TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIOS DESTRUTÍVEIS E NÃO DESTRUTÍVEIS PATOLOGIA

Por:   •  23/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 2

ENSAIOS DESTRUTÍVEIS E NÃO DESTRUTÍVEIS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Autor do artigo: Alexandre Bruck, Bego Bekaert, Vanessa Correa

Aluno: Fabrício Fernando Dias Soares

TESE

Os autores se munem de estudo em busca de demonstrar os tipos de ensaios em estrturas em concreto armado, suas diferenças, vantagens e desvantagens de cada tipo, bem com demonstrar onde a aplicação de cada tipo se encaixa melhor dependendo do resultado esperado, assim como os ensaios não destrutivos têm como principal função reduzir a quantidade de ensaios destrutivos a serem realizados.

O presente estudo mostra o processo realizado para a caracterização dos ensaios destrutíveis e não destrutíveis em estruturas de concreto armado, além disso, vale destacar que aada tipo de teste mecânico segue normas específicas. em teste mecânico destrutível, o corpo de prova fica permanentemente deformado e deixa marcas ou As marcações nele permitem testes repetidos na mesma amostra, as mudanças nas propriedades ao longo do tempo podem ser estudadas, já ensaios não-destrutíveis, os procedimentos realizados não serão afetados física ou quimicamente amostra, para que possa ser reutilizada.

SÍNTESE

A principal diferença entre o teste não-destrutível e o teste destrutivel é que o não-destrutível não causa danos à peça ou ao material durante a análise, enquanto o destrutível, como testes de tração, flexão e compressão, afetam permanentemente o desempenho da peça.

Ensaio não-destrutível: definida como uma técnica para inspecionar materiais e equipamentos sem danificá-los, podendo ser realizada durante as fases de fabricação, construção, montagem e manutenção. Com pessoal qualificado e certificado, além dos equipamentos calibrados, aliados aos procedimentos de execução baseados em normas técnicas, é possível visualizar e entender o teor de defeitos, características tecnológicas ou mesmo a degradação em serviço de componentes, estruturas e equipamentos, através dos ensaios não destrutivos. Entre suas principais vantagens, estão a capacidade de minimização de riscos de eventuais falhas a partir do diagnóstico precoce, a redução de custos de retrabalhos, a melhora do desempenho e da segurança, integridade e vida das pessoas que tenham contato direto ou indireto com os materiais. Os principais tipos de ensaios não destrutivos utilizados atualmente na indústria são: Correntes, Parasitas, Emissão Acústica, Radiografia, Radioscopia e Gamagrafia, Ensaio Visual, Estanqueidade, Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Ultrassom e Termografia.

Os ensaios destrutivos para concreto são aqueles nos quais são feitas extração de testemunhos/amostras do concreto de certos elementos da estrutura para avaliação laboratorial, visando prevendo como o material irá se comportar em questão mediante ao carregamento aplicado a ele, utilizando ensaios mecânicos para chegar no resultado esperado. Os ensaios mecânicos são realizados em corpos de prova que seguem padrões de dimensões estabelecidas por normas técnicas, podendo dessa forma a comparação dos corpos de prova de cada tipo de ensaio, agregando valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com