TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DOS MOVIMENTOS EM UMA INTERSEÇÃO SEMAFORIZADA

Por:   •  8/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO

O presente documento consiste na descrição da pesquisa de campo realizada no âmbito da disciplina Egenharia de Tráfego e Urbano do curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sendo partes integrantes do relatório: a descrição do objetivo do trabalho, a identificação da área de estudo, descrição da pesquisa realizada e apresentação de resultados.

OBJETIVO

Tendo em vista os conhecimentos sobre tráfego e estudo de tráfego explanados em sala de aula, realizou-se uma contagem de carros com os movimentos de veículos que aconteciam em um trecho semaforizado da Avenida Engenheiro Roberto Freire, localizado nas proximidade aos Supermercados Nordestão e Hiper, como pode ser observado na Figura 1.

Figura 1 – Vista aérea do local de realização das contagens de tráfego

A pesquisa consistia em identificar o fluxo de veículos que trafegam em tais ruas, sendo estas consideradas umas das principais vias da cidade, em um dos horários considerado de grande movimentação, ou, como dito popularmente, “horário de pico”. O local abrange cinco movimentos, sendo estes:

MOVIMENTO 01 – AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE – EM FRENTE – SENTIDO VIADUTO/VIA DIRETA;

MOVIMENTO 02 – AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE – CONVERSÃO À ESQUERDA PARA AV. AYRTON SENNA;

MOVIMENTO 03 – AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE – EM FRENTE – PRAIA DE PONTA NEGRA;

MOVIMENTO 04 – AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE – CONVERSÃO À ESQUERDA – SENTIDO VIADUTO/VIA DIRETA;

MOVIMENTO 05 – AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE – CONVERSÃO À DIREITA – SENTIDO AYRTON SENNA.

Com esta atividade extra classe tem-se o objetivo de: elaborar mapas temáticos e diagnosticar o sistema viário, além de produzir fluxograma de tráfego, baseando-se na localização e nos dados adquiridos; descrever os processos metodológicos para realização de contagem volumétrica e planejamento de pesquisa e contagem de tráfico, tendo em vista a logística utilizada para desenvolver a contagem, locando os discentes em um “posto” que permitisse visualização eficiente de ambos os movimento; elaboração de formulários e relatório.

DESCRIÇÃO DA PESQUISA REALIZADA

Tipo de pesquisa e Metodologia

A pesquisa de tráfego foi realizada através dos estudos dos movimentos na interseção. Para isso, usou-se como base o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume 5: Sinalização semafórica, juntamente com as notas de aula (que apresentam respaldo no próprio manual).

No dia 14/05/2015 às 16h, os alunos do grupo se posicionaram em frente ao Supermercado Nordestão, próximo à faixa de pedestres. A contagem foi realizada para os movimentos 1 e 2, que foram considerados limitantes para o controle semafórico já existente no local e ocorreu 1h antes e uma hora após o horário de pico, considerado às 17h, de modo que se permaneceu no local das 16h às 18h.

Identificação dos movimentos e posto de contagem

A identificação dos movimentos foi realizada previamente, de modo à direcionar a pesquisa que seria realizada em campo. Desta forma, apesar da existência de 5 movimentos, percebeu-se que o semáforo era voltado para apenas dois estágios, o que justificaria uma pesquisa em apenas 2 movimentos, que poderiam ser caracterizados como os mais críticos para o local. Sendo assim, optou-se por escolher o Posto A, conforme indicado na Figura 2, que tornaria possível a contagem dos Movimentos 1 e 2.

Figura 2 – Esquema dos movimentos e localização do posto de contagem volumétrica

Legenda:

Posto:

A – EM FRENTE AO NORDESTÃO.

Movimento

01 – AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE – EM FRENTE – SENTIDO VIADUTO OU VIA DIRETA;

02 – AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE – CONVERSÃO À ESQUERDA PARA AV. AYRTON SENNA OU RETORNO PARA A PRÓPRIA ROBERTO FREIRE;

– AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE – EM FRENTE – PRAIA DE PONTA NEGRA;

– AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE – CONVERSÃO À ESQUERDA – SENTIDO VIADUTO OU VIA DIRETA;

– AV. ENGENHEIRO ROBERTO FREIRE – CONVERSÃO À DIREITA – SENTIDO AYRTON SENNA.

Estágios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com