TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORAÇÃO DE MATRIZ DE INTERAÇÃO PARA AVALIAR IMPACTOS AMBIENTAIS

Por:   •  23/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

ELABORAÇÃO DE MATRIZ DE INTERAÇÃO

PARA AVALIAR IMPACTOS AMBIENTAIS

Metodologia através da Matriz de Leopold

Daniel da Silva Santos 0767/12                 Dayvison da Silva Paiva 0776/12

Marcelo A. Quinaia 0423/12                         Marcelo S. Rodrigues 0626/12

Objetivo: O presente trabalho visa avaliar os impactos ambientais causados pela implantação e manutenção do Campus II do Centro Universitário de Adamantina, através de adaptação da Matriz de Leopold.

Objeto do estudo: Fundada em 1998 as Faculdades Adamantinenses Integradas – FAI, agora Centro Universitário de Adamantina – UniFAI, possui 36 cursos de graduação e 24 cursos de pós-graduação Lato Sensu, além de realizar diversos cursos de Extensão e Aperfeiçoamento para atendimento da comunidade acadêmica e as demandas regionais. O contingente de alunos da FAI é de aproximadamente 4000 discentes oriundo de toda a região e fora dela, e o quadro de servidores é composto de 154 docentes efetivos e 144 servidores do quadro técnico-administrativo. Ao longo do tempo tem ampliado suas estruturas físicas e tecnológicas se consolidando no mercado, adquirindo visibilidade nacional.  

Para o presente trabalho considerou-se os impactos das ações antrópicas associadas à construção do empreendimento e sua manutenção ao longo de tempo. O método utilizado e os resultados obtidos demonstraram servir como fontes importantes na tomada de decisão, permitindo identificar as atividades mais impactantes e servir como instrumento de auxilio para planos de Gestão Ambiental.

1 - Após adaptação da matriz original para a realidade do estudo proposto, preencheu-se em escala quantitativa o aspecto magnitude resultando no seguinte gráfico interpretativo:

[pic 1]

A interpretação do grupo acerca da magnitude dos impactos, em virtude da degradação histórica acumulada na região na época de implantação do empreendimento, resultou na avaliação de um impacto menos intenso sobre os fatores ambientais pela comparação ao custo-benefício da instituição na região.

A região apresentava ocupação rural onde a pecuária, que tomara o lugar dos cafezais, impunha ao ambiente um solo degradado, desnudo e coberto por pastagens. Ademais, os cursos d’água e os recursos subterrâneos, em sua maioria, não tinham, e continuam não tendo, a atenção merecida devido suas importâncias estratégicas.  

Com a ocupação deste local pelo empreendimento, este se tornou urbanizado e passível de investimentos de infraestrutura, que mesmo não sendo excelente, trouxe à região a preocupação pública.

Aos impactos classificados com magnitudes de maior intensidade, atribui-se o fato de que a instituição ampliou e muito a população permanente e temporária, consequentemente ampliando o consumo de recursos e emissões de gases e a geração de resíduos e efluentes.

2 - Quanto aos aspectos qualitativos preencheram-se duas tabelas da versão adaptada adotando as simbologias quanto aos impactos e aos atributos predeterminados. Após a filtragem dos dados, apresentam-se os resultados na tabela a seguir:[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com