TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disjuntores

Dissertações: Disjuntores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.771 Palavras (8 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CEÊNCIA E TECNOLOGIA- MA

TURMA: ELETROMECÂNICA 423

DISCIPLINA: MÁQUINAS II

DISJUNTORES: GVO,PVO e SF6

Imperatriz-MA

2013

JERFERSON SILVA LOPES

YURI JORDAM ROCHA DE LIMA

LUCAS ROCHA DE SOUZA

ULLISSES TONY

WANDERSON PEQUENO SANTOS

DISJUNTORES: GVO,PVO e SF6

Trabalho apresentado à disciplina de máquinas II do 4º modulo do curso de Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Maranhão para obtenção parcial de nota referente ao quarto módulo.

Prof. José Carlos

Imperatriz-MA

2013

Sumário

INTRODUÇÃO 4

ARCO ELÉTRICO 5

Definição 5

DISJUNTORES DE ALTA TENSÃO 5

Definição 5

Funções básicas 6

DISJUNTORES A GRANDE VOLUME DE ÓLEO (GVO) 6

DISJUNTORES A PEQUENO VOLUME DE ÓLEO (PVO) 7

DISJUNTORES SF6 9

Disjuntores a SF6 de dupla pressão 9

Disjuntores a SF6 de pressão única 10

VANTAGENS E DESVANTAGENS 11

CONCLUSÃO 12

REFERENCIAS 13

INTRODUÇÃO

Em subestações de energia tem momentos em que é necessário fazer uma manobra desligamento, interrupção de corrente, sendo essa interrupção feita por um disjuntor, seja para manutenção de equipamentos ou mesmo por medidas de segurança e essa manobra gera um arco elétrico. Arcos elétricos indesejáveis podem levar a deterioração de sistemas transmissão de energia elétrica e equipamentos eletrônicos.

Os disjuntores são chave de segurança que desarma, interrompendo o fluxo de corrente, caso haja um curto circuito ou uma sobre carga no sistema. Tal interrupção também gera um arco elétrico que o disjuntor é capaz de minimizar evitando danos em equipamentos ou pessoal.

ARCO ELÉTRICO

Definição

Um arco elétrico pode ser definido como um feixe de descargas elétricas formadas entre dois eletrodos e mantidas pela formação de um meio condutor gasoso chamado plasma.

O arco voltaico pode ocorrer nos dispositivos de manobra, proteção e seccionadores, disjuntores, contatores, etc. A ação de desligar um dispositivo de comutação e sempre acompanhada pela formação de um voltaico, com o afastamento das peças de contato na operação de desligar, a corrente passa a circular de um contato para outro através de uma estreita camada metálica. A corrente que passa por esta camada aquece intensamente o material da ponte formada, provocando a fusão e posterior evaporação. A ponte e então desfeita e a corrente circula através do arco voltaico, o arco voltaico vai aumentando a media que os contatos vão-se afastando um do outro. Ele permanece estacionário ate um comprimento de 2 mm e provoca nos pontos de nascentes, nas peças de contatos uma queima. Apenas com o aumento entre as distancias entre as peças de contato e que o arco sofre um deslocamento, com o auxilio de seu próprio campo magnético e empurrado para fora das peças de contato aumentando o seu comprimento ate o ponto em que se auto extingue.

DISJUNTORES DE ALTA TENSÃO

Definição

Dispositivo de manobra (mecânico) e de proteção capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condições anormais do circuito, tais como o curto-circuito.

Funções básicas

1-Proteger os cabos contra sobrecargas e curto-circuito.

2-Permitir o fluxo normal de corrente sem interrupções.

3-Garantir a segurança das instalações e dos utilizadores.

Os disjuntores de alta tensão são projetados para fazer uma manobra de interrupção de corrente no menor tempo possível causando poucos distúrbios no sistema de forma que ofereça segurança pessoal e patrimonial e que tenha grande confiabilidade operacional.

Esse equipamento tem como a sua tarefa mais crítica a de interromper corrente de curto-circuito, pois nesse momento é gerado arco elétricos capazes de dissipar, por efeito joule, grandes quantidades de energia com temperaturas que podem atingir valores da ordem de 50000 °C.

Um mau dimensionamento, do disjuntor, pode acarretar sérios danos ao disjuntor e ao circuito protegido pelo mesmo.

DISJUNTORES A GRANDE VOLUME DE ÓLEO (GVO)

Este é o tipo mais antigo de disjuntores a óleo. No passado consistia apenas de um recipiente metálico com os contatos simplesmente imersos no óleo sem nenhuma câmara de extinção. Hoje, os disjuntores GVO possuem câmaras de extinção onde se força o fluxo de óleo sobre o arco.

Os disjuntores GVO são usados em média e alta tensão até 230 kv. Apesar de serem tecnicamente ultrapassados em relação a outros tipos de disjuntores, o seu uso é ainda muito difundido nos E.U.A., devido ao seu custo local competitivo e devido aos critérios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com