TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA[pic 1]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS

Professor: Adalberto Mohay Szábo Junior

Carlos Eduardo Antonangelo                RA. 42652

SÃO BERNARDO DO CAMPO

MARÇO/2015

ETAPA I

PASSO 01: MEIO AMBIENTE - QUESTÃO FUNDAMENTAL NAS EMPRESAS

O artigo “Meio Ambiente – Questão Fundamental nas Empresas” trata da questão meio ambiente como um tema a ser discutido não só pelas empresas e sim por todos aqueles que desejam cumprir com seu papel perante a sociedade, exercitando a solidariedade e cidadania.

Preocupados em proteger e preservar o Meio Ambiente muitas empresas, governos, ONGs e cidadãos veem colocando em prática ações para proteger os recursos naturais.

Segundo o autor, a questão ambiental está entre as 08 metas do milênio aprovadas pela ONU, assinadas por 191 países, inclusive o Brasil. As empresas em geral já começaram a trabalhar com a questão ambiental, tendo em vista que os consumidores estão mais preocupados com esse assunto e valorizam produtos e serviços que não agridam meio ambientes.

O autor ainda destaca a existência da norma ISO 14000, que define uma série de padrões que as empresas devem atender para obter a certificação ambiental, comprovando assim o seu compromisso com o meio ambiente.

Por fim, o autor direciona a questão ambiental para nós, cidadãos, principais responsáveis por proteger e preservar o Meio Ambiente e aponta ações que podemos realizar no dia a dia, como reduzir o consumo de materiais, reciclar o lixo, praticar o 5s, ou seja, o autor destaca a importância da ética e cidadania de cada um.

PASSO 02: UMA VERDADE INCONVENIENTE

O documentário “Uma Verdade Inconveniente” analisa a questão do aquecimento global, a partir da perspectiva do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. Ele apresenta uma série de dados para comprovar a correlação entre o comportamento humano e a emissão de gases na atmosfera.

A intenção do autor é incomodar e espantar as pessoas mostrando a realidade ambiental em que vivemos. O aquecimento global vem mudando a realidade do mundo, ao qual neste documentário podemos visualizar melhor o derretimento das geleiras aumentando o nível dos mares, fenômenos naturais cada vez mais arrasadores e por si só nos forçando a imaginar e prever situações de futuros desastres que possam ocorrer caso isto não mude.

Trabalhando há 40 anos com preservação ambiental, Al Gore cutuca principalmente empresários e governos que não se esforçam em colocar em prática ações que possam amenizar o aquecimento global, como por exemplo, seu próprio pais, EUA.

O documentarista também revela verdades e mitos que giram em torno desta situação, e consequentemente sobre possíveis ações para reverter este quadro. O mesmo esclarece dados sobre emissão de poluentes que aumentaram em decorrer do tempo e que estão relacionadas a inúmeras mudanças ecológicas como seca, terremotos, furacões, chuvas ácidas e também as respostas que a natureza dá as ações do homem.

Em uma parte do documentário podemos ver como a atmosfera é sensível e essencial ao planeta e como o vilão dióxido de carbono se comporta retendo os raios solares e aumentando a temperatura terrestre. Com Al Gore aprendemos que a solução para salvar o planeta está no próprio homem, ou seja, todos nós, nossa consciência e nossas ações.

PASSO 3 – RELATÓRIO SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente as atividades antrópicas, como os processos industriais e de geração de energia, os veículos automotores e as queimadas são os principais responsáveis pela poluição atmosférica.

Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural. Resultado desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas etc).

Apesar de várias iniciativas governamentais e não governamentais, impactos ambientais de diversas magnitudes vêm ocorrendo e podem se agravar em razão desse problema. O velho conceito de que não há desenvolvimento sem que haja agressões bruscas ao meio ambiente é o principal responsável por esta questão.

Sendo assim, é importante rever nossas atitudes individuais e cobrar de nossos representantes e superiores atitudes referentes à qualidade do ar. O uso de filtros em chaminés de indústrias, investimento no transporte coletivo e em ciclovias a fim de reduzir o número de automóveis nas cidades, criar sistemas de carona entre os colegas, evitar queimadas, reduzir ou não fazer o consumo de carne (o esterco, a fermentação gástrica e intestinal dos ruminantes e o desmatamento para criar pastos são extremamente impactantes), reutilização de materiais, uso de energias menos ou não poluentes e não adquirir produtos que contém CFC’s (estes têm capacidade de destruir a camada de ozônio) são algumas medidas que podem ser adotadas.

BIBLIOGRAFIA

ARAGUAIA, Mariana. Poluição da Atmosfera. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao-atmosferica.htm>. Acesso em 14 de março de 2015.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Qualidade do Ar. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/qualidade-do-ar>. Acesso em 14 de março de 2015.

PASSO 04: CARTA DE AÇÕES PREVENTIVAS DE COMBATE À POLUIÇÃO

Analisando o cenário atual da cidade de São Bernardo do Campo, fácil perceber as agressões sofridas pelo meio ambiente em decorrência da ação humana. Essas agressões são responsáveis por modificações que afetam diretamente a nossa qualidade de vida e devem ser, portanto, evitadas. Diante disso, enumera-se então alguns itens importantes para a preservação e combate a poluição da cidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com