TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Industriais Exercícios

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 2

 Universidade Federal de Santa Maria[pic 1][pic 2]

Colégio Técnico Industrial

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Disciplina de Redes Industriais

Alisson Perez

Exercícios da Aula 8

1) Porque uma rede industrial?

O nome é dado pois são redes que atuam diretamente e somente em uma indústria e elas  se diferem das redes de computadores comuns. O uso delas se torna cada vez mais indispensável pois permite a comunicação rápida e essencial entre todos os equipamentos de uma fábrica e isso torna o processo produtivo.

2) Qual a influência da topologia nas redes industriais?

3) Qual o propósito fundamental do modelo CIM? Cite os níveis hierárquicos descritos pelo modelo.

Tinha como proposta eliminar a idéia de uma só rede para toda infra-estrutura da empresa. Os níveis hierárquicos são: Componentes, sistema, célula, área, planejamento e administração.

4) Quais são as dificuldades enfrentadas pela empresa para aplicar o modelo CIM?

A integração de todas as atividades em uma empresa pode ser complexa e longa. Envolve uma grande quantidade de informação da empresa. Leva tempo e requer pessoal qualificado. Processos e bancos de dados documentados. A empresa precisa estar preparada para mudanças e além de ter que precisar de uma capacidade financeira muito grande.

5) Qual seria o cenário ideal que o CMI propõe?

Todas as funções, quer de processamento, quer de gestão, devem poder ser expressas sob a forma de dados; Esses dados devem ser expressos de forma a poderem ser gerados, transformados, usados, trocados e armazenados por computadores; Esses dados podem ser trocados livremente entre as diferentes funções do sistema produtivo, durante a vida do produto, com o objetivo de que a empresa como um todo possa ter a informação disponível sempre que necessário a fim de poder operar com a máxima eficiência.

6) O que são sistemas de Tempo Real e qual sua importância para Redes Industriais?

Os sistemas de tempo real levam totalmente em conta o tempo de execução e do envio da informação e isso em uma fábrica vale ouro. Uma informação pré-definida que chega corretamente em um equipamento que executa uma função importante é importantissímo. Portanto esse tipo de sistema é de suma importância em uma rede industrial.

7) Baseado no que foi visto em aula, encontre (utilizando-se do material de aula ou pesquisa) dispositivos que pertençam aos 6 diferentes níveis hierárquicos do CIM e explique-os (qual sua função, em qual nível se enquadra e se possível, adicione imagens dos dispositivos citados).

Em componentes podemos citar os Motores.

8) Pesquisar quais protocolos para redes industriais existem (somente nome ou sigla).

Protocolos HART, ETHERNET, CAN, NMEA E MODBUS.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (41.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com