TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURAS DE METAL X ESTRUTURAS DE CONCRETO: IMPACTO SOBRE O MEIO AMBIENTE

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 5

ESTRUTURAS DE METAL X ESTRUTURAS DE CONCRETO: IMPACTO SOBRE O MEIO AMBIENTE

RESUMO

Com o avanço da tecnologia, a construção civil tem uma responsabilidade essencial em se tratando de sustentabilidade. Visando um menor impacto ambiental é preciso pensar no tipo de estrutura usada na execução da obra. O presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica tem como objetivo a comparação entre a estrutura de metal e a estrutura de concreto, e o impacto que ambas execrem sobre o meio ambiente, verificando as vantagens e as características; e as propriedades de alguns materiais que compõem cada estrutura. Após análise dos resultados da comparação das estruturas conclui-se que ambas as estruturas podem ser sustentáveis, entretanto conclui-se que a estrutura de metal é mais sustentável por visar diminuir o consumo de recursos naturais e aumentar a sua reutilização.

Palavras-chaves: sustentabilidade, estruturas, impacto, aço e concreto.

INTRODUÇÃO

A Engenharia Civil vêm sofrendo valiosas mudanças em se tratando de Sustentabilidade, mudanças que têm revolucionado toda a estrutura das obras com diversas inovações, como materiais recicláveis ou ecológicos e, novas formas de fazer ou executar determinada obra a partir de tecnologias ambientais.

As estruturas mais utilizadas em obras de engenharia são as estruturas de metal e as estruturas de concreto que também se tornaram mais sustentáveis e, com o objetivo de comparar qual a estrutura causa um menor impacto ambiental, este estudo considera as principais vantagens e desvantagens de cada uma das estruturas e os principais componentes utilizados, com intuito de apresentar as dificuldades enfrentadas pela Engenharia Civil em preservar o meio ambiente.

Tanto a estrutura de metal quanto a estrutura de concreto possuem características próprias com grandes diferenças entre ambas, cada uma a sua maneira tem ou promove sustentabilidade.

METODOLOGIA

Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, porque parte da leitura, análise e interpretação de artigos científicas ligados ao tema. Quanto aos fins, considera-se explorátoria, pois ainda que o tema sustentabilidade na construção civil seja vasto, a não aprofundameto no ambito estrutural.

O levantamento foi feito utilizando os seguintes descritores: sustentabilidade na construção civil, produção do aço, produção do concreto, sustentabilidade do aço, sustentabilidade do concreto dentre outros.

IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELO AÇO.

O aço é um material produzido a partir de matérias-primas como o minério de ferro, o calcário e o coque que são fundidos em altas temperaturas, sendo que cerca de 60% deste processo feito em alto-forno e após é refinado no conversor de oxigênio que transforma o ferro fundido em aço. Depois de produzido o aço pode ser 100% reciclável.

Em cada tonelada de aço reciclável são poupados do meio ambiente 1,25 toneladas de minério de ferro, 630 kg de carvão e 54 kg de calcário diminuindo a quantidade de energia gerando menos resíduos e conseqüentemente reduzindo a quantidade de gases poluentes lançados na camada de ozônio. Devido ao desempenho do aço como potenciador reciclável e se tornando um material mais ecológico e até “amigo do ambiente”.

ESTRUTURA DE METAL MAIS SUSTENTÁVEL

As estruturas de metais têm características próprias que a faz mais sustentável, pois visam diminuir o consumo de recursos naturais, aumento a reutilização de recursos renováveis e recicláveis.

As maiores vantagens da estrutura de metal consistem em:

* estrutura leve;

* execução rápida;

* redução de cargas na base;

* menor gastos de fundação;

* alta resistência;

* flexibilidade e facilidade de desconstrução;

* preserva o solo;

* permite adaptações, reforços e ampliações com poucos transtornos e menores custos;

* produzem menores ruídos e poeira;

* não geram entulhos;

* a coluna de aço ocupa menor espaço.

As estruturas de metal também apresentam algumas desvantagens:

*medidas de proteção contra corrosão.

*medidas de proteção contra incêndios.

*custo elevado.

*manutenção periódica da pintura nas estruturas aparentes.

*apresentam maiores deformações.

*baixa liberdade arquitetônica.

*exige cuidados contra agressõess químicas.

Comparando as vantagens e as desvantagens desta estrutura, nota-se que ela é sustentável principalmente por causa das propriedades mecânicas do aço.

CONCRETO MAIS SUSTENTÁVEL

O concreto é um elemento heterogêneo composto por cimento, água e agregados como pedra, areia, que são misturados com o objetivo de torná-lo sustentável acrescenta-se outros subprodutos aos agregados, exemplo é a aderir resíduos de vidro cinza volante e mesmo a escória de alto-forno pode ser acrescentada a mistura. Há também o concreto ecológico que tem em sua composição agregados reciclados para sua produção.

O concreto não gera emissões, não utiliza em suas produções conservantes tóxicos, possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (157.9 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com