TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E-commerce De Compra Coletiva

Dissertações: E-commerce De Compra Coletiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

E-COMMERCE – COMPRAS COLETIVAS

Compras pela internet estão se tornando uma atividade cada vez mais comum entre as pessoas que a utilizam. Hoje em dia, grandes lojas que possuem estabelecimentos físicos, também possuem seu e-commerce a fim de atender seus clientes com maior comodidade, sem a necessidade de o cliente sair de casa.

Uma nova modalidade de compra são os sites de compra coletiva.

Como Funciona

Resumindo, esses sites promovem descontos de até 90% em produtos, porém com a condição de que esse produto seja vendido em um determinado numero estipulado pelo próprio site.

O diferencial do site de compra coletiva é que ele promove os descontos realizando parcerias com diversas lojas e estabelecimentos e esse sistema tem sido muito bem recebido pelos usuários por possibilitar a compra de inúmeros produtos a um preço muito especial, o que traz um bom volume de compradores para os anunciantes.

Para fazer a compra, o usuário preenche um cadastro. Vale lembrar que quando cadastrado, os sites enviam diversas promoções para seu e-mail. Para quem não gosta de propagandas e Spam, é necessário desativar esse serviço no site cadastrado. Normalmente, o próprio e-mail enviado pelo site possui um link caso você não deseje mais receber essas promoções por e-mail.

As promoções funcionam da seguinte maneira: o comerciante contrata um site de compra coletiva para divulgar a sua oferta de produto com um expressivo desconto. O site de compra coletiva divulga a oferta para seus usuários cadastrados, que também ajudam a divulgar convidando conhecidos para as ofertas e os interessados começam a se inscrever. O Site estipula um número mínimo de clientes a ser atingido de acordo com cada promoção. Se este número for atingido no prazo estipulado pelo site, a oferta é então ativada e os interessados recebem um cupom virtual, normalmente enviado por e-mail, o qual permite que o cliente comprove a compra e ganhe o desconto na loja. Quando o número mínimo não é alcançado, a promoção é cancelada e os pagamentos devolvidos.

Existem produtos inusitados como cursos de investimento na bolsa, depilação definitiva, tatuagem, viagens de helicóptero, passeio de caiaque, diária de motel, conversão de VHS para DVD, campeonato de paintball, serviços para veículos, corridas de Kart, etc. Mas o que faz mais sucesso mesmo são restaurantes, pousadas e salões de beleza. Reflexo da maioria feminina do público das compras coletivas.

Precauções na hora da compra

Não há como negar que a ideia dos serviços de compras coletivas é boa, sendo muito difícil não cair na tentação dos chamativos descontos, que podem chegar a 90% em alguns casos. Porém, como em qualquer compra online, alguns cuidados são necessários para sua compra não virar dor de cabeça e aborrecimento.

Antes de finalizar a compra de qualquer oferta, fique atento à data de validade do cupom. O usuário precisa ter em mente que, além dele, muitas outras pessoas se interessaram e adquiriram a promoção. Por isso, ao ligar para o estabelecimento marcando uma data para você usufruir do cupom, você pode acabar utilizando o serviço só daqui a alguns meses.

Houve casos em que o único dia disponível para o utilização do cupom era o dia seguinte ao do vencimento. Quando isso acontece, o usuário pode entrar em contato com o serviço de compras coletivas, ou com o próprio estabelecimento, e negociar uma solução.

Para evitar este tipo de incômodo é preciso ficar de olhos das datas de validade do cupom e, se possível, ligar para o estabelecimento a fim de marcar um horário logo após a negociação ser concretizada.

A tentação dos descontos muitas vezes leva os compradores a adquirirem um produto no impulso, sem pensar se realmente precisam ou têm como pagar por ele. Às vezes a quantidade de promoções compradas é tão grande que os usuários não dão conta de usufruir delas antes do vencimento.

A proposta dos sites de compras coletivas é justamente oferecer grandes promoções em produtos e serviços. Por isso, uma mercadoria ter quase 90% de desconto não significa que ela seja ruim. Muitas vezes os estabelecimentos lucram com o volume de produtos vendidos, e não com o valor propriamente dito.

Esta prática é totalmente legal, no entanto é preciso ficar de olho na chamada “maquiagem de preços”, ou seja, o site anuncia como uma promoção, mas na verdade o preço é o integral. Outra prática ilegal é utilizar preços mentirosos para dizer que o produto está em promoção. A melhor forma de evitar este tipo de problema é consultar o estabelecimento antes de fechar negócio.

Leia atentamente as regras de utilização

Ler atentamente as regras da promoção é muito importante para evitar dores de cabeça. Esse termo funciona como um contrato, no qual ficam estabelecidos os direitos e deveres das pessoas que utilizam o serviço.

Ler este documento é uma forma de entender como o site funciona e também quais são os seus direitos caso alguma coisa não saia conforme o combinado.

Além disso, em posse dos termos de uso do site o usuário pode exigir o cumprimento de alguma cláusula prevista no contrato que foi desrespeitada.

É importante também pesquisar e entender as formas de pagamento. Caso fique alguma dúvida, entre em contato com o site.

Reclamações dos serviços

Não são raras as reclamações de usuários que se sentiram enganados e acabaram perdendo a razão por não terem lido os termos de uso dos sites.

Na internet é possível encontrar sites de reclamação, no qual os usuários podem expressar sua opinião a respeito de algum serviço prestado. Porém, uma ou outra reclamação não significa que o serviço ou produto oferecido é de má qualidade, mas diversas reclamações são um sinal de alerta para quem quer comprar a promoção.

Infelizmente, ainda é comum encontrar entre os usuários, reclamações sobre o tratamento que recebeu apenas porque estava utilizando o cupom de desconto. Os usuários alegam que os estabelecimentos tratam de maneira inferior quem utiliza o cupom de desconto.

Vantagens para os Comerciantes

A principal vantagem da compra coletiva para o comerciante é a divulgação de sua marca. O comerciante alcança consumidores que não atingiria em condições normais. Com isso, ele consegue trazer o cliente para conhecer o seu produto em promoção e, eventualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com