TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disjuntor Pvo

Dissertações: Disjuntor Pvo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  1.509 Visualizações

Página 1 de 2

Disjuntores PVO – Pequeno Volume de Óleo

Os disjuntores a pequeno volume de óleo isolante representam uma evolução

direta dos GVO. O avanço da tecnologia, no que diz respeito à utilização do fluxo forçado de óleo sobre o arco, permitiu o aumento da eficiência no processo de extinção e a diminuição considerável do volume de óleo empregado.

Neste tipo de disjuntor, o óleo é armazenado em volumes reduzidos e mantidos sob um nível de pressão que pode variar de 4 a 5 bar, por meio de injeção de ar ou nitrogênio. Essa característica reduz na mesma proporção o volume de gases produzidos no processo de interrupção, o que confere um aumento da resistência dielétrica após a extinção do arco elétrico.

Com relação ao disjuntor tipo GVO, a principal vantagem que o PVO apresenta, obviamente, é com relação à quantidade de óleo necessária para operar.

Em uma mesma classe de tensão, o disjuntor tipo PVO requer cerca de 10% a 20% do volume de óleo de um disjuntor tipo GVO. Outra importante vantagem deste disjuntor é o fato de o isolamento para a terra não ser feito pelo óleo contido na câmara de interrupção. Neste caso, é realizado por isoladores de porcelana, que podem estar cheios ou não de óleo isolante.

Disjuntores PVO podem operar em todas as classes de tensão. Em média tensão, eles cobrem praticamente todo o conjunto de capacidades de ruptura a 63 kA. Já a níveis superiores, a capacidade de interrupção pode estar limitada a certo nível de corrente. Faz-se, então, necessário o emprego de várias câmaras em série para atingir a capacidade de interrupção desejada. Nestes casos, é obrigatório o uso de capacitores de equalização e acionamento mais possante, o que aumenta tanto o uso quanto a complexidade do equipamento.

Por exemplo, a um nível de tensão de 138 kV, a capacidade de interrupção é limitada a 20 kA. Portanto, deve-se utilizar a técnica descrita anteriormente caso se deseje instalar o disjuntor em redes cuja corrente de curto-circuito seja superior a este valor (31,5; 40 e 50 kA), que são comuns neste nível de tensão.

A desvantagem do disjuntor tipo PVO se dá por conta da limitação por câmara a uma tensão máxima de 60 a 65 kV em operações de manobra de banco de capacitores e linhas a vazio. Portanto, para que se assegure o não reacendimento em operações de abertura desta natureza pode ser necessário o emprego de várias câmaras em série, dependendo das características do disjuntor.

A seguir encontram-se as principais características dos equipamentos que

utilizam este tipo de tecnologia, e na Figura 5 observam-se as partes que constituem um equipamento deste tipo projetado para operação em média tensão.

- Potência de interrupção: 22.000 MVA com 20.000 A em 120 kV;

- Utilização em nível de tensão de até 420 kV;

- Necessidade de manutenção frequente;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com