TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A tecnologia produz, a sociedade usa

Projeto de pesquisa: A tecnologia produz, a sociedade usa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Engenharia produz, a sociedade utiliza.

________________________________________

RESUMO

Estudo sobre criação e repasse de tecnologias produzidas pelos cinco grupos de pesquisa da Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. Investiga dezenove docentes/pesquisadores e sua atuação nas áreas respectivas, verificando a aplicabilidade e repercussão das tecnologias junto ao segmento social. As pesquisas desenvolvidas revelam bom índice de retorno e benefício a problemas ambientais e de infra-estrutura da região.

Palavras-chave: Informação tecnológica; Criação e repasse de tecnologias; Engenharia civil/UFPE.

________________________________________

Introdução

No entendimento científico, a ciência e a tecnologia formam um binômio indissociável. Juntas, buscam obter o conhecimento do homem e do seu meio para melhorar e/ou modificar seu cotidiano.

A ciência é todo um conjunto organizado de conhecimentos teóricos, universalmente aceitos, que permite ao homem compreender e explicar a realidade que o cerca. Por sua vez, a tecnologia busca responder às necessidades concretas do mercado e às peculiaridades de cada região (GUIMARÃES, 2000). Assim, a tecnologia possui valor econômico protegido por quem o detêm, por ser uma aplicação sistemática dos conhecimentos empregados na comercialização de bens e serviços e em tarefas de ordem prática. Contrariamente, a ciência é um bem de toda a humanidade, que pode ser facilmente acessível a todos que dela necessitarem.

Pelo fato de ambas estarem voltadas para modificar a realidade humana e seus contextos, a ciência e a tecnologia devem estar ao alcance de todos. Os atores envolvidos com ciência e tecnologia - C&T - devem assumir o compromisso de repassarem os conhecimentos gerados, porque, como bem coloca Araújo (1999), a informação e por conseguinte, o conhecimento - é um bem social e um direito coletivo de igual importância à saúde, à alimentação, à moradia etc. É por meio da informação que o indivíduo pode tomar decisões sobre suas vidas, seja de forma individual ou coletiva. Ainda sobre o tema, coloca Barreto (1995), que a finalidade básica de uma tecnologia e sua adoção é modificar determinada realidade, aumentando o bem-estar dos indivíduos que nela habitam. Mas, para isso acontecer, é necessário, dentre outros pontos, que a sociedade conheça, discuta e analise os benefícios que a tecnologia possa fornecer para seu cotidiano. A tecnologia deve ser comunicada, explorar novos horizontes, ampliando, assim, as fronteiras formais que circundam o universo científico e tecnológico.

Para Stumpf (2000),

O processo de criação é realizado principalmente, por meio da investigação científica da qual participam professores/pesquisadores e alunos, no sentido de descoberta e evolução que avançam e renovam o saber existente. No entanto, para que esse avanço e essa renovação ocorram, o saber produzido precisa ser transmitido e divulgado a fim de que os resultados se tornem conhecidos e se incorporem ao conjunto das ciências.

Uma norma fundamental da ciência é que o pesquisador deve divulgar os resultados de pesquisa, a tão conhecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com