TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTIMAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS TAXAS

Tese: ESTIMAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS TAXAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CARGOS

Para assegurar o equilíbrio interno de salários, a administração e classificação de cargos. A classificação de cargos é o processo de comparar o valor relativo de cargos, a fim de colocá-los em uma hierarquia de classes que podem ser utilizadas como base para a estrutura de salários.

Enquanto a avaliação de cargos busca fixarem o valor relativo de cada cargo dentro da organização, a classificação arruma os salários dos cargos em uma estrutura integrada e coesa, com as respectivas faixas salariais em ordem gradativa de valores.

HEWIETT - PACKARD ASTRA - MERCK

. Ajudar a HP a continuar a atrair pessoas criativas entusiasmáticas que contribuam para o seu sucesso . Proporcionar comprometimento e responsabilidade e incrementar o trabalho em equipe

. Remunerar como as empresas líderes do mercado . Balancear os interesses imediatos com os objetivos estratégicos

. Refletir a contribuição sustentada e relativa de cada unidade ou divisão da HP . Premiar o desempenho excelente

. Ser uma empresa aberta e receptiva . Promover justiça equitativa

. Assegurar tratamento justo e digno . Apresentar simplicidade

. Ser inovadora, competitiva e equitativa quanto a remuneração . Ser competitiva e pagar acima do nível do percentil 75 no mercado de concorrentes

MÉTODOS TRADICIONAIS DE AVALIAÇÃO DE CARGOS

A avaliação de cargos visa a obtenção de dados que permitirão uma conclusão a cerca do valor interno relativo de cada cargo na organização, indicando as diferenças essenciais entre os cargos do ponto de vista quantitativo e qualitativo.

Aos métodos de avaliação de cargos buscam obter informação sobre os cargos a partir da descrição e análise de cargos para permitir decisões comparativas entre eles.

Existem vários métodos de avaliação de cargos e todos eles são eminentemente comparativos: Comparam os cargos entre si ou comparam os cargos com alguns critérios tomados como base de referência. Os métodos de avaliação de cargos podem ser divididos em três grupos:

COMPARAÇÃO SIMPLES COMPARAÇÃO NÃO-QUANTITATIVA COMPARAÇÃO QUANTITATIVA

Cargo como um todo Cargo como um todo Partes do cargo ou fatores de avaliação

Cargo versus cargo

Cargo versus escala Escalonamento de cargos

Categorias predeterminadas Comparação por fatores

Avaliação por pontos

MÉTODO DE ESCALONAMENTO SIMPLES

O método de avaliação de cargos por escalonamento simples ou por comparação simples consiste em dispor os cargos em rol (crescente ou decrescente) em relação a um critério escolhido que funciona como padrão de comparação. Na prática, trata-se de uma comparação de cargo pelo fato de que cada cargo é comparado com os demais em função do critério escolhido como base de referência.

1º O primeiro passo para utilização do método é a descrição e análise de cargos. Qualquer que seja o método de análise, a informação sobre os cargos deve ser montada e registrada em um formato padronizado e ajustado ao critério que se pretende adotar, para facilitar a avaliação dos cargos.

2º O segundo passo é a definição do critério de comparação. Se o critério for complexidade, os limites deverão indicar qual cargo menos complexo dentro da organização.

3º O terceiro passo é a comparação de todos os cargos como critério escolhido e o seu escalonamento em um rol em relação ao critério. O rol constitui a própria classificação dos cargos.

MÉTODO DE CATEGORIAS PREDETERMINADAS

O método de categorias predeterminadas é uma variação do método escalonamento simples. Na verdade, poderia ser denominado método de escalonamento simultâneos, pois requer a divisão e separação dos cargos em categorias predeterminadas, como cargo mensalistas e cargos horistas, por exemplo. Em muitas organizações, os cargos são separados em três categorias predeterminadas: Cargos não-qualificados, Cargos qualificados e Cargos especializados.

Cada categoria predeterminada apresenta o seu limite inferior e limite superior, podendo haver uma superposição entre elas. Essa superposição faz com que os salários dos limites inferiores da categoria mais avançada sejam menores do que os salários dos limites superiores da categoria anterior.

GS-1 Inclui classes ou posições de deveres executados sob supervisão imediata, com pouco exercício de julgamento independente:

A – Trabalho de simples rotina em escritório ou operações fiscais ou

B – Trabalho elementar de um subordinado de caráter técnico em um campo profissional, científico ou técnico.

GS-2 Inclui classes ou posições de deveres executados sob supervisão imediata:

A – Trabalho rotineiro em escritório ou operações fiscais, sob supervisão imediata, com limitado julgamento independente, ou trabalho técnico comparável, com o objetivo limitado em um campo profissional, científico ou técnico, requerendo algum treinamento ou experiência, ou

B – Trabalho de igual importância, dificuldade ou responsabilidade requerendo qualificações compatíveis.

GS-3 Classes ou posições de deveres sob supervisão imediata ou genérica:

A – Trabalho mediamente difícil ou responsável em escritório ou operações fiscais ou trabalho, técnico comparável com o objetivo limitado em um campo profissional, científico ou técnico, que requeira:

1 –Algum treinamento ou experiência

2-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com