TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  9/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

http://senacrs.nex.rs/comum/logo_fecomercio_senac.png

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: Francieli Conceição Gouvea

COMPONENTE: Atividades complementares presenciais I

PROFESSOR: Jacir

ATIVIDADE Nº: 1

Polo: Gravataí RS

Cachoeirinha, 27 de Julho de 2020

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Esta atividade irá apresentar uma resenha sobre a vídeo-aula 1 que se trata dos seguintes tópicos: Contextualização com o mercado e perfil profissional, mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade, atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos seguimentos, o papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações, cases de sistema de qualidade e metodologias e histórico da qualidade.

* Contextualização com o mercado e perfil profissional:

Neste tópico é apresentada uma animação que mostra um jovem chamado Carlos que trabalha na recepção de um hotel. Ele conta que está cursando Técnico em qualidade pois busca se qualificar para atual nessa área dentro da empresa que trabalha. Ele tem muitas dúvidas que fizeram eu me identificar com ele pois também quero me tornar técnica em qualidade, mas ainda preciso conhecer melhor a área e entender como tudo funciona.

* Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade:

Este tópico fala sobre os setores em que o técnico em qualidade pode atuar, entre eles temos hospitais, setores alimentícios, bancos e empresas de serviços de hotelaria (temos o exemplo do Carlos da animação), setor metalúrgico e automotivo, telefonia, internet, energia, transporte, saneamento, entre outros. Mostrando que existem diversos setores e que o mercado de trabalho é bem amplo, o que me deixa animada e com mais vontade de me estudar para me qualificar pois acredito que não terei dificuldade para conseguir uma oportunidade de atuar na área.

* Atuação e atividades do técnico de qualidade em diversos segmentos:

Este tópico fala sobre as atividades inerentes da área de qualidade sendo elas: controle, inspeção, garantia e gestão de qualidade que muitas vezes podem ser exercidas por profissionais que não possuem formação técnica, pois a qualidade envolve vários núcleos dentro de uma empresa. É citado no vídeo a indústria onde pode ser realizada a inspeção dos produtos fabricados pela empresa, e também em empresas prestadoras de serviços que podem atuar na gestão de qualidade por meio de auditorias ou analises críticas de indicadores junto com a diretoria. Apesar disso é muito importante ter a formação técnica para poder garantir que será feito um trabalho com excelência.

Carlos agora já sabe onde o técnico de qualidade pode trabalhar e que atividades pode exercer, porém ele ainda ficou em dúvida sobre quais os cargos que o profissional de nível técnico pode ocupar. A professora explica que o profissional com formação técnica terá conhecimento para ser auditor da qualidade, que realiza e acompanha auditorias internas, inspeção de qualidade que serve para analisar o produto e ter uma aprovação ou reprovação do resultado final e também assistente da qualidade que acompanha os processos e participa de melhorias. A seguir são apresentados exemplos de profissionais que já são formados e que já atuam ou pretendem atuar na área, mostrando segmentos diferentes. Sabendo isso, então além de ter diversos setores no mercado onde posso atuar, acredito que também há chances de crescimento profissional na área pois existem várias atividades e cargos.

* O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:

Este tópico explica que para uma empresa obter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com