TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  23/3/2022  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE:

COMPONENTE: Video aula 1

PROFESSOR:

ATIVIDADE Nº: Atividade avaliativa 1

POLO: RIO GRANDE DO SUL

LOCAL E DATA:            

Atividade avaliativa 1

Resenha da vídeo-aula 1: O papel da Qualidade e sua importância estratégica nas organizações

Introdução

Esta atividade abordara sobre a qualidade e sua importância na estratégia de uma organização. O papel de um técnico em qualidade seja ele na indústria ou no comercio e a garantia de entrega de um produto que atenda as expectativas dos clientes.  

Desenvolvimento

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional

No vídeo podemos ver que a qualidade hoje é o carro chefe de uma empresa, pois o mercado está muito competitivo e o técnico em qualidade tem o papel muito importante, pois ele garante que não haja retrabalhos, evitando custos desnecessários, trabalhando diretamente com a produção, realizando inspeções, auditorias internas e externas e elaborando e atualizando os documentos da qualidade. Assim garantido um processo mais robusto e livre de defeitos.

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

O mercado hoje exige que um produto e serviço seja entregue com excelência e dentro do prazo, e para isso exige uma atuação de um técnico de qualidade seja ele no:

*Setor automotivo e metalúrgicas

*Setor alimentício em geral

*Setor da saúde-hospitais, clinicas e laboratórios

*Bancos e empresas fornecedoras de serviço tais como hotelaria, telefonia, internet, energia, saneamento, transporte, planos de saúde e educação.

*no comercio em geral lojas de vestuário, de calçados, óticas, lojas de informática, restaurante e revendas de veículos.

Antes eu imaginava um técnico de qualidade somente dentro de uma multinacional realizando inspeções e analisando defeitos, ao assistir o vídeo pude ver, que vai muito além disso, e que o mercado em geral é exigente.

  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos: 

Eu acho muito importante a atuação do técnico em qualidade em vários segmentos, pois ele pode garantir um trabalho e serviço com excelência, mas sempre ressaltando que o papel da qualidade é sempre de todos os colaboradores.

O técnico em qualidade seja ele auditor, inspetor de qualidade ou assistente de qualidade e processos, exige também algumas características profissionais tais como:

*Proatividade em ações que envolva sua responsabilidade

*Flexibilidade nos demais contextos da empresa

*adaptação e motivação para mudanças

*perfil de liderança

*fácil relacionamento interpessoal interno e externo

*comunicação clara e precisa

*Organização e capacidade de promover a organização no ambiente de trabalho.

  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações: 

A qualidade hoje dentro de uma organização e de suma importância, pois ela trabalha diretamente com o processo, assim deixando as estratégias da empresa sempre alinhada, garantindo sempre a melhor competitividade, sempre levando treinamento a todos os colaboradores para garantir uma padronização com eficiência e o eficaz durante a produtividade.

  • Cases de sistemas da qualidade:

O vídeo nos mostra a importância de uma certificação como o ISO 9001 dentro de uma empresa, pois com ela há muita oportunidade de melhoria sobre os mais diversos aspectos e traz diversos benefícios a todo o sistema, garantindo o melhor resultado. Além disso a empresa consegue entregar um produto com maior qualidade, gerando mais rentabilidade ao negócio, com menos desperdícios e refugos de matéria-prima.

.

  • Metodologias e histórico da qualidade:

Como podemos ver no vídeo, os primeiros conceitos da qualidade vieram de Aristóteles 350 AC e a qualidade que conhecemos hoje surgiu e foi aprimorada devido a três acontecimentos, a revolução industrial com a produção em série e as duas grandes guerras mundiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (318.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com