TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

Por:   •  2/10/2020  •  Resenha  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE:

                                                   João Bosco de Sá Matias

COMPONENTE: ACP 1

PROFESSOR: Tutora Cintia Castro Verardi

ATIVIDADE Nº: Atividade 1 Resenha 1ª Vídeo Aula

POLO: Maceió - AL

LOCAL E DATA: 08/08/2020

Contextualização com o mercado e perfil profissional

Apesar de abrangente, podemos dizer que o profissional da qualidade atua na promoção de métodos de controle de processos, desenvolvendo, obedecendo normas e adaptando-as as necessidades da sociedade em que atua, visando estabelecer, através de auditorias, relatórios que norteiem e estabeleçam as melhores práticas para conformidade de produtos e serviços.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade

É um mercado que ao meu ver, está em franca expansão, dada a necessidade cada vez maior de se buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento das empresas, das pessoas do meio ambiente; levando em consideração processos produtivos cada vez mais eficientes. Dentre os mais diversos segmentos, podemos citar: Indústrias automotivas, alimentícias, têxtil. Hospitais, laboratórios, hotelaria, restaurantes, bancos, escritórios. Enfim, todas as organizações que buscam alcançar a eficácia em sua atividade.

Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos

O técnico em qualidade, deve atuar como multiplicador dentre todos os setores envolvidos no processo. Desenvolvendo e acompanhando controles, conscientizando as equipes e promovendo a interação em todos, sempre visando resultados eficientes.

Para tanto, deve elaborar e executar procedimentos, realizar diagnóstico e auditoria.

Identificar falhas e inconformidades em produtos e serviços, suas causas, propor e implantar ações corretivas, seja pelo treinamento de equipes, pela substituição de matérias primas e insumos. Sempre registrando tais ações e as testando sempre, na busca continua do seu aperfeiçoamento.

O papel da qualidade e suas importâncias estratégicas nas organizações

Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, faz-se necessário, o aprimoramento dos processos, trazendo à luz produtos e serviços mais eficientes, seja do ponto de vista econômico/financeiro, mais também da preservação do meio ambiente, hoje muito em voga, tendo em vista as grandes queimadas na região amazônica, criando barreiras para o Brasil exportar, bem como, receber investimentos de grandes fundos europeus.

Essa gestão deve basear-se em normas preestabelecidas, planejadas e disseminadas em todas as equipes das organizações, visando o aprimoramento de processos e a obtenção de resultados que contemplem a própria organização, colaboradores, acionistas, clientes e a comunidade como um todo.

Principais benefícios e vantagens da gestão da qualidade

Aumento na satisfação e fidelização de clientes – Produtos e serviços que obedeçam normas, como ISO, bem como atendam as necessidades dos clientes, transmitem confiabilidade e a consequente fidelização.

Redução de custos operacionais – O planejamento e as ações eficientes na qualidade, reduzem os custos operacionais, uma vez que evita o refugo e o retrabalho.

Melhoria na produtividade dos colaboradores – Na medida em que os conceitos de planejamento, organização, disciplina e ordenamento são disseminados, há um consequente aumento da produtividade.

Aumento da competitividade no mercado – Gestão eficiente, leva a ganhos de produtividade, diminuição de custos, satisfação do cliente, traduzindo-se em aumento da competitividade.

Melhoria na lucratividade para a empresa – O aumento da produtividade, gera redução de custos e realiza maior lucratividade.

Cases de sistemas da qualidade

Podemos dizer que os sistemas de qualidade, beneficiam um conjunto muito amplo. Não só as pessoas envolvidas diretamente em seu processo na organização, mas fornecedores mais próximos, vistos como parceiros, corresponsáveis. Acionistas investindo e multiplicando seus dividendos. Clientes consumindo produtos de acordo com os seus anseios. Governo arrecadando mais impostos e tendo mais recursos para investimentos em infraestrutura, beneficiando toda sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com