TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiveis E Disjuntores

Artigos Científicos: Fisiveis E Disjuntores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 5

Fusíveis e disjuntores

Os fusíveis e disjuntores são dispositivos que protegem os circuitos elétricos contra danos causados por sobrecargas de corrente, que podem provocar até incêndios, explosões e eletrocuta mentos. Os fusíveis são aplicados geralmente nos circuitos domésticos e na indústria leve, enquanto que os disjuntores são projetados principalmente para atender as necessidades da indústria pesada.

O funcionamento do fusível baseia-se no princípio segundo o qual uma corrente que passa por um condutor gera calor proporcional ao quadrado de sua intensidade. Quando a corrente atinge a intensidade máxima tolerável, o calor gerado não se dissipa com rapidez suficiente, derretendo um componente e interrompendo o circuito.

O tipo mais simples é composto basicamente de um recipiente tipo soquete, em geral de porcelana, cujos terminais são ligados por um fio curto, que se derrete quando a corrente que passa por ele atinge determinada intensidade. O chumbo e os estanhos são dois metais utilizados para esse fim. O chumbo se funde a 327º C e o estanho, a 232º C. Se a corrente for maior do que aquela que vem especificada no fusível: 10A, 20A, 30A, etc., o seu filamento se funde (derrete).

Quanto maior for a corrente especificada pelo fabricante, maior a espessura do filamento. Assim, se a espessura do filamento do fusível suporta no máximo uma corrente de 10A e por um motivo qualquer a corrente exceder esse valor, a temperatura atingida pelo filamento será suficiente para derretê-lo, e desta forma a corrente é interrompida.

Os fusíveis se encontram normalmente em dois lugares nas instalações elétricas de uma residência: no quadro de distribuição e junto do relógio medidor. Além disso eles estão presentes no circuito elétrico dos aparelhos eletrônicos, no circuito elétrico do carro, etc.

O fusível de cartucho, manufaturado e lacrado em fábrica, consiste de um corpo oco não condutivo, de vidro ou plástico, cujo elemento condutor está ligado interiormente a duas cápsulas de metal, os terminais, localizados nas extremidades.

Disjuntores

Modernamente, nos circuitos elétricos de residências, edifícios e indústrias, em vez de fusíveis, utilizam-se dispositivos baseados no efeito magnético da corrente denominados disjuntores. Em essência, o disjuntor é uma chave magnética que se desliga automaticamente quando a intensidade da corrente supera certo valor. Tem sobre o fusível a vantagem de não precisar ser trocado. Uma vez resolvido o problema que provocou o desligamento, basta religá-lo para que a circulação da corrente se restabeleça.

Como funciona o fusível?

O fusível é um dispositivo de proteção cuja função é evitar que um excesso de corrente danifique as partes de um circuito elétrico.

Consiste de um pedaço de condutor que, a partir de certo valor de corrente, se aquece consideravelmente por efeito Joule e se funde.

Assim, se houver um excesso de corrente no circuito, o fusível se funde e interrompe o circuito.

Quando a corrente está abaixo do limite do fusível, este não atua; ele é um condutor praticamente ideal intercalado no circuito. Se a corrente atinge o limite, ele se aquece e se funde, abrindo o circuito.

Os tipos mais utilizados são o fusível de rosca e o fusível de cartucho.

Um elemento alternativo ao fusível é o disjuntor, uma chave que se abre com excesso de corrente, mas não queima, podendo ser fechada novamente.

Como funciona um disjuntor?

Dupla proteção: O disjuntor possui dois disparadores que atuam nas sobre correntes e através de conexões mecânicas promovem a abertura dos contatos.

Disparador térmico: Esta proteção baseia-se na dilatação de duas lâminas de metais distintos (coeficientes de dilatação diferentes) e solidamente unidos; chamados de lâmina bi metálica. Uma pequena sobrecarga, de longa duração, faz aquecer a lâmina bi metálica desligando o circuito elétrico.

Disparador magnético: Possui uma armadura sustentada por uma alavanca, distanciada de uma chapa em ferromagnético, que ao passar uma corrente excessiva (originada por um curto circuito) sobre a mesma, ela passa a ter efeito de imã, e atrai a armadura, provocando assim a abertura dos contatos.

Em função desses dois disparadores, os disjuntores são chamados de termomagnéticos e garantem uma dupla proteção.

Capacidade de interrupção:

Outra função importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com