TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFB206 – PROJETO SEMESTRAL

Por:   •  19/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.704 Palavras (7 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA[pic 1]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ANA LUIZA DO PRADO CATELAN

VICTOR TERTULIANO MARTINS

VINICIUS MATHEUS BARBOSA FERNANDES

 

 EFB206 – PROJETO SEMESTRAL

 

  

 

São Caetano do Sul

2016

ANA LUIZA DO PRADO CATELAN

VICTOR TERTULIANO MARTINS

VINICIUS MATHEUS BARBOSA FERNANDES

 EFB206 FÍSICA II – PROJETO SEMESTRAL

Documentação técnica exigida como requisito parcial do projeto semestral da EFB206 (Física II) do segundo ano de Engenharia de Produção do Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia

Orientador: Prof. Gilberto Eiiti Murakami

São Caetano do Sul

2016

Sumário

Objetivos        4

Roteiro 4        5

Roteiro 5        12

Conclusão        14

Bibliografia        15

Objetivos  [pic 2][pic 3]

O projeto semestral de física II tem como objetivo no roteiro 4 analisar campo magnético em suas diversas possibilidades, por exemplo na analise de um meio de transporte movido a eletromagnetismo, ou até mesmo de uma forma mais teórica, analisar as deduções de campo magnético segundo a Lei de Biot-Savart, ou ainda, através de simulações pela internet.

Já o roteiro 5 possui como objetivos analisar o comportamento de ondas eletromagnéticas, através de analises de vídeos propostos pelo roteiro.

 

Palavras-chave: magnetismo, Biot-Savart, ondas.

Roteiro 4

1) Assista a um vídeo sobre Maglev no youtube e explique fisicamente o que ocorreu no filme.

Em relação ao vídeo assistido no youtube pudemos observar o funcionamento de um Maglev (Magnetic levitation transport), o qual se locomove a partir do uso de campos magnéticos e suas propriedades.  

[pic 4]

O funcionamento do Maglev do vídeo assistido parte da Levitação por Repulsão Magnética e de 3 princípios consequentes: Princípio da levitação magnética, Princípio da orientação lateral, Princípio da propulsão.

Levitação por Repulsão Magnética

A levitação por repulsão magnética consiste na utilização de bobinas supercondutoras localizadas no interior do trem. Como a bobina supercondutora possui uma resistência mínima, é capaz de gerar um forte campo magnético, induzindo nas bobinas encontradas nos trilhos uma corrente elétrica, que por sua vez gera um campo magnético induzido e contrário ao que foi aplicado nessa bobina. Portanto, possibilitando assim a levitação do trem pela força de repulsão magnética, entre o trilho e a bobina supercondutora.

Princípio da levitação magnética

 As bobinas de levitação com uma configuração em “8” é instalado na lateral dos corredores do guia do trem. Quando as bobinas ou ímãs supercondutores passam com uma velocidade alta a alguns centímetros acima do centro dessas bobinas, uma corrente elétrica é induzida dentro da bobina, o qual age como um eletroímã temporário.

 Como resultado, haverá uma força que irá empurrar o ímã supercondutora para cima, enquanto que a outra força puxará para baixo simultaneamente, devido a configuração “8” da bobina. E assim, ocorre a levitação do trem maglev.

                           
                   
[pic 5]

Princípio da orientação lateral

 As bobinas de levitação, que estão uma em frente a outra localizadas nas laterais do corredor, são conectados por baixo do trilho, formando um loop.      Quando o veículo maglev estiver correndo, e se aproximar de um lado do corredor, ele induzirá uma corrente elétrica através do loop, resultando em uma força de repulsão da bobina de levitação do lado mais próximo ao corredor e uma força de atração na bobina de levitação do lado oposto com o outro lado do veículo. Portanto, para um carro em movimento, ele sempre estará localizado no centro        do        corredor.                                  [pic 6]

                 

           

Princípio da propulsão

A força de repulsão e de atração induzidas entre os ímãs são usadas para propulsionar o veículo. As bobinas de propulsão localizadas nas laterais do corredor são alimentadas por uma corrente, criando um deslocamento do campo magnético no corredor. Os ímãs supercondutores serão atraídos e empurrados por esses campos magnéticos em movimento, que irá propulsionar o veículo maglev.

[pic 7]

                   

2)  Demonstre matematicamente a aplicação da Lei de Biot-Savart a um condutor em formato de:

a) espira retangular e calcule o campo magnético em seu centro.

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

 

[pic 12]

 

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

b) espira circular e calcule o campo magnético em seu centro.

[pic 22]

[pic 23]

[pic 24]

[pic 25]

[pic 26]

[pic 27]

[pic 28]

[pic 29]

[pic 30]

3) Nas situações a seguir, utilizando as simulações dispostas em: http://web.mit.edu/8.02t/www/802TEAL3D/index.html apresente a visualização gráfica e explique fisicamente o que aconteceu com as:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (615.6 Kb)   docx (831.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com