TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXCELÊNCIA NA REALIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM PROJETO DE FUNDAÇÕES: COMO ATINGIR?

Por:   •  11/5/2018  •  Artigo  •  4.780 Palavras (20 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 20

EXCELÊNCIA NA REALIZAÇÃO E EXECUÇÃO DE UM PROJETO DE FUNDAÇÕES: COMO ATINGIR?

                                                                    1 Dimitri Kedzierski Rodrigues

                                                           2 Gabriel Weslley Conte

                                                  3 Tarik Reus Nissr

                                                             4 Julio Filla                                      

RESUMO

As barragens, que são caracterizadas como obstáculos artificiais para retenção de líquidos, como água, rejeitos, detritos, têm a função de reter e controlar o fluxo de água, podem variar em tamanho desde pequenos maciços de terra, utilizados geralmente em fazendas, até grandes estruturas de concreto, para fins de produção de energia e estocagem de água, por exemplo. Normalmente, essas barragens representam um grande potencial de risco, por conta da possibilidade delas se romperem e acarretar agravantes socioeconômicos e ambientais. Para garantir a segurança de uma barragem, é necessário que uma gestão de riscos seja implantada, seguindo os padrões estabelecidos pela Lei nº12.334/2010, regulamentando com isso as ações de segurança a serem empregadas nas fases de planejamento, projeto, construção, primeiro enchimento e primeiro vertimento. O presente trabalho apresenta os impactos que uma barragem pode vir a causar, especificando as medidas necessárias para implantação, com o intuito de diminuir a possibilidade de acidentes e suas consequências, além de regulamentar as ações e padrões de segurança, garantindo com isso a estabilidade da estrutura, assim como a instrumentação utilizada para o monitoramento da mesma.

PALAVRAS-CHAVE: Barragem, Água, Segurança, Risco, Estrutura.


ABSTRACT


        The Dams, which are characterized as artificial obstacles to retention of liquids, such as water, tailings, debris, have the function of retaining and controlling the flow of water, can vary in size from small masses of land, usually used on farms, to large concrete structures for the purposes of energy production and water storage, for example. Normally, these dams represent a great potential of risk, due to the possibility of them breaking down and causing socioeconomic and environmental aggravating factors. To ensure the safety of a dam, it is necessary that a risk management be implemented, following the standards established by Law Nº 12334/2010, regulating with this the safety actions to be employed in the planning, design, construction, first filling and first pouring. The present work show the impacts that a dam can cause, specifying the necessary measures for implementation, in order to reduce the possibility of accidents and their consequences, besides regulating the actions and safety standards, thus guaranteeing the stability of the structure, as well as the instrumentation used to monitor it.

KEY-WORDS: Dam, Water, Safety, Risk, St


INTRODUÇÃO        

        Uma barragem é compreendida como qualquer estrutura em um curso temporário ou permanente de água, cuja função é garantir que haja contenção ou acumulação de substâncias líquidas ou de misturas de líquidos e sólidos. O seu uso é voltado para o abastecimento de água em áreas agrícolas, industriais, residenciais, de produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.

        Segundo COLLE (2008), são muitos os casos de rompimento de barragens, que acarretam riscos e prejuízos para a sociedade, desde as estruturas mais simples, utilizadas por pequenos proprietários de terra, até barragens de rejeitos, como a de uma mineradora que rompeu no Rio Fubá, um dos subafluentes do Rio Paraíba do Sul, em Minas Gerais, em janeiro de 2007.

        A lei Nº 12.334, implantada no dia 20 de setembro de 2010, estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), e a criação do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), com o intuito de regulamentar e fiscalizar todas as atividades referentes à execução de uma barragem, desde os estudos preliminares, fase de projeto e a consequente operação no processo construtivo.

        Para que haja o controle de segurança de uma barragem que essas leis entram em ação, estabelecendo parâmetros, diretrizes e condições para o licenciamento, construção, manutenção, ampliação, cadastramento, operação, encerramento e recuperação das barragens de rejeitos da mineração.

        O objetivo deste trabalho é abordar todas as questões referentes à segurança de uma barragem, sejam eles voltados para o provável impacto socioambiental que o mesmo pode provocar, como os riscos referentes à instalação e operação de uma barragem de rejeitos.

DESENVOLVIMENTO

  1. REFERENCIAL HISTÓRICO

        As barragens sempre tiveram, desde o início da sociedade, importância no desenvolvimento do ser humano, uma vez que era usada para lutar contra a falta de água em épocas em que a seca predominava ou em casos de inundação, como é o caso da Represa de Assuã, localizada no Egito, concluída no ano de 1970, que se caracterizou por acabar com o ciclo inundação-estiagem, na região do rio Nilo, permitindo ainda a exploração de uma energia renovável.

        Por conta do processo de Revolução Industrial, houve uma acelerada necessidade de construção de barragens, uma vez que com o aumento populacional, isso gera uma respectiva necessidade de geração de energia e disposição de rejeitos. E, por conta dessa prática se tornar cada vez mais comum, ocorre uma consequente melhoria na área de projeto e execução do mesmo.

        No Brasil, destaca-se a Usina Hidrelétrica de Itaipu, onde a estrutura da barragem serve para represar a água e obter o desnível de 120 m, permitindo a operação das turbinas. Na parte superior da barragem principal, estão localizam-se as tomadas de água, estruturas com comportas, que possibilitam que a água passe por elas e condutos forçados, alcançando a caixa espiral, fazendo com que a turbina gire. A barragem da Itaipu possui 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (315 Kb)   docx (550.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com