TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia O que é um oligopólio?

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

 O que é um oligopólio?

Oligopólio se refere ao movimento do mercado ontem existem poucos vendedores/fornecedores para muitos compradores, onde empresas dominam determinadas ofertas e serviços. O oligopólio força uma competição estratégica e diplomática, onde o objetivo é sempre antecipar-se a iniciativa do adversário para combatê-lo de forma eficaz. O preço tende a variar no nível mais alto.

Quando se alcança o equilíbrio no oligopólio?

O equilíbrio é alcançado quando empresas em um oligopólio determinam a quantidade a ser produzida para aumentarem seus lucros, e assim produzem uma quantidade de produtos maior do que a produzida por outras empresas, porém menor do que a produzida na competição.

É quando os "atores" econômicos interagem entre si, e escolhem a melhor estratégia, com sabe na estratégia escolhidas pelas demais empresas. 

- O que é e como se calcula o coeficiente de concentração?

O coeficiente de concentração pretende demonstrar o peso do município no desenvolvimento de suas atividades, dentro do estado.

(ESSE É O QUE TE FALEI DO COEFICIENTE DE GINI, FALTA COLOCAR A FÓRMULA, NÃO SEI QUAL É A CERTA, AI VC PÕE.)

O que se entende por cartel? Por que se diz que ele é uma solução de colusão no oligopólio?

Cartel é o acordo de empresas do mesmo ramo de produção com o o objetivo de manter o preço do produto comercializado. Ocorre um acordo sobre preço entre as partes, que normalmente é uniformizado em nível alto e quotas de produção são estipuladas para empresas membros. Se diz que o cartel é a solução de colusão, porque mediante acordo entre os poucos fornecedores que irão manter o preço de seu produto em um determinado nível, eles proporcionarão lucros a todos os controladores do mercado.

- O que se entende por teoria dos jogos e como ela contribui para o estudo dos mercados oligopolistas?

Teoria dos jogos estuda situações estratégicas onde jogadores(empresas) escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno monetário. Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico. Os jogos estudados pela teoria são objetos matemáticos bem definidos. Um jogo consiste de jogadores, um conjunto de movimentos (ou estratégias) disponíveis para estes jogadores, e uma definição de pagamento para cada combinação de estratégia. Originalmente, os trabalhos na área utilizavam jogos em que os participantes precisavam fazer escolhas com base nas decisões dos seus oponentes, e os pesquisadores estudavam funções matemáticas que explicariam a competição ou a cooperação entre os jogadores. (FALTA RESPONDER COMO CONTRIBUI PARA O ESTUDO DOS MERCADOS)

-Descreva as características dos mercados de concorrência oligopolista

- Corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as consequências das outras quando toma decisões de mercado.

- Os bens produzidos podem ser homogêneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós-venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com