TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos do Tratamento Térmico

Por:   •  26/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Materiais de Construção de Mecânica Aplicada / Efeitos do Tratamento Térmico nas Propriedades Mecânicas do Aço SAE 1045

             

       

               

             

       

               

Prof. Luciano

CAMPUS BAURU

24/08/2015


           Introdução

O grande uso do aço pode ser atribuído à abundância das matérias-primas necessárias à sua produção e o seu preço competitivo. O aço pode ser produzido em uma enorme variedade de características que podem ser bem controladas, de modo a atender certo uso específico, uma liga de natureza relativamente complexa e sua definição não são simples, visto que, a rigor, os aços comerciais não são ligas binárias. De fato, apesar dos seus principais elementos de liga serem o ferro e o carbono, eles contêm sempre outros elementos secundários, presentes devido aos processos de fabricação. Os aços são especialmente adequados para o tratamento térmico, uma vez que respondem satisfatoriamente aos tratamentos em termo das características desejadas.

Tratamentos térmicos em metais são basicamente ciclos de aquecimento e resfriamento, que visam atribuir a certa estrutura, as propriedades desejadas. Às vezes acontece inadvertidamente, como “efeito colateral” de um processo de fabricação que cause aquecimento ou resfriamento no metal, como nos casos de soldagem e de forjamento. O tratamento térmico é normalmente associado com o aumento da resistência do material, mas também pode ser usado para melhorar a usabilidade, a conformabilidade e restaurar a ductilidade depois de uma operação a frio. Logo, o tratamento térmico é uma operação que pode auxiliar outros processos de manufatura ou melhorar o desempenho de produtos, aumentando sua resistência ou alterando outras características desejáveis.

Fundamentação Teórica

O tratamento térmico consiste em aquecer um material a uma determinada temperatura e, após aquecê-lo, resfria-lo em condições pré-determinadas, a fim de obter propriedades mecânicas específicas.

O tratamento térmico altera em maior ou menor escala a estrutura do material submetido a este tratamento, fazendo com que o mesmo fique sujeito a alterações, mais ou menos, pronunciada de suas propriedades.


O processo de tratamento térmico consiste de três processos importantes para o resultado final do material:

  • Aquecimento;
  • Manutenção da Temperatura;
  • Resfriamento.

Materiais e Métodos.

Materiais utilizados:

  • Barra 3/8” x 100 mm –  SAE 1045;
  • Forno para tratamento térmico “Quimis”;
  • Cortadora Metalográfica;
  • Equipamentos de proteção individual (EPI – Figura 1):
  • Luvas Térmicas;
  • Avental;
  • Pinça.

 Ao iniciarmos as atividades, colocamos as amostras referentes às barras 3/8’’ SAE 1045 no forno para tratamento térmico “Quimis” (Figura 2) a uma temperatura aproximada de 900°C.  

Em seguida, retiramos duas amostras do material, cujas quais, foram sujeitas a dois tipos distintos de resfriamento térmico; A primeira amostra sujeitou-se ao resfriamento rápido, conhecido como Tempera. Em seguida, a segunda amostra iniciou o processo de resfriamento em meio ao ambiente, o qual recebe o nome de Normalização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (318.4 Kb)   docx (229.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com