TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa

Trabalho Universitário: Educação Corporativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO.

2. DEFINIÇÃO/CONCEITO EDUCAÇÃO CORPORATIVA.

3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA.

4. DIAGNÓSTICO.

5. QUESTIONÁRIOS.

6. DEMANDAS.

7. DESCRIÇÃO DE SOLUÇÕES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA.

8. CONCLUSÃO.

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

INTRODUÇÃO

Os líderes e gestores devem assumir papel de educadores adotando com postura responsável pela educação e aprendizagem de suas equipes. De outra forma, o processo educacional na empresa torna-se incompleto, uma vez que objetivos dos profissionais, serão frustrados, desperdiçando a contribuição da Educação Corporativa, catalisadora da formação profissional e pessoal do indivíduo. Profissional e empresa devem falar a mesma linguagem, onde os cenários reais das organizações são discutidos em sala de aula podendo ate corrigir deficiências em seu grupo de colaboradores, utilizando assim a Educação Corporativa como ferramenta de aprimoramento e desenvolvimento de competências na implantação das estratégias. O crescimento acelerado de estruturas educacionais nas organizações traz como risco a supressão das etapas essenciais aos sistemas de educação corporativa, o que pode impedir o desenvolvimento efetivo das competências humanas e organizacionais necessárias à estratégia dos negócios. Para isso as empresas necessitam constantemente de aprimoramento e desenvolvimento de seu capital intelectual para adquirir potencial inovador frente às constantes mudanças que ocorrem no mercado.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA.

Todos nos sabemos que o conhecimento é fator fundamental para o desenvolvimento das organizações, sendo que as pessoas são as peças-chave para a aplicação deste conhecimento, principalmente frente à concorrência atual do mercado, na qual a agilidade com que esse conhecimento é repassado dentro das empresas torna-se o diferencial competitivo, pois pessoas mais qualificadas solucionam melhor os problemas.

As organizações que buscam a competitividade notaram que a gestão do conhecimento aliada a Educação Corporativa introduz um suporte para seu crescimento, assim, Fleury (2002) expõe a necessidade de práticas organizacionais que permitam as pessoas trabalharem cada vez mais e melhor, foi peça chave para unir a gestão do conhecimento e Educação Corporativa. Verificou-se que o ambiente de trabalho introduz um aprendizado contínuo e orienta os integrantes da organização através das informações repassadas em assembléias de usuários muito mais do que em coleção de livros ou outros documentos. Intensifica-se assim, a importância do ambiente organizacional no repasse de conhecimento.

As práticas de educação corporativa possuem uma ação sistêmica na empresa. As influências podem atuar tanto sobre o indivíduo e áreas de RH que conduzem os processos quanto sobre a organização como um todo o ponto de vista do indivíduo - que necessita de maturidade e autoconhecimento a fim de permitir a conscientização e internalizarão do real sentido da aprendizagem e do desenvolvimento contínuos - para que se instalem as competências humanas críticas ao sucesso da empresa onde trabalha.

Diagnóstico de Demandas Educacionais por parte da Corporação.

As práticas de educação corporativa possuem uma ação sistêmica na empresa. As influências podem atuar tanto sobre o indivíduo e áreas de RH que conduzem os processos quanto sobre a organização como um todo o ponto de vista do indivíduo - que necessita de maturidade e autoconhecimento a fim de permitir a conscientização e internalizarão do real sentido da aprendizagem e do desenvolvimento contínuos - para que se instalem as competências humanas críticas ao sucesso da empresa onde trabalha.

- Alguns Exemplos de Ação Corporativa Na Empresa

- Ações e programas educacionais concebidos com base na identificação das

Competências críticas humanas e empresarias.

- Intensiva utilização da tecnologia aplicada à educação (“aprendizagem a qualquer hora e em qualquer lugar”).

- Líderes e gestores se responsabilizam pelo processo de aprendizagem.

- Na avaliação dos resultados dos investimentos em educação são considerados os objetivos do negócio.

- Desenvolver habilidades – Desenvolver competência Crítica.

A área de RH é fundamental na atuação estratégica, posto que uma gestão por competências permita o alinhamento de atuação entre competências pessoais e empresariais. As práticas de educação corporativa sob o ponto de vista da empresa demandam condições propícias para o desenvolvimento de novos líderes. Isso significa profundas mudanças na estrutura, sistemas, políticas e práticas e, inclusive, na mentalidade, valores e cultura organizacionais. Educar corporativamente é fazer as pessoas pensarem criticamente, envolverem-se, se auto gerenciarem e emocionarem-se em perceber que estão mudando a cada dia e para melhor. Educar corporativamente é humanizar o ser, a empresa, a sociedade, o meio ambiente, educar corporativamente é também um exercício de responsabilidade social, pois visa a formação de profissionais éticos, que agreguem, valores a si próprios, à suas famílias, às suas empresas e à comunidade.

DA EMPRESA:

Empresa: JMA Comércio Ltda.

Setor: Vendas

Tamanho: Pequeno Porte

Funcionários: 15

Localização: Rua Magnolia Silva, 22

Bairro: Centro

Maricá/ RJ

Principais Produtos: Material de Higiene e Perfumaria.

Para se ter um diagnóstico de alta qualidade é necessário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com