TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DO ESTUDO DE MOVIMENTOS E TEMPO NA PECUÁRIA LEITEIRA

Por:   •  15/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 11

APLICAÇÃO DAS TÉCNICAS DO ESTUDO DE MOVIMENTOS E TEMPO NA PECUÁRIA LEITEIRA.

Davi Magalhães Souza

José Mauro Duarte Junior

Michelle Andrade de Pádua

RESUMO

Este projeto aborda a medição de silos em tempo real. Tal abordagem se faz necessária para que a empresa ganhe tempo, precisão em suas medições e maior confiabilidade em seu estoque. A ideia é dispor um scanner 3d, sendo este, um sistema que mede praticamente qualquer tipo de material sólido. O scanner realiza medições volumétricas e precisas do ambiente em locais de difícil acesso, em que produz os dados que será convertido em estoque real, e sua utilização reduz consideravelmente o tempo de resposta dos resultados. Sendo o público alvo o setor agrícola, em especial empresas que contém silos e necessitam de monitoramento, o presente projeto é um ótimo investimento para levantamento de estoque.

Palavras-chave: Tempos e movimentos, leite, agronegócio.

1. INTRODUÇÃO

O estado de Minas Gerais, apresenta um forte crescimento no setor agropecuário, em 13 anos cresceu 142,1% do PIB mineiro (FEAMG, 2016). O engenheiro de produção deve-se adaptar a esse cenário, utilizar seus conhecimentos e técnicas para ajustar a esse novo mercado.

Conforme a pesquisa realizada pelo IBGE (2017), o Produto interno Bruto (PIB) do agronegócio compreende 23% a 24% no Brasil, esse resultado da agropecuária reflete, principalmente, a atual safra de grãos. Destaca-se um conjunto de produtos agrícolas que vem puxando o crescimento tais como algodão, arroz, cana-de-açúcar, laranja, mandioca, milho, soja e uva. Na pecuária, destaque para suínos e leiteira.

Com o objetivo de melhorar o tempo de produção de uma fazenda leiteira utilizando como o estudo de tempos e movimentos para embasar nossa proposta de melhoria. Com a aplicação da cronometragem do processo de ordenha, para que nos possibilite enxergar melhor o processo e com isso tomar uma decisão para que haja uma redução de tempo e assim tendo um ganho com a disponibilidade e limpeza do local de maneira mais rápida e eficiente.

O estudo realizado tem grande importância pois é uma oportunidade de vincular técnicas utilizadas em uma produção industrial e aplica-las no setor agrícola, apresentando que estas ferramentas são versáteis, pode contribuir em qualquer setor ou área de desenvolvimento de serviços e recursos.

O estudo aborda uma metodologia hipotético-dedutiva, ou seja, detectar o problema no setor de ordenha na visita realizada na Fazenda da Cobiça e coletar dados quantitativos por meio de cronometragem do processo, de modo a apresentar graficamente essas informações obtidas e buscar a melhor tomada de decisão para a realização de uma melhoria.

O artigo está disposto em três partes. A primeira aborda o de forma superficial os estudos do tempos e movimentos de modo que se tem um foco maior nos conceitos principais para o embasamento do estudo. Decorrente, se faz uma breve descrição da Fazenda da Cobiça onde apresenta sua localização e produção e um detalhamento do processo a ser estudado e melhorado. E finalmente apresenta-se os dados da pesquisa realizada e a proposta de melhoria.

2. ESTUDO DE TEMPO E MOVIMENTO

O termo estudo de tempos introduzido por Taylor, foi usado principalmente para a determinação de tempos-padrão e o estudo de movimentos, desenvolvido pelo casal Gilbreth, foi empregado na melhoria de métodos de trabalho (BARNES, 2008, p. 01). Ainda segundo Barnes (2008), ele refere a estudo do tempos e movimentos como um estudo detalhado de um sistema produtivo, com os seguiste objetivo:

Desenvolver o sistema e o método preferido, usualmente aquele de menor custo;

Padronizar esse sistema e método;

Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e treinada, trabalhando em ritmo normal;

As técnicas utilizadas no dão total suporte para o reconhecimento de falhas na produção e de grande auxilio para setores de melhorias em empresas e assim aumentando seus lucros e podendo diminuir seus gastos.

O estudo de tempo e movimentos apresenta grandes considerações em meios literários, mas tem suas desvantagens onde alguns autores criticam essa técnica e assim aumenta os debates para a evolução do mesmo. Slack (2002), apresenta alguns pontos:

As ideias que se baseia o tempo-padrão não podem ser definidas com precisão, visto que é questionável a certeza de que alguém pode ter clareza sobre a definição de trabalhadores qualificados, ou tarefas especificadas e, especialmente, sobre nível de desempenho;

Considera a hipótese de que se consiga seguir tais definições, o que se provoca é uma definição de trabalho excessivamente rígida, resultado contraditório com a ideia atual de que a maioria dos trabalhos modernos exige algum elemento de flexibilidade, o que se torna difícil de alcançar com trabalhos rigidamente definidos;

A utilização de cronômetros para medir seres humanos é degradante e contra produtivo, ou seja, na melhor das hipóteses, é uma atitude intrusiva; na pior, faz com que as pessoas se sintam como “objetos de pesquisa”;

O procedimento de avaliação de ritmo implícito no estudo do tempo é subjetivo e, normalmente, arbitrário e sem outra base, além da opinião da pessoa que realiza o estudo;

O estudo do tempo é fácil de manipular, pois é possível para os empregadores trabalharem com o tempo necessário até atingirem o que leve a um custo particular, assim como funcionários experientes podem também “atuar” para enganar a pessoa que mede os tempos.

Para que o estudo do tempos e movimentos tenha sucesso é necessário que haja uma excelente coleta de dados, ou seja, uma cronometragem do processo escolhido. Onde no próximo tópico iremos abordar este tema.

2.1. Cronometragem

A coleta de dados e uma parte importante para os estudos, e nela que será baseado toda a melhoria do processo, Banes (2008), afirma que, cronometragem direta é o método mais utilizado nas industrias para medir os tempos de trabalho.

Conforme Francischini (1998), ele sugere que para cronometragem de coleta de dados para o estudo do tempo e movimentos existe alguns passos para se seguir e assim alcançar um melhor resultado:

Obter informações sobre a operação e o operador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com