TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO AVALIATIVO – PROCESSO GMAW – GASES DE PROTEÇÃO

Por:   •  7/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

EXERCÍCIO AVALIATIVO – PROCESSO GMAW – GASES DE PROTEÇÃO

 

1) Defina potencial de ionização.de um gás de proteção. Qual sua influência no arco elétrico?

Quando o gás é submetido a altas temperaturas inicialmente ocorre a dissociação dos átomos e na sequência a ionização que é a perda de elétrons da camada de valência, tornando o átomo um íon, carregado positivamente. O potencial de ionização indica quanto de energia é necessária para transformar um átomo em íon.

A influência do PO é observada na abertura do arco, na capacidade do arco em conduzir corrente elétrica e em sua estabilidade que são determinados de acordo com a facilidade de ionização dos gases.

  1. Como a condutividade térmica do gás de proteção influencia a transferência metálica e o perfil do cordão. Quais gases apresentam menor e maior condutividade térmica, respectivamente?

Condutividade térmica do gás de proteção o está relacionada com a quantidade de calor transferido no arco elétrico devido ao choque das partículas da coluna de plasma, sendo assim quanto maior a CT, para um mesmo valor de corrente, maior o calor gerado no arco e maior a largura e reforço do cordão. O modo de transferência também é influenciado sendo que uma maior CT favorece a transferência globular.  

 

Maior CT – hidrogênio

Menor CT – argônio

 

[pic 1] 

  1. Com respeito ao potencial de oxidação dos gases de proteção, como esta propriedade afeta a composição química do metal de solda? Qual a consequência destas variações de composição química para o metal de solda? Como o PO influencia na seleção do metal de adição?

Um alto PO aumenta o conteúdo de oxigênio no metal de solda e consequentemente aumenta as perdas de elementos por oxidação.  Um metal de solda com menor teor de elementos de liga apresentará propriedades inferiores. Um alto PO do gás de proteção exige maiores teores de elementos desoxidantes no metal de adição.

 

  1. Qual a importância de uma atmosfera gasosa oxidante na soldagem dos aços do ponto de vista de estabilidade do arco?

A presença de camadas oxidadas sobre o catodo permite a emissão a frio de elétrons aumentando a estabilidade do arco.

  1. Qual o objetivo de se usar misturas de gás na formulação do gás de proteção?

Obter uma boa associação de características de estabilidade do arco e perfil e aspecto do cordão de solda, bem como propriedades mec6anicas adequadas.   

  1. Qual a influência da adição de H2 à mistura de gás de proteção?

Devido à sua lata condutividade térmica proporciona maior quantidade de calor no arco diminuindo a taxa de resfriamento da solda e consequentemente sua dureza. Ë um gás redutor, portanto proporciona um cordão livre de oxidação.  Aumenta também a penetração do cordão.

  1. Qual o efeito da adição de N2 no gás de proteção para soldagem de aços inoxidáveis austeníticos?

Na soldagem do aço inoxidável, o N2 é um elemento estabilizador da austenita, portanto diminui a tendência a formação de ferrita. Este também favorece as propriedades mecânicas e de resistência à corrosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (150.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com