sobrecargas. Daqueles que temos vários exemplares no quadro eléctrico, à entrada das nossas casas; não dos que costumamos chamar de Disjuntor Geral, que é de um outro tipo (Diferencial), sobre o qual nos debruçaremos noutro artigo.

então temos:

- A corrente que flui pelo circuito, e que irá alimentar a parte da casa que esse disjuntor protege (tomadas, iluminação, máquina de lavar roupa, etc.), faz com que o sensor lâmina) bimetálico de corrente se dilate e comece a dobrar.

- Quando a corrente excede um determinado valor (o valor nominal do disjuntor) devido a uma sobrecarga, isto é, quando ligamos nesse circuito mais cargas ( muitos aparelhos nas tomadas por exemplo), a mola da armadura do disjuntor, forçada pela dobragem excessiva da lâmina bimetálica, faz com que os contactos do disjuntor de abram e o disjuntor dispare, deixando de fluir corrente para essa parte da casa.

- Esta corrente de carga também flui através de um sensor magnético de corrente (uma vulgar bobina), a qual cria um campo magnético que faz disparar a armadura de uma forma mais rápida do que a lâmina bimetálica consegue responder quando uma corrente excessiva flui.

- Quando os contactos abrem, gera-se um arco eléctrico, o qual é dissipado através de um canal criado propositadamente para esse efeito, e que evita a deterioração do disjuntor.

A perfomance de muitos destes disjuntores é limitada devido a uma série de factores:

- Resposta lenta ao sensor de corrente bimetálico;

- Tolerâncias mecânicas que afectam os limites de disparo, quer em termos magnéticos, quer em termos térmicos;

- Incapacidade de distinguir entre arcos motivados por sobrecargas e respostas transitórias (também geradoras de pequenos arcos eléctricos) motivadas pelo arranque normal de motores de potências elevadas ou lâmpadas incandescentes;

- O limiar de disparo magnético deve ser tão elevado quanto o necessário, para prevenir

“falsos” disparos. Isto porque:

- Transitórios normais requerem um tempo de atraso, que não é possível com sensoreamento magnético e;

- Há uma interacção forte entre o historial térmico (a posição da lâmina bimetálica) e a sensibilidade magnética.

Assim, devemos escolher sempre disjuntores de boa qualidade, de modo a obtermos uma resposta/disparo rápido sempre que tal se justifique (sobrecarga) e prevenir “falsos” disparos motivados por transitórios normais e sem perigo.

Disjuntor Termomagnético

O disjuntor termomagnético é um daqueles dispositivos que todos temos no quadro elétrico situado à entrada de energia elétrica de nossas casas. A sua função é proteger os circuitos no interior destas. Cada um dos disjuntores é responsável por proteger uma parte da nossa instalação elétrica (iluminação, tomadas, máquina de lavar roupa, etc.).

Os disjuntores protegem os circuitos contra curto-circuito e sobrecarga, disparando quando se verifica uma destas situações e prevenindo assim danos na instalação que podem levar até ao incêndio.

Este tipo disjuntor possui três funções:

1. Manobra (abertura ou fecho voluntário do circuito);

2. Proteção contra curto-circuito que efetua a abertura do disjuntor com o aumento instantâneo da corrente elétrica no circuito protegido;

3. Proteção contra sobrecarga que provoca a abertura quando a corrente elétrica permanece, por um determinado período, acima da corrente nominal do disjuntor.

Curiosidade

Antigamente os circuitos eram protegidos por fusíveis, que foram substituídos pelos disjuntores, pois estes são mais seguros. Os fios que constituíam os fusíveis eram muitas vezes substituídos por fios de maior secção, “conhecidos como gambiarras”, para, assim, não dispararem, o que constitui uma situação de perigo para as instalações elétricas.

Atuador da alavanca - usado manualmente para viagem e rearme o disjuntor.Também indica o status do disjuntor (Ligado ou Desligado / desarmado). A maioria dos disjuntores são projetados para que possam ainda viagem mesmo se a alavanca for detido ou travado na posição "on". Esta é muitas vezes referidacomo "viagem grátis" ou "positiva viagem" operação.

Mecanismo atuador - obriga os contatos juntos ou separados.

Contactos - permitir que a corrente ao tocar e quebrar a corrente quando se separaram.

terminais

tira bimetálica

Parafuso de calibração - permite que o fabricante para ajustar com precisão acorrente de disparo do dispositivo depois da montagem.

solenóide

Divisor de Arc / extintor

1 CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO

O disjuntor termomagnético é destinado a proteger o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com