TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO ACERCA DO ENTENDIMENTO DOS MALEFÍCIOS DO MANEJO INADEQUADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS.

Por:   •  18/7/2019  •  Artigo  •  2.675 Palavras (11 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 11

UNIFESSPA- UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ

CARLOS FRANCISCO DOS SANTOS BRASIL

FERDINAN JUNIOR DA SILVA SOUSA

YURI ARAUJO CARRERA

ESTUDO ACERCA DO ENTENDIMENTO DOS MALEFÍCIOS DO MANEJO INADEQUADO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS.

STUDY ON THE UNDERSTANDING OF THE MALFUNCTIONS OF INADEQUATE SOLID WASTE MANAGEMENT.

Resumo:

Com o avanço tecnológico das indústrias e criações das máquinas para facilitar o trabalho do homem, os lados positivos de tais ações foram rapidamente reconhecidos. Contudo, houve também lados negativos que repercutem até nos dias atuais, dentre eles, os efeitos nefastos causados pelo acúmulo de resíduos sólidos, que geram problemas ambientais de longo prazo que ameaçam a saúde da natureza e da população. Desse modo, para melhor compreensão dos reais efeitos dos resíduos no ambiente, torna-se necessário observar os momentos de maior produção desses na história e assim salientar suas consequências nos dias atuais por meio de pesquisas bibliográficas. Exibir e problematizar os conceitos e a atual situação dos resíduos sólidos com base em leituras bibliográficas, além de analisar dados e a partir disso, gerar conclusões e conceber possíveis soluções para modificar o atual cenário de descaso com o meio ambiente, são os objetivos deste projeto de pesquisa.

Palavras chave: Resíduos, compreensão, analisar, acúmulo, manipulação.

Abstract:  With the technological advancement of industries and machine creations to facilitate man's work, the positive sides of such actions were quickly recognized. However, there were also negative sides that have repercussions even today, among them, the harmful effects caused by the accumulation of solid waste, which generate long-term environmental problems that threaten the health of nature and the population. Thus, to better understand the real effects of waste on the environment, it is necessary to observe the moments of greatest production of these in history and thus highlight their consequences in the present day. Displaying and problematizing the concepts and the current situation of solid waste based on bibliographical readings, besides analyzing data and from this, generating conclusions and conceiving possible solutions to modify the current scenario of neglect with the environment, are the objectives of this project of research.

Key words: Waste, understanding, analyzing, accumulation, manipulation.

1. Introdução:

 Desde o início das atividades mercantis que se intensificaram cada vez mais a partir do século XVIII, devido aos avanços tecnológicos vivenciados nessa época, a pouca preocupação do homem com o meio ambiente e o destino dos resíduos sólidos produzidos pelas grandes indústrias nos trouxe a uma realidade que hoje se torna conturbada, dadas a situações atuais de descaso com as consequências que o manejo inadequado dos  resíduos sólidos podem provocar. Desse modo, é notório observar que dinamicidade e a eficiência das produções de larga escala de produtos em geral torna o trabalho de boa manipulação de resíduos de tais produções um trabalho complexo, uma vez que, quanto maiores são os recursos utilizados, maiores são os resíduos e consequentemente mais difíceis são as manipulações destes para alguma seleção ou reciclagem.   

Com relação da boa manipulação dos resíduos Nelson Goveia (2012) enfatiza:

'​'O manejo adequado dos resíduos é uma importante estratégia de preservação do meio ambiente, assim como de promoção e proteção da saúde. Uma vez acondicionados em aterros, os resíduos sólidos podem comprometer a qualidade do solo, da   água e do ar, por serem fontes de compostos orgânicos voláteis, pesticidas, solventes e metais pesados, entre outros.''

 ​Acerca da situação atualmente vivida no cenário dos resíduos sólidos, a questão do impasse entre o manejo adequado desses resíduos e o manuseio irresponsável a fim de valorizar maiores lucros ainda persiste entre as grandes indústrias, isso se deve pela falta de fiscalização e o crescente descaso com o destino dos resíduos que por vezes são vistos como irrelevantes. Desse modo, as consequências se tornam cada vezes mais inevitáveis, tais como a poluição exacerbada das variáveis áreas (ruas, rios, bueiros). Que ressaltam os efeitos nefastos causados pelo descontrole de tais ações.

 

Desse modo, fica evidente que a boa manipulação dos resíduos em meio as modernas indústrias, pode não só trazer benefícios para o meio ambiente e para a saúde pública, mas também auxiliar em diversos setores, haja visto que a sua seleção de forma consciente traz vantagens de consumo e economia que   excede expectativas, pois a reciclagem de tais resíduos resulta em menos desmatamento e menor exploração ambiental e aumenta as expectativas de vida da população devido aos melhores destinos que a eles são atribuídos para serem processados. É fato que as medidas para assegurar a saúde pública e ambiental com relação ao assunto dos resíduos sólidos, já foram tomadas pela união como é dito na (​Lei 12.305/2010). Contudo ainda se                

observa um claro descumprimento de tais medidas, uma vez que as grandes indústrias, principalmente, pouco se preocupam com o destino dos resíduos sólidos agravando os efeitos nefastos que tais ações trazem.

 

Ante essa conjuntura, fica evidente que o comportamento humano negligente com relação às ações ecológicas de manipulação adequada de resíduos sólidos é enraizado desde a revolução industrial em   meados do século XVIII, e portanto, deve ser prontamente modificada, já que manusear os dejetos se torna relativamente prático com as novas tecnologias de reciclagem e separação de rejeitos.  

2. Método e materiais utilizados:

[pic 1]

Na busca pela compreensão dos reais malefícios do manejo inadequado de resíduos sólidos em áreas urbanas feitas por grandes indústrias e construções, toma-se por base revistas, sites de pesquisa, e artigos referentes ao assunto, tais como: ANNPAS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, SCIELO- Site de busca de artigos, Revista Acadêmica Oswaldo Cruz. Também é utilizado como auxilio bibliográfico normas como, ABNT – Associação brasileira de normas e técnicas nº 10004 e a CONAMA  - Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 307. Utilizando o método evidenciado, busca-se também entender porque o manejo adequado de resíduos sólidos se torna tão tardio nas grandes indústrias e construções, e mesmo assim, esse manejo é tão necessário para o bom desenvolvimento sustentável do meio ambiente e da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (217.6 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com