TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do Grau percepção e entendimento sobre sustentabilidade em empresa

Por:   •  15/9/2017  •  Artigo  •  3.495 Palavras (14 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 14

Estudo do grau percepção e entendimento sobre sustentabilidade em empresa.

DAIANA SILVEIRA DE ARAUJO

Resumo

Este estudo visou analisar o grau de percepção e entendimento sobre sustentabilidade dos funcionários, de todos os setores de uma clínica médica na cidade de Porto Alegre/RS, e se esse conceito está alinhado com a cultura organizacional da empresa. Para isso foi preciso analizar os conceitos de sustentabilidade, de percpeção e entendimento, cultutura organizacional, e entender o que é organização empresarial e a relação no cruzamento de todos esses conceitos na prática. O estudo foi feito através de uma pesquisa documental, bibliográfica e exploratória, de caráter qualitativo e foi utilizado o método de estudo. A coleta de dados dos integrantes da organização foi através de entrevistas individuais e dinamicas de grupo, com o objetivo de preencher um formulário a fim de analisar e graduar o entendimento sobre sustentabilidade dos mesmos. O que consegui averiguar é que existe relação entre a cultura organizacional e a percepção e o entendimento dos colaboradores.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Cultura Organizacional. Percepção.

1. Introdução

Quando falamos em sustentabilidade a primeira preocupação que vem a cabeça é de que forma deixaremos nosso planeta para as próximas gerações e foi pensando nisso que foi idealizada essa pesquisa. A ideia era analisar uma empresa que atua em uma fatia bastante expressiva na área da saúde, área que é resposavel por resíduos altamente perigosos. É crescente a preocupação das empresas e de grandes organizações em todo o mundo quanto ao impacto causado à natureza e à sociedade pelo homem e por suas atividades. Na saúde isso não é diferente, investimentos em tecnologias ecoeficientes capazes de garantir a excelência dos processos de assistência à saúde e ao mesmo tempo, consumir menos recursos naturais esgotáveis. (BORTOLON, 2010)

O tema foi analisar o grau de percepção e entendimento sobre sustentabilidade em uma clínica médica de traumatologia e ortopedia. A proposta foi analisar uma clínica especifica na cidade de Porto Alegre/RS.

O objetivo geral foi entender qual o grau de percepção e entendimento sobre sustentabilidade dos colaboradores. Os objetivos especificos são analisar o conceito de percepção e como seria possível graduá-los, analisar sobre o conceito de cultura organizacional e verificar o que é organização empresarial. Para isso inicialmente foi necessário um estudo do que foi pesquisado e publicado nessa área, estudo que é demostrado no próximo capítulo.

2. Referencial Teórico:

Nesse capítulo será apresentado o referencial teórico estudado com o objetivo de embasar a pesquisa, onde os temas abordados foram: o conceito de percepção e entendimento, o conceito de cultura organizacional, organização empresarial e a relação entre o entendimento e a aplicação de atividades sustentáveis.

2.1 O conceito de percepção e como graduá-los.

A percepção é a função que permite ao organismo receber, elaborar e interpretar a informação que chega do meio em que a pessoa vive através dos sentidos. Os especialistas asseguram que a percepção é o primeiro processo cognoscitivo, que permite ao sujeito a capacidade de perceber. Podemos traduzir a percepção como um sentimento, uma sensação, o fato de sentir o que esta a sua volta.

O entendimento é um dos aspectos essenciais no processo de conhecimento por parte do sujeito. Uma faculdade que mostra a relação entre a mente e o objeto através do exercício de conhecer (FISCHER, 2002).

O que podemos ver nesses dois processos é que pode existir percepção sem entendimento, mas não se podemos ter um entendimento sem a percepção.

Trazendo isso para dentro de uma organização temos os aspectos individuais (conhecimento, percepção, entendimento) que são elementos os quais precisam ser desenvolvidos individualmente com os colaboradores para que eles se engajem em ações de sustentabilidade, no caso do nosso projeto de pesquisa (FISCHER, 2002).

Estes indicadores podem ser medidos e identificados, o quanto um indivíduo pode estar mais ou menos suscetível a participar de atividades, como por exemplo, a minimização o consumo de energia. O importante é que a empresa tem, não só de fazer com que seus colaboradores percebam a necessidade do mundo em ser sustentável. São necessários planos de ação que os incentivem e os façam entender essa necessidade para que assim os indivíduos da organização se engajem nesse plano, e a sustentabilidade se torne um dos pilares da cultura da empresa, e que isso seja realmente aplicado (ZIMATH, ZIMMERMANN; SILVEIRA, 2009).

 Levando em conta que o conceito desenvolvimento sustentável vem sendo interpretado das maneiras mais diversas, sempre dependendo dos interesses específicos do usuário, notou-se que há problemas no conceito teórico de graduação e segundo (FENZL, 2009) isso se deve ao grande número de pontos de vista, do alto nível de abstração e a falta de elementos operacionais capazes de medir concretamente um comportamento. O que se entende por sustentabilidade também é um fator de desenvolvimento continuo, por isso altamente variável.

2.2 Cultura organizacional

A Cultura Organizacional é um conjunto dos pressupostos básicos, de um dado grupo, esse descobriu ou desenvolveu processos para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, tornam-se um conjunto de normas, ideologias e objetivos, assim sendo, são repassados aos demais membros da organização. Com a constante disseminação e renovação dessa cultura, poderemos ter uma ideologia institucional, que nada mais é do que a certeza de que direção, gestores e níveis operacionais estão em harmonia e trabalham para os mesmos objetivos (IRANI, BECKER, 2004).

Em (IRANI, BECKER, 2004) a definição de cultura organizacional como um ativo psicológico que pode prever o que ocorrerá com os ativos financeiros num determinado período de tempo.

As organizações criam sua própria cultura e isto pode e deve interferir diretamente no desempenho dos indivíduos, e consequentemente na capacidade de a empresa ser sustentável. Pois, segundo (SILVA, ZANELLI, 2004) os valores básicos que são compartilhados dentro de uma organização influenciam o modo como os seus membros sentem, pensam e agem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com