TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DO TRATAMENTO DA REALIDADE VIRTUAL NA REABILITAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO EVOLUTIVA

Por:   •  21/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE FISIOTERAPIA

EFEITOS DO TRATAMENTO DA REALIDADE VIRTUAL NA REABILITAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO EVOLUTIVA

EFEITOS DO TRATAMENTO DA REALIDADE VIRTUAL NA REABILITAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO EVOLUTIVA

 

EFEITOS DO TRATAMENTO DA REALIDADE VIRTUAL NA REABILITAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO EVOLUTIVA

Aprovado em :

   

Comitê de Ética

Introdução

A paralisia cerebral (PC) também conhecida como Encefalopatia crônica não evolutiva (ECI) da infância, pode acorrer nos períodos pré, peri ou pós-natal que está ligado com um lesão no sistema nervoso central em fase de maturação estrutural e funcional ,com lesões únicas ou múltiplas. Com o cometimento dessas lesões pode resultar em comprometimentos neuromotores. Os comprometimentos do SNC ocorrem de duas formas endógenas ou exógenas, onde endógeno são fatores de determinantes que são inerentes ao organismo e estabelecem a receptividade do indivíduo, como uma herança genética que determinam maior ou menor sociabilidade do cérebro lesar, e endógena são fatores que ocorrem como, asfixia, infecções, intoxicações, drogas, álcool.

Em 1860 um cirurgião Inglês chamado Willian John Little descreveu pela primeira vez sobre essas desordens medicas. A expressão paralisia cerebral (PC), que agora e conhecida como Encefalopatia crônica não evolutiva da infância  foi sugerida por freud, em 1897,quando este estudava a síndrome de little, Phelps mais tarde foi quem a consagrou ao referir-se a um grupo de crianças que apresentavam transtornos motores mais o menos severos devido a lesão do sistema nervoso central (SNC) ,semelhantes ou não aos transtornos motores da síndrome de Littes.

As pessoas com ECI podem ser classificados de acordo com suas características mais dominantes como e espástico, discinético e atáxico .Onde Espástica é caracterizada pela presença de rigidez muscular, aumento do tônus muscular, e dificuldade de movimento, ocasionada por uma lesão no sistema piramidal, discinética se caracteriza por movimentos atípicos e involuntários, é ocasionada por uma lesão do sistema extrapiramidal ,e a atáxica e manos frequente e é caracterizada pela falta de equilíbrio e falta de coordenação motora e em atividades musculares voluntárias, à sinais de tremor intencional e disartria.

Levando-se em conta os membros atingidos pelo comprometimento neuromuscular, podemos ter: Paraplegia: comprometimento dos membros inferiores; Triplegia: comprometimento de três membros; Quadriplegia: comprometimento de quatro membros; Hemiplegia: afetados dois membros do mesmo lado; Monoplegia: um membro comprometido;  Hemiplegia Dupla: afetados dois membros do mesmo lado, mais um membro superior.

A utilização de RV tem sido cada vez mais frequente no tratamento de crianças com ECI, por ser uma forma de terapia inovadora e divertida. A terapia com RV através de suas múltiplas formas tem como objetivo fornecer motivação as crianças tornando-as mais envolvidas no tratamento, favorecendo uma aprendizagem mais ativa (Weiss,Tirosh e Fehlings, 2014).Melhorando também, a função motora, o controle postural, os movimentos de alcance, o equilíbrio dinâmico e estático  e a marcha podem ser significativamente melhorados (Chang, Han & Tsai, 2013; Tarakci, Ozdincler, Tarakci, Tutuncuoglu & Ozmen, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com