TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS

Por:   •  18/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 6

OBJETIVO

        Aumentar a produtividade e produção de um dispositivo de fabricação de “churrasquinho” de kafta e definir o melhor método de trabalho analisando e estudando os tempos necessários para realização de cada operação através da padronização dos tempos e movimentos de trabalho.

ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS

        O estudo de tempos e movimentos é definido como o estudo sistemático dos sistemas de trabalho com o objetivo de projetar o melhor método de trabalho, padronizar este método e determinar o tempo gasto por uma pessoa para executar uma operação específica.

Para a determinação do tempo padrão deve-se realizar a cronometragem separadamente de cada movimento da operação, o procedimento deve seguir alguns passos:

  • Obter informações sobre operador e operação em estudo;
  • Dividir a operação em elementos e registrar a descrição completa do método;
  • Observar e registrar o tempo gasto pelo operador;
  • Determinar o número de ciclos a serem cronometrados;
  • Avaliar o ritmo do operador;
  • Verificar se foi cronometrado um número suficiente de ciclos;
  • Determinar tolerâncias;
  • Determinar o tempo padrão para as operações.

KAFTA CANO

        O Kafta cano (figura1) é um dispositivo pensado e elaborado para a fácil e ágil produção de churrasquinhos de kaftas (figura2), o mesmo possui boa utilidade no dia-a-dia para o mercado de vendedores ambulantes de churrasco. A montagem do aparelho não apresenta dificuldades durante o seu processo pelo operador, podendo ser executada de múltiplas formas. A aquisição dos seus componentes é de fácil acessibilidade podendo ser encontrada em qualquer loja de matérias de construção. Pelo dispositivo final ser pequeno e leve, o mesmo apresenta fácil transporte e maneabilidade.

        O produto é constituído de no mínimo 80% (oitenta por cento) de material PVC, sendo eles: 1(um) redutor para cano de 75mm x 50mm (figura3), 1(um) redutor para cano de 50mm x 25mm (figura4), 1 (um) “joelho” de PVC de 25mm (figura5), 2 (dois) tubos de cano PVC de 25mm de diâmetro (figura6). A parte restante do dispositivo é constituída de 1 (um) espremedor de batata de inox (figura7).

FLUXOGRAMA DE PROCESSOS

O fluxograma é um diagrama utilizado para representar a sequência dos processos, através de símbolos gráficos. Os símbolos proporcionam uma melhor visualização do funcionamento do processo, ajudando no seu entendimento. Cada símbolo utilizado no diagrama representa uma etapa a ser realizada no processo como demonstrado a seguir:

[pic 1]

        O fluxograma do Kafta cano foi construído de acordo com todo o processo, desde fabricação dos componentes até a montagem final do produto.

[pic 2]

ESTUDO DE TEMPOS E MOVIMENTOS DO KAFTA CANO

        O estudo de tempos e movimentos do dispositivo foi realizado apenas na parte da montagem do produto, foi-se considerado que a fabricação ocorre em outro setor da empresa.

Fator de Eficiência

O fator de eficiência tem como objetivo a normalização do tempo médio cronometrado. Para a definição do mesmo foram analisados o esforço e a habilidade do operador, onde a habilidade é a destreza a execução da tarefa, e o esforço é a vontade, empenho na realização da tarefa. A habilidade do operador foi considerada regular a nível E1: adaptado relativamente ao trabalho, comete erros e seus movimentos são quase inseguros. Já o esforço do operador foi considerado normal: trabalha com constância e se esforça razoavelmente. Assim, o valor do fator de eficiência a ser adotado foi de 0,95 conforme a tabela:[pic 3]

        Fadiga Mental e Física

        A fadiga é a incapacidade de um trabalhador de exercer atividades corriqueiras na normalidade, por causa de uma ampliação exagerada do esforço físico ou mental. A fadiga muscular é causada pelo esforço extremo e repetitivo dos músculos. A intensidade da atividade física, os fatores ambientais (temperaturas muito elevadas ou baixas, por exemplo), e a condição das fibras musculares, também são alguns fatores que ajudam a definir o grau da fadiga muscular. A fadiga mental está intrincadamente relacionada ao stress. O esforço constante e repetitivo do cérebro em atividades intelectuais ou que necessitam de um alto nível de concentração, também contribuem para o esgotamento mental.

