TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Artigos Científicos: Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Pode-se definir a educação corporativa como uma atividade associada de gestão de pessoas e a gestão do conhecimento tendo como direção, a estratégia de longo prazo de uma organização.

A educação corporativa é mais que capacitação organizacional ou qualificação de mão-de-obra, trata-se de articular coerentemente as competências individuais e empresariais no âmbito mais vasto da organização. É uma forma de desenvolver o capital humano empresarial, desenvolvendo suas habilidades e atendendo as estratégias e expectativas da organização. Tem como finalidade ampliar as habilidades principais para obter sucesso no cotidiano da empresa, embasar a confiança e valores da organização. Sendo assim, as práticas de educação corporativa estão particularmente relacionadas ao processo de renovação nas empresas e ao crescimento competitivo de seus produtos ou serviços. As pessoas participam de programas educacionais com o intuito de enriquecer seus conhecimentos e aplicá-los dentro da organização, utilizam para crescimento pessoal e realçar a cultura organizacional.

A EMPRESA

A Bravante é um grupo 100% brasileiro que atua nas áreas de Apoio Marítimo e Proteção Ambiental.

Com mais de 50 anos de experiência, o Grupo Bravante consolidou sua liderança em todos os segmentos em que atua e continua investindo em novos negócios na indústria de óleo e gás. É a maior empresa do país no transporte e abastecimento de bunker fuel, apoiada por uma extensa frota de navios especializados. Possui estaleiro próprio com 20 mil metros quadrados, localizado em São Gonçalo, onde presta serviços de construção e reparo tanto para sua frota quanto para embarcações de terceiros. Atua também na prevenção e combate de emergências ambientais por meio da Hidroclean, que conta com uma capacidade de cobertura de quase toda a costa brasileira e através da aquisição da RRC, uma empresa de robótica, entrou em 2011 no negócio de engenharia submarina, que agrega serviços de apoio às operações submarinas realizadas em Veículos Submarinos Operados Remotamente (ROVs).

A companhia, que vem expandindo seus negócios, presta serviços de apoio marítimo a plataformas e embarcações de prospecção de petróleo em regiões oceânicas, bem como soluções ágeis para emergências ambientais, abrangendo consultoria, prevenção, monitoramento e combate ao vazamento de petróleo e produtos químicos na terra e no mar, cumprindo a legislação ambiental brasileira de forma segura e eficiente.

Com 25 bases localizadas em 16 estados brasileiros, o Grupo Bravante opera com cerca de 40 embarcações próprias e de terceiros. Além disso, vem modernizando a frota especializada frente aos desafios do mercado e investindo em um modelo de gestão com foco em excelência.

A base da Bravante em Aracaju fica situada no Ed. Oviêdo Teixeira, salas 809, 810 e 811 e conta com 16 funcionários. Na cidade de Aracaju, a Bravante atua no apoio às embarcações, as embarcações realizam o transporte de materiais para plataformas que são transportados em contêiners, petróleo, água e óleo.

Realizamos uma entrevista com a colaboradora Carla Rafaela, que trabalha no setor de rh da empresa a fim de identificar os motivos da implantação do projeto de Educação Corporativa e quais seus objetivos, assim como avaliar o melhor método a ser adotado.

DIAGNÓSTICO

A realização de palestras, treinamentos e workshops é sempre importante permitindo o desenvolvimento contínuo dos colaboradores de uma organização, deixando-os sempre capacitado a realizar suas atividades com êxito trazendo resultados positivos e esperados pela organização. A Bravante possui um setor especializado em desenvolver Workshops e cursos para reciclagem de seus colaboradores, que é o setor de Treinamento e Desenvolvimento. Para implantar o projeto de Educação Corporativa, observamos que um setor onde a demanda de atualização contínua é sempre interessante e bem vinda é a área de recrutamento e seleção (setor de Recursos Humanos), pois um processo seletivo bem sucedido, evita gastos e desperdício de tempo e dinheiro, colaborando dessa forma, para o bom funcionamento da empresa.

OBJETIVO

O objetivo do projeto de treinamento é ofertar qualificação para que os colaboradores desenvolvam melhor as habilidades que já possuem, aprimorando-se cada vez mais para realizar os processos seletivos da melhor maneira possível, através da estratégia e técnicas para selecionar e trazer candidatos aptos a exercer cargos dentro da organização.

JUSTIFICATIVA

Atualmente, ainda existem dificuldades em encontrar mão de obra qualificada e preparada. Muito se ouve falar em falta de emprego, quando na verdade o mercado de trabalho está carente de profissionais de excelência e essa dificuldade abrange vários setores.•.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com