TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO – HUMANIDADES

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO – HUMANIDADES – 2º CICLO

01 ) As cidades surgiram como centro das civilizações, e acompanharam a história humana desde a Antiguidade até os dias atuais. Escreva o objetivo da constituição das cidades na Antiguidade.

02) A Grécia é considerada o berço da civilização ocidental. A partir do texto, descreva as cidades gregas na Antiguidade.

03) Com as invasões dos povos bárbaros e a destruição que inicialmente acarretaram, os habitantes destes locais se viram forçados a irem para o campo atrás de refúgio e segurança em terras de latifundiários. Da criação de comunidades nestes latifúndios verificou-se a formação dos feudos, que deram o caráter rural ao período medieval. Dessa forma aconteceu a ruralização da região. Explique a consequência dessa ruralização.

04) No final da Idade Média, com o renascimento comercial e urbano no interior do continente europeu, as cidades voltaram a se desenvolver – agora a partir dos burgos –, como centros comerciais e culturais, além de verem desenvolver o capitalismo industrial. Com base no texto, percebe-se que um exemplo disso é o caso Inglês. Explique-o.

05) O advento da Revolução Industrial, somado à centralização da administração do Estado, deu impulso à urbanização de vastos espaços territoriais , levando à necessidade de criar políticas de planejamento e urbanização. Por quê isso aconteceu?

06) A partir dos estudos em sala, escreva um conceito para URBANIZAÇÃO.

07)  O processo de formação das cidades ocorre desde os tempos do período neolítico. No entanto, sob o ponto de vista estrutural, elas sempre estiveram vinculadas ao campo, pois dependiam deste para sobreviver. O que muda no atual processo de urbanização capitalista, a partir do século XVIII?

08) O processo de urbanização no contexto do período industrial estrutura-se a partir de dois tipos de causas diferentes: os fatores atrativos e os fatores repulsivos. Explique e exemplifique as causas acima.

09) Leia o texto abaixo e responda às questões assinalando a alternativa correta:

Segundo o Relatório Mundial de Acompanhamento 2013 dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) sobre a América Latina e Caribe, a urbanização é um estímulo importante para retirar os cidadãos da pobreza e promover o desenvolvimento. O documento avalia o progresso dos países da região no alcance dos ODM.

Levando em conta que mais de 80% dos bens e serviços mundiais são produzidos nas cidades, os países com elevados níveis de urbanização, desde a China até os da América Latina, desempenharam um papel essencial na redução da pobreza. No entanto, o relatório adverte que, se a urbanização não for administrada de modo adequado, também poderá gerar um crescimento descontrolado de favelas, doenças e delinquência.[...]

As áreas urbanas oferecem empregos mais bem remunerados e serviços básicos. Por esta razão, os pobres rurais estão dispostos a migrar e pagar para ter acesso a serviços essenciais. No Brasil, os trabalhadores rurais, cujo salário mínimo é de cerca de sete reais por hora, estavam dispostos a migrar e pagar 420 reais por ano para acesso a melhores serviços de saúde, 87 reais por água limpa e 42 reais por eletricidade.

Organização das Nações Unidas no Brasil. Urbanização adequada pode reduzir pobreza na América Latina e Caribe, diz ONU. Disponível em ONU.org

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com