TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição residencial elétrica

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Lista de Exercícios

Instalações Prediais

Aluno: Rogélio José da Silva - Matrícula: 02410014094

Aluno: Ericarlos Zimmermann - Matrícula: 02410009329

Aluno: Alexandre de Oliveira Reis - Matrícula: 02410005807

Aluno: Reginaldo Fagundes - Matrícula:

Aluno: Denis Alves de Oliveira - Matrícula: 02410005580

        

Maio/2015

Introdução

O objetivo deste seminário é fornecer, em linguagem simples e acessível, as informações mais importantes relativas ao que é a eletricidade, ao que é uma instalação elétrica, quais são seus principais componentes, seus conceitos e funções.


Objetivo Geral

Informar sobre o funcionamento da Distribuição Elétrica Residencial

Objetivo Específico

Este trabalho visa trazer de forma dinâmica, didática e acessível os conceitos básicos sobre a distribuição residencial. Veremos informações sobre o funcionamento de quadros de distribuição e seus componentes, como a função dos disjuntores, aplicação e conceito de NBRs, a leitura de um projeto básico de instalação elétrica numa residência etc.

Quadro de Distribuição

O Quadro de Distribuição é o centro de distribuição de toda a instalação elétrica de uma residência. É o centro de distribuição pois recebemos os fios que vem do medidor e é nele que se encontram os dispositivos de proteção. Também de onde partem os circuitos terminais que vão alimentar diretamente as lâmpadas, tomadas e aparelhos elétricos.

Geralmente possuem seis circuitos. O circuito 1 alimenta a Iluminação Social, o circuito 2 alimenta a iluminação de Serviço, os circuitos 3 e 4 são para alimentação das TUG’s (tomadas de uso geral) e os circuitos 5 e 6 para a alimentação das TUE’s (tomadas de uso específico).

No Quadro de Distribuição se encontram os disjuntores que são os dispositivos de proteção contra curtos-circuitos e sobrecarga e a barra de aterramento. Ao confeccionar o quadro nunca esqueça de deixar espaço livre para futuras ampliações. O aterramento é muito importante, porque além de proteger os equipamentos também protege os usuários dos mesmos.

A figura 1.1 esquematiza um quadro de distribuição e seus componentes.

[pic 2]

Figura 1.1 – Esquematização do QD

Nos QDs existem um dispositivo responsável por receber as fazes do disjuntor geral e distribuir os circuitos terminais. São conhecidos como disjuntores. Os disjuntores podem ser classificados em alguns tipos, como por exemplo: os disjuntores dos circuitos terminais bifásicos ou monofásicos (os quais foram descritos anteriormente) e os disjuntores termomagnéticos.

Os disjuntores magnéticos por sua vez são dispositivos utilizados para proteção aos fios de circuito. O dispositivo age desligando automaticamente quando da ocorrência de uma sobrecorrente provocada por um curto-circuito. Estes disjuntores possuem uma fácil manobra manual, onde o dispositivo atua como um interruptor secciona somente o circuito necessário numa eventual manutenção.

No QD pode-se também encontrar disjuntores diferenciais residuais ou interruptores diferenciais residuais.

Os disjuntores diferenciais residuais é um dispositivo constituído de um disjuntor termomagnético acoplado a um dispositivo: o diferencial residual, o qual conjuga as funções de proteger os fios dos circuitos de contra sobrecargas (disj. termomagnético) e proteger as pessoas conta choques.

Uma vez determinando o número de circuitos elétricos em que a instalação elétrica foi dividida e já definido o tipo de proteção de cada um chega o momento de efetuar as ligações.

No entanto é necessário planejar qual o caminho o eletroduto irá percorrer. Deve-se então:

A – Locar o QD em um lugar de fácil acesso e que fique mais próximo do medidor;

B – Partir com o eletroduto do quadro de distribuição, procurando encurtar as distâncias entre os pontos de ligação;

C – Utilizar simbologia gráfica para representar, na planta residencial, o caminhamento do eletroduto.

D – Fazer uma legenda da sua simbologia empregada;

E – Ligar os interruptores e tomadas ao ponto de luz de cada cômodo.

[pic 3]

Para se acompanhar o desenvolvimento do projeto, tomaremos a planta ao lado como exemplo. A planta já está com os pontos de luz e tomadas e os respectivos circuitos representados. O primeiro passo a ser tomado é determinar o local do QD.

[pic 4][pic 5]

Uma vez determinado o local para o quadro de distribuição, inicia-se o caminhamento partindo dele com eletroduto em direção ao ponto de luz no teto da sala e daí para os interruptores e tomadas desta dependência. Neste momento, representa-se também o eletroduto que conterá o circuito de distribuição.

[pic 6] [pic 7]

[pic 8]

Circuitos Elétricos

Os dispositivos vistos anteriormente são empregados na proteção dos circuitos elétricos.

Os Circuitos Elétricos é um conjunto de equipamentos e fios, ligados ao mesmo dispositivo de proteção. Em uma instalação elétrica residencial são encontrados dois tipos de circuitos: o de distribuição e os circuitos terminais.

Circuitos de Distribuição liga o quadro do medidor ao quadro de distribuição

São os cabos principais que fornecem energia para todos os circuitos terminais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (513.8 Kb)   docx (362.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com