        A fadiga mental foi considerada de grau leve, tendo abono de 0,60%. A fadiga física também foi considerada de grau leve com abono de 3,60%, conforme as tabelas de fadiga. Sendo assim o fator de fadiga assume um valor total de 4,2%.

[pic 4]

        Não houve cálculo de recuperação de fadiga pelo fato de que a operação não utiliza de meios automáticos.

Abono por Monotonia

        O abono por monotonia é usado de acordo com o ciclo da operação, quanto menor o ciclo de operação maior o valor de abono utilizado. O abono utilizado para a montagem do Kafta Cano foi de 2,10%, conforme a tabela a seguir:[pic 5]

Tolerância Pessoal

Foi considerada uma tolerância pessoal de 5%.

Montagem

        No estudo dos tempos e movimentos foram analisados três modos de montagens diferentes, para assim serem analisados, estudados e avaliados e assim ser selecionado o melhor método de montagem.

Montagem por Ordem de Cores

Descrição:

  1. Pegar as 6 peças e colocar na área de montagem;
  2. Pegar peça cinza e peça marrom e fixa-las (formando peça 1);
  3. Com a peça 1 ainda na mão, pegar a peça preta e fixar na peça 1;
  4. Com a peça 1 ainda na mão, pegar a peça amarela e fixar na peça 1;
  5. Com a peça 1 ainda na mão, pegar a peça azul/vermelha e fixar a parte vermelha na peça 1;
  6. Com a peça 1 ainda na mão, pegar a peça bege e fixar na peça 1 (formando a peça completa);
  7. Colocar a peça completa de lado.

        Montagem por Partes (Aprimoramento das Cores)

Descrição:

  1. Pegar as 6 peças e colocar na área de montagem;
  2. Pegar peça cinza e peça marrom e fixa-las (formando peça 1);
  3. Com a peça 1 ainda na mão, pegar a peça preta e fixar na peça 1, deixar a peça 1 de lado;
  4. Pegar a peça amarela e a peça azul/vermelha e fixar a amarela na parte vermelha (formando a peça 2);
  5. Com a peça 2 ainda na mão, pegar a peça bege e fixar na parte azul da peça 2;
  6. Com a peça 2 ainda na mão, pegar a peça 1 e fixar a parte amarela encaixada na azul da peça 2 na parte preta da peça 1;
  7. Colocar a peça completa de lado.

 Montagem por Partes (Ordem de caixas numeradas)

Descrição:

  1. Pegar uma peça (mão esquerda) na caixa 1 e uma peça na caixa 2 (mão direita), e fixa-las (formando peça 1)
  2. Com a peça 1 ainda na mão, pegar uma peça na caixa 3 e fixar na peça 1e deixar a peça 1 de lado
  3. Pegar uma peça na caixa 4 e uma peça na caixa 5 e fixar na parte pintada de vermelho da peça da caixa 5 (formando a peça 2)
  4. Com a peça 2 ainda na mão, pegar uma peça na caixa 6 e fixar na parte pintada de azul na peça 2
  5. Com a peça 2 ainda na mão, pegar a peça 1 e fixar a parte da peça encaixada no azul da peça 2 na peça 1
  6. Colocar a peça de lado

Cálculos e Resultados

Tempo Padrão (horas por peça)

Ordem das cores

Por partes (Aprimoramento das Cores)

Por partes (Ordem de caixas numeradas)

0,00987

0,00968

0,00674

Através do estudo de tempos e movimentos das operações, obteve-se um tempo padrão em segundos para montagem de uma peça. Com a realização desse estudo pode-se calcular a produção horária, produtividade e taxa de ocupação do operador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (435.3 Kb)   docx (311.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com