TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO ESCOLAR: RESSIGNIFICANDO O PROCESSO AVALIATIVO MEDIANTE A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  1/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 9

FACEM – Mestrado em Ciências da Educação

Pólo Assu

Disciplina: Pesquisa em Educação I – II

Docente: Prof. Dr. Damião Carlos

Discente: Rosângela Sâmara Rodrigues dos Santos

AVALIAÇÃO ESCOLAR: RESSIGNIFICANDO O PROCESSO AVALIATIVO MEDIANTE A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

A educação ao longo dos anos vem se constituindo em campo potencial para investigação no que diz respeito a mudanças e transformações no contexto do ensino e da aprendizagem, por isso justifica-se a escolha desse tema por compreender sua relevância no contexto educacional no decorrer do tempo. E sabendo que esse processo é dinâmico e contínuo, é importante refletir sobre o processo avaliativo, considerando as mais diferentes nuances deste. Os mais diversos temas são discutidos, refletidos, e a avaliação escolar tem se constituído em objeto de investigação relevante. Para que este tema seja então verdadeiramente relevante, é preciso que a avaliação seja entendida como ação que conduz à reflexão, e não instrumento que exclui, classifica e rotula os alunos. Então, a avaliação escolar deve ser entendida como meio para sanar impasses no processo ensino aprendizagem. Assim, por meio de uma análise qualitativa, busca-se explorar a questão avaliativa desmistificando-a, e tornando-a qualitativa e não punitiva como é percebido em alguns espaços escolares buscando validar, apresentar conceitos e a necessidade de compreender e amenizar as dificuldades de avaliar com a intenção de melhorar o ensino aprendizagem e não apenas buscar reprovação, punição, castigo.

        Consiste então na problemática deste estudo investigativo avaliar consiste em uma ação que reflete sobre o ensinar e aprender nos mais diversos contextos, assim, busca-se investigar: Como avaliar de maneira qualitativa, sem considerar os parâmetros classificatórios e excludentes que existem no ambiente escolar? Como ressignificar o processo avaliativo de modo que sejam sanadas as dificuldades de aprendizagem?

        Apresenta-se assim como objetivo geral discutir o processo avaliativo dentro de preceitos qualitativos e não classificatórios. E tem como objetivos específicos estabelecer definições acerca da avaliação escolar; conhecer formas de avaliar que não se caracterizem como excludentes e classificatórias; conduzir à reflexão sobre a avaliação diante das dificuldades de aprendizagem; compreender que avaliar consiste em um ato instrutivo e amoroso; refletir sobre a avaliação realizada na Escola Municipal Janduís – Assu/RN.

FACEM – Mestrado em Ciências da Educação

Pólo Assu

Disciplina: Pesquisa em Educação I – II

Docente: Prof. Dr. Damião Carlos

Discente: Maria Josélia Valentim Lopes Custódio

O DIREITO AO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Este trabalho gira em torno da temática do direito ao brincar na Educação Infantil, por entender que através da ludicidade o processo ensino aprendizagem flui melhor, e na Educação Infantil está assegurado este direito. Para o desenvolvimento deste trabalho investigativo é necessário que se perceba a importância que tem a Educação Infantil e todo seu aparato lúdico para o desenvolvimento de crianças, este estudo tem então a possibilidade de análise e discussão sobre a ludicidade enquanto meio para o desenvolvimento da aprendizagem, tanto sob o ponto de vista teórico quanto o ponto de vista prático. Pretende-se aqui desenvolver uma linha de reflexão e discussão sobre o espaço da sala de aula e a capacidade infantil de aprender brincando neste espaço, valorizando o direito ao brincar na Educação Infantil. E a ênfase desse estudo é justamente em perceber que estratégias podem e devem ser mais usadas para que facilitem o ensino e a aprendizagem na Educação Infantil tendo o brincar como eixo norteador.

Buscar entender quais são as contribuições que a ludicidade oferece o desenvolvimento de saberes na Educação Infantil, levantando assim as seguintes questões problematizadoras: Como os jogos e as brincadeiras influenciam no desenvolvimento da criança? Como assegurar o direito ao brincar na Educação Infantil?

É objetivo geral deste trabalho: Discutir a contribuição dos jogos, brinquedos e brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças assegurando o direito ao brincar na Educação Infantil. E os objetivos específicos são: refletir sobre os direitos das crianças na Educação Infantil; descobrir que métodos são mais eficazes para assegurar tais direitos; perceber a importância do brincar na Educação Infantil; compreender que o brincar por meio da ludicidade é essencial na Educação Infantil; validar ações lúdicas como necessárias para o processo ensin0 aprendizagem.

[pic 1]

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO COMERCIO E EMPREENDEDORISMO

Portaria de credenciamento MEC nº 364 -14 de março de 2017 -  Polo: Assu/RN

MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO I-II

PROF. DR. DAMIÃO CARLOS

GEÓRGIA NOGUEIRA GALDINO

DESAFIOS DO ENSINO REMOTO FRENTE A PANDEMIA DO COVID – 19

ASSU/RN

10/06/2021

JUSTIFICATIVA

Atualmente, tem se um tempo de transformação digital, com a introdução e popularização da tecnologia digital, as informações, trocas, mudanças sociais e culturais, promoveram o surgimento de novas formas de pensar, sentir, agir e conviver.

Em função da pandemia todos os envolvidos na educação tiveram que, pela necessidade, se apropriar muito rapidamente, de todo um conjunto tecnológico de modo a darem conta da grande responsabilidade de levar o conteúdo pedagógico até os estudantes.

Em 11 de março de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia do novo coronavírus, provocada pela transmissão da SARS-CoV-2, conhecida como COVID-19. No Brasil, até a data de 03 de fevereiro de 2021 – quase 1 ano após a confirmação do primeiro caso, ocorrido no dia 26 de fevereiro – foram registradas mais 9,5 milhões de casos e mais de 226 mil óbitos, (LEITE et al. 2020, P.01).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (160.5 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com