TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E RELAÇÕES CHELOBEO

Tese: EDUCAÇÃO E RELAÇÕES CHELOBEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE TECNOLOGIA ANCHIETA

SÃO BERNARDO DO CAMPO

TITULO: ÉTICA PROFISSIONAL

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

DISCIPLINA: ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

PARTICIPANTES DO GRUPO:

Eduardo de Maria Figueiredo - RA: 7308549898

Luis Henrique Moreschi - RA: 6950480907

Monica Duarte De Souza - RA: 7119510493

Thalita Kelly Ribeiro de Macedo - RA: 6782345206

Vaneilde Alves Dos Anjos - RA: 6951375819

PROFESSOR DE ENSINO A DISTÂNCIA:

Maurício Dias

TUTOR A DISTANCIA:

Alex Zompero Bezerra

SÃO BERNARDO DO CAMPO

17/06/2013

1. Introdução: A Ética Professional em Administração.

Diante do atual cenário em que vivemos, torna-se indispensável à gestão dos processos e rotinas de uma organização envolvida pelo conhecimento e a experiência das pessoas. As organizações precisam direcionar os seus esforços na aquisição, organização e disseminação do conhecimento para manter no mercado e apresentarem vantagem competitiva de forma que o conhecimento do profissional seja amplo e capaz de impedir os problemas tratando-os de forma correta e dentro dos padrões éticos. Para uma boa administração, é necessário que a ética esteja presente em todas as nossas atitudes como profissional. A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões.

A tarefa administrativa é repleta de desafios e de situações problemáticas. Um bom administrador deve estar capacitado para atender às necessidades do mercado, mas não somente isso, precisa também ter uma ideia clara dos valores que norteiam suas decisões. Valores estes que devem estar fundamentados na ética. Somente deste modo ele poderá desempenhar suas funções na empresa, no setor público, privado ou no terceiro setor, de uma maneira íntegra, transparente e responsável.

Principalmente a figura do administrador, está sempre sujeita as avaliações a constantes julgamentos, pois ao serem gestores, representa além da sua imagem, também a imagem da empresa para a qual trabalham. Desta forma, o administrador tem a obrigação moral e profissional de manter uma boa reputação, servindo de exemplo para seus sócios, patrões, colaboradores, clientes, fornecedores, entre outros. A falta de ética provoca um impacto gravíssimo na reputação da empresa ou da equipe. Quando se perde a credibilidade, se destrói as chances de futuras negociações, investimentos e até aquisição de novos talentos, já que ninguém quer ter sua imagem vinculada a uma instituição sem princípios éticos. Bons negócios dependem muitas vezes do desenvolvimento de relações de logo prazo, de troca de confiança e comprometimento ético. Um profissional bem-sucedido é aquele que devidamente capacitado e que possui caráter. Desta forma vemos o quanto é importante à assimilação dos princípios éticos no âmbito administrativo.

A ética, quando incorporada e aplicada nos atos de administração transmite o anseio da sociedade, da certeza e da segurança jurídica, com base na garantia da lealdade e boa-fé, que preside os atos de qualquer âmbito administrativo. A ética profissional, nessa perspectiva, estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, com vista à dignidade humana e a construção do bem-estar no contexto sociocultural, onde o gestor público exerce sua atividade. Em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. O aborto, pena de morte, sequestros, eutanásia, AIDS, por exemplo, são questões morais que se apresentam como problemas éticos - porque pedem uma reflexão profunda. O profissional, ao se debruçar sobre elas, não o faz apenas como tal, mas como um pensador, um "filósofo da ciência“. Desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana.

Sendo a ética um comportamento inerente ao ser humano, sua importância é significativa na vida profissional, considerando que cada profissional tem responsabilidades individuais e coletivas, pois envolvem pessoas que dela se beneficiam. O comportamento ético trai uma série de questões a serem resolvidas sobre a ética empresarial. Tais problemas podem ser vistos como partes de exigências que se tem feito por agências de controles sociais, tais como a mídia, e pela necessidade de que os negócios feitos pelas iniciativas de administradores visam uma postura ética mais exigente em função da necessidade de transparência na tomada de decisões, e da qualidade dos produtos, dentro do contexto de um mercado mais exigente. Mas não é só isto, é preciso entender o “jogo do poder” e das relações morais que se ocultam, muitas vezes, para que se possam dar margens a mecanismos funcionais que mantenham as empresas sobrevivendo num mundo competitivo.

A conservação da imagem empresarial é fator crítico de sucesso para a organização. A presença da ética na cultura organizacional facilita esta conservação, imprimindo uma imagem sólida e transparente no mercado. Quando a ética não faz parte dos pilares da organização, algumas ferramentas podem ser desenvolvidas com tal finalidade. Ou ainda, quando um colaborador não apresenta valores éticos na sua conduta pessoal, a empresa pode ajudar a desenvolvê-los.

2. A ética profissional no filme “Amor sem Escalas”

2.1 Sinopse

Uma empresa que se dedica a preparar os funcionários de outras empresas para serem dispensados dos seus serviços e serem recolocados no mercado de trabalho, possui um colaborador muito experiente e eficiente na sua função. Um homem que dedica sua vida ao trabalho e a empresa, que passa mais dentro de um avião, viajando de um lado para o outro do país do que na sua própria casa. Esta é uma pessoa que confunde a sua vida com a do trabalho, de maneira que se esquece de seus parentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com