TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Por:   •  14/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE:

COMPONENTE: Atividade Avaliativa – Semana 03

ATIVIDADE Nº: 03

Paulo Afonso - BA

13/08/2020

1. Características da empresa

Nome da empresa: A

Ramo de atuação: Serviços de engenharia em geral;

Número de colaboradores: 30 pessoas;

A atípico é uma empresa que atua em diversos setores da engenharia Civil. Especializada no domínio da tecnologia urbana e com uma equipe altamente qualificada composta por profissionais com largo anos de atividade. Os profissionais possuem expertise nas áreas de construção e reforma de instalações corporativas, comerciais e industriais, com experiência de trinta anos observada pela diversidade de obras executadas em várias áreas.

2. Problematização

A empresa Atípico quer executar uma mudança sem ter certeza de que o caminho realmente traz os resultados desejados.

Em um negócio específico de instalação de portões eletrônicos residenciais, o gerente, ao analisar os últimos serviços, percebe que o trabalho de instalação está levando mais tempo que o ideal e que a equipe está ficando sobrecarregada. A equipe leva em média três dias de trabalho, sendo que é possível fazer a instalação em apenas um dia, dada a relevância do portão para a segurança das residências.

Para resolver esse problema, o gerente determina que dentro de oito semanas, a instalação dos portões deve demorar um dia e meio de mão de obra.

3. metodologia PDCA aplicada

Plan  Começaremos o dia planejando as tarefas, considerando as metas da equipe. Após ter a lista de tarefas validada pelo superior, passaremos para a fase seguinte;

Do  No decorrer do dia, criaremos linhas de código aplicando as ferramentas decentes para cada tarefa. Quando necessário, iremos interagir com outros colaboradores em busca de informações sobre o nosso projeto;

Check  Ao final do dia, faremos uma revisão do que foi realizado com todo resto da equipe. Os objetivos individuais e coletivo planejados para aquele dia sendo alcançados, nós avançaremos;

Action  Ao constatar que os objetivos foram alcançados, iremos ver a possibilidade de existir uma maneira mais rápida de realizar alguma das tarefas do projeto. A equipe irá avaliar qual o impacto desses novos passos conquistados para outros departamentos da empresa. Se por acaso algum dos objetivos não foram alcançados iremos ver a causa e questionar a razão das falhas com a equipe.

O PDCA nesse exemplo de aplicação começa com a determinação de uma meta para a hipótese a ser testada. A partir desse ponto, são analisadas as variáveis que contribuem para o sucesso dessa hipótese.

No caso da instalação de portões eletrônicos residenciais, é importante definir o que está atrasando o processo.

 O portão é escolhido pelo cliente e encomendado a tempo com os fornecedores?

 Os fornecedores entregam em dia ou atrasam o pedido?

 Os técnicos levam todo o material necessário para o trabalho?

Com a melhoria do processo em mente, os técnicos de instalação podem ficar atentos a esses fatores e reparar na eficiência de cada fornecedor para encontrar o mais ágil na entrega. Assim, a escolha do modelo de portão e o pedido passam a ser feitas na hora da compra pelo cliente, levando em consideração o tempo de entrega para ser feita a instalação.

O trabalho começa a ser executado seguindo essas etapas e os técnicos ao receberem o produto podem agendar a instalação e levar os materiais necessários para o trabalho.

4. plano de ação 5W2H

A ferramenta 5W2H é um checklist administrativo de atividades, prazos e responsabilidades que devem ser desenvolvidas com clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. Tem como função definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como e quanto custará, ou seja, a metodologia 5W2H é formada pelas respostas para essas sete perguntas essenciais de qualquer planejamento, seja de um projeto ou de uma área inteira.

Para começar a utilizar a ferramenta 5W2H será utilizado uma planilha eletrônica e comunicar a equipe sobre o que precisa ser feito, como:

 Capacitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com