TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  24/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 2 – Aulas 2, 3 e 4

Em seu entendimento, baseado nos estudos, elabore um texto relatando quais são os principais riscos que os funcionários estão expostos em uma manutenção de máquinas e equipamentos e o que deve ser feito para que esses riscos sejam conhecidos e minimizados?

R:

Como faz parte da rotina de diversas empresas a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos necessitam de medidas de segurança necessárias. Não importa se preventivo ou corretivo, uma máquina é um potencial risco para qualquer trabalhador que lide com ela. Dessa forma, é imprescindível que qualquer um que lide com ela tenha o devido treinamento.

Além disso, como a manutenção é uma operação específica, não basta somente ser apto para operação, a empresa precisa ter alguém treinado (terceiro ou funcionário) para cuidar das revisões dos aparatos. Isso se dá, principalmente, porque essa atividade expõe o trabalhador a riscos que normalmente não estão presentes ao operar a máquina. Os principais são: choque elétrico, Risco de queda, Risco de incêndio, animais peçonhentos, explosões, riscos mecânicos (cortes, esmagamento).

Precisamos tomar alguns cuidado para diminuir esses riscos dentre eles se encontram; Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) seja para operar ou realizar a manutenção de máquinas, eles são imprescindíveis para garantir a segurança do trabalhador. Desligar os equipamentos para garantir que toda a sua energia residual está dissipada. Isso garante que o trabalhador não venha a sofrer um choque elétrico e diminui (ou anula) o risco de explosões; Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) Sinalização, isolamento da área ou até mesmo evacuação da área; e por fim Falta de organização pois as mesmas garantem que tudo na área que a manutenção está sendo realizada está em seu devido lugar, é uma forma de preveni-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com