TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento Projeto Semestral

Por:   •  14/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.303 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

                              UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO[pic 1][pic 2]

CAMPUS DIADEMA

CURSO DE CIÊNCIAS – LICENCIATURA

ANDRESSA FERNANDES AMARAL – RA 114.447

 BRUNO SILVA ALVES DAS NEVES – RA 114.448

FRANCIELLE APARECIDA MACHADO – RA 113.337

MURILO LIMA SANTOS – RA 115.128

TIAGO KENJI RODRIGUES – RA 114.456

Experimento Projeto Semestral

Relatório apresentado como parte dos requisitos da Unidade Curricular Química II no Curso de Ciências – Licenciatura.

Professor: Dra. Ana Valéria Santos

DIADEMA

2016


OBJETIVO

Os objetivos realizados nesse experimento foi baseado na identificação do pH dentro e fora do ovo e analisar o experimento com a saída de NaOH do ovo para o meio externo.

Além de analisar a coloração do meio aquoso em ambas situações (meio externo e interno do ovo) e elaborar uma hipótese sobre o fenômeno observado e responder as questões envolvendo o experimento, o projeto semestral e os assuntos abordados em sala.


SUMÁRIO

1.        Introdução.        4

2.        Procedimento Experimental        4

3.        Resultados e Discussão        5

4.        Conclusão        9


  1. INTRODUÇÃO

Nesse experimento foi realizado a analise comportamental de NaOH dentro de um ovo sem a membrana em contato com a água encontrado fora do ovo. Ao abrir a parte superior do ovo foi retirada a clara e a gema e em seguida deixada em descanso ( durante 35 minutos) em um a solução de hidróxido de sódio. Após o descanso foi retirada a membrana da casca (a dedo), a casca de ovo, sem membrana, será colocada em  um béquer com água e em seu interior  terá uma solução de NaOH. Ao final desse procedimento foram discutidas questões e hipóteses sobre o projeto semestral e propriedades químicas.


  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

MATERIAIS

  • Becker de 100mL – 02;
  • Becker de 5ml – 02;
  • Balão volumétrico 500 ml – 01;
  • Erlenmeyer – 01;
  • Pipeta de 10 mL – 02;
  • Proveta de 10 mL – 01;
  • Funil de vidro – 01;
  • Vidro de relógio – 01;
  • Vareta de vidro – 01;
  • Ovos – 02 ou 03;

REAGENTES

  • Solução de NaOH (base forte) (liquido);
  • 2 a 3 gotas de solução alcoólica de fenolftaleína (indicador ácido-base) (liquido);

EXPERIMENTO

Cada etapa do experimento requer cálculos, seja para determinar volume ou concentração em mol/L. Todos os cálculos estarão dispostos na Parte de “Resultado e discussões” do relatório.

ETAPA 1 - Foi preparada uma solução de NaOH de um soluto sólido (Hidróxido de sódio):

Para preparar 500mL de uma solução de 1,5 mol L-1 de NaOH a partir dos reagentes comerciais, medimos a concentração em Mol/mL do soluto.

[pic 3]

Após preparar a solução e calcular a concentração, reservamos a solução.

ETAPA 2 – Nesta etapa cuidadosamente abrimos a superfície do ovo com uma agulha, formando um pequeno orifício de aproximadamente 2cm de diâmetro em sua ponta.

Em seguida foi retirada (descartada) a gema do ovo, zelando sempre a casca para não criar nenhuma rachadura.

Logo após, em um Becker de 100 ml foi adicionado a solução de NaOH (Hidróxido de sódio), que havíamos reservado, posteriormente deixamos por 35 minutos a casca do ovo, completamente submersa nesta solução.

ETAPA 3 – Passado os 35 minutos, removemos com cautela a casca do ovo do becker e lavamos com água corrente para retirar os resíduos da solução de NaOH 1,5 mol L-1, ainda presente na casca do ovo.

Logo depois, atenciosamente com dedo e água corrente foi tirada a membrana que reveste as paredes internas da casca do ovo.

Mediante a isso colocamos em um becker de 100 ml a casca do ovo, sempre com muito cuidado para não trincá-la, e adicionamos dentro da casca a solução de NaOH 1,5 mol L-1, de forma que a solução não pingasse ou tocasse o meio externo da casca do ovo, sendo preservada dentro da casca. Depois colocamos cuidadosamente na parte de fora da casca água com 2 gostas de alcoólica de fenolftaleína (indicador ácido-base).

Durante 30 minutos observamos e levantamos hipóteses do fenômeno ocorrido neste experimento. 


  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após realizar as etapas 1 e 2 pudemos observar pequenas bolhas ao redor da casca do ovo, esperamos por 35 min e em seguida transferimos a solução de hidróxido de sódio com a casca do ovo imersa para um outro béquer, retiramos a membrana de dentro da casca e lavamos a mesma com água para eliminar resíduos de hidróxido de sódio.

Na etapa 3 transferimos a casca do ovo dentro do béquer, e reutilizamos a solução de hidróxido de sódio preparada na etapa 1, adicionamos água por fora da casca até que aproximadamente a metade da casca ficou imersa, colocamos em seguida 2 gotas de fenolftaleína (Indicador ácido-base) na água e a solução de hidróxido de sódio no interior da casca do ovo, como solicitado no experimento, passado os 30 min, notamos que a água ao redor do ovo mudou de cor indicando assim uma solução básica, enquanto o interior do ovo permaneceu transparente, pois os poros na casca do ovo permitiu a saída da solução de hidróxido de sódio que entrando em contato com a fenolftaleína acabou indicando uma base.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com