TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Corporativa Nas Organizações

Exames: Educação Corporativa Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  2.433 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

TEMA: POR QUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM IMPLANTAR UM PROJETO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ALIADA A GESTÃO DECONHECIMENTO? DE QUE FORMA A ÁREA DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS PODEM CONTRIBUIR?

A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ALIADA A GESTÃO DE CONHECIMENTOS.

Atualmente, o mercando de trabalho está sendo caracterizado por transformações sociais e tecnológicas, exigindo assim que as organizações desenvolvam estratégias de atualização continua de suas competências organizacionais e individuais. As organizações têm reconhecido que o conhecimento é necessário para mantê-las competitivas no mercado e melhorar significativamente o seu desempenho.

É nesse contexto que as organizações devem implantar projetos de educação corporativa, que tem como objetivo institucionalizar uma cultura de aprendizagem continua, proporcionando a aquisição de novas competências. Aliado a gestão de conhecimento a que envolve gerir o conhecimento dos processos de negócio da empresa buscando promover a melhor constante dos mesmos através da utilização do seu capital humano e estrutural. Assim, as empresas têm como propulsor para o futuro o seu capital intelectual, diferenciando-se no mercado pelo que sabem, e tendo o conhecimento como sua maior vantagem competitiva.

Segundo Murray (1996), gestão do conhecimento é a estratégia que converte os bens intelectuais das organizações, tanto as informações como talento dos membros em maior produtividade, novo valor e aumento da competitividade. A gestão do conhecimento requer a criação de novos modelos organizacionais (estruturas, processos, sistemas gerenciais), novas posições quanto ao papel da capacidade intelectual da ceda colaborador e uma efetiva liderança disposta enfrentar, ativamente, asbarreiras existentes ao processo de transformação.

A educação corporativa e a gestão de conhecimento e a gestão de conhecimento visam um processo de inovação na empresa e o aumento da competitividade de seus serviços. É a preparação de seus colaboradores para enfrentar o competitivo mercado de trabalho. A área de cargo, salários e benefícios podem contribuir através dos instrumentos focados na gestão de desempenho. O desempenho das equipes e lideranças é visto como um dos fatores-chave para o sucesso do negócio. Tendo como objetivo a valorização do capital humano em função do trabalho e dos resultados gerados. Porém dentro dos resultados deve-se considerar a colaboração do colaborador a evolução do conhecimento da organização.

Podem-se integrar projetos de incentivo a ideia inovadoras que tenham trazido benefícios diretos ou indiretos. Atitudes diferenciadas passam a ser valorizadas, e a tradicional cobertura de salário fixo cede lugar a outros benefícios, como remuneração variável, cursos de pós-graduação, bônus e opções de ações, incentivando assim seus colaboradores a um melhor desempenho. Assim os colaboradores podem contribuir melhor com a organização. Colocando em prática tudo que aprenderam com o projeto de educação corporativa e a gestão do conhecimento, trazendo assim melhores resultados para a organização.

Qual a importância de se diagnosticar as demandas educacionais por parte das organizações?

As empresas precisam criar processos e estratégias, para potencializar todas essas bagagens individuais de forma unidirecional e sincronizada, de modo que fazer com que o desenvolvimento delas em cada um de seus colaboradoresconstrua uma bagagem de CHA corporativa, que será o resultado não somente do somatório, mas da síntese dos portfólios individuais. O eixo norteador para essa construção deve ser sempre o foco do negócio dessa empresa, explicitado em seu planejamento estratégico.

A atuação das pessoas na organização sempre foi importante, no entanto, este valor vem sendo reconhecido, conscientizando que, sem as pessoas não há inovação, pois são elas que pensam e agem para desenvolver sistemas, tecnologias e conceitos. Apenas as pessoas conseguem fazer, com o conhecimento que adquirira na antes ou durante a sua passagem pela empresa, a transformações de dados e informações abstratas em uma leitura precisa do ambiente externo turbulento e instável conferindo vantagem competitiva à empresa.

Para concorrer no mercado, o diferencial passou a ser o recurso humano, intelectual, que ao contrário das máquinas não são fabricados em série e são passíveis de um aprendizado diferenciado, esses precisam ser motivados e potencializados para garantir competitividade. As empresas ao perceberem essa necessidade, começaram a criar mecanismos para treinar e desenvolver seus colaboradores, no sentido de torná-los mais críticos em relação ao seu trabalho, proativos, autogeridos e mais responsáveis pela sua qualificação.

As empresas que implantaram esse tipo de projeto precisaram mudar a mentalidade em relação a sua estrutura e cultura organizacional, ter comprometimento com o sistema e visão em longo prazo.Suas ações são pautadas na estratégia do negócio. A Universidade Corporativa é um dos caminhos para a empresa formar profissionais capacitados para o seu perfilorganizacional.

Diante do novo cenário, as empresas atuam em busca por uma maior competitividade, profissionais mais capacitados, manutenção do seu quadro humano atual, redução de custos, redução de rotatividade, do absenteísmo, do presenteísmo, entre outros entraves. Surge um novo paradigma, em relação à gestão de pessoas e ao processo administrativo de manter pessoas dentro das organizações.

Algumas organizações se vêm diante da seguinte questão: como reter os melhores funcionários dentro de seus quadros de pessoal, ou como evitar um número alto de evasões, sobrecarregando o custoso e demorado processo administrativo de agregar pessoas à organização?

Esse tema não visa esgotar o assunto, mas antes, vem sugerir uma alternativa eficaz e vantajosa para empresa, a implementação de um programa de educação corporativa dentro da própria organização, visando descobrir, capacitar, motivar talentos para serem usados para suprir as demandas da empresa, possibilitando a redução de conflitos e de adaptação gerados pela entrada de novos funcionários à cultura organizacional vigente.

Como a gestão do conhecimento pode impactar positivamente os resultados de uma organização?

Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado antagônico e conflitivo – a solução usada era do tipo ganhar-perder. Sem dúvida, era uma solução limitada, estreita e míope. Ao analisar este cenário, observam-se dificuldades em gerir pessoas e, consequentemente, o clima organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com