TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE EFEITOS DA INDÚSTRIA DE ALTA QUALIDADE NO ANAEROBINSK REACTOR DE CIRCULAÇÃO INTERNA

Artigo: TRATAMENTO DE EFEITOS DA INDÚSTRIA DE ALTA QUALIDADE NO ANAEROBINSK REACTOR DE CIRCULAÇÃO INTERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  Artigo  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

TRATAMENTO DE EFLUENTES DA INDUSTRIA DE BEBIDAS EM REATOR ANAEROBIO DE CIRCULAÇÃO INTERNA (IC)

No que diz respeito ao segmento industrial de bebidas, a origem dos efluentes provém das etapas de lavagem(seja de vasilhames , equipamentos ou da instalação em si, das tubulações e pisos), das aguas de sistemas de resfriamento, das aguas utilizadas diretamente no processo industrial ou incorporadas ao produto, do descarte de produtos defeituosos ou retornados do mercado e dos esgotos sanitarios dos funcionários.

Os efluentes gerados na indústria de bebidas são ricos em açucares, possuem pH alcalino e temperatura ambiente. Apresentam elevada carga orgânica(DBO, DQC e sólidos totais)devido ao açúcar do xarope e dos extratos vegetais utilizados na formulação das bebidas . Entretanto, a caracterização deste efluente varia de acordo com o processo produtivo, principalmente devido á tecnologia empregada durante as etapas de fabricação das bebidas.

Desta forma, faz-se necessário um alto grau de tratamento da agua de processos , exigindo uma combinação de processos para que a remoção dos poluentes seja eficiente.

Ao tratamento biológico desses efluentes tem-se a disposição dois métodos diferentes: tratamento anaeróbico, utilizando microrganismos que independem de oxigênio, e tratamento aeróbio, ao qual se fornece oxigênio para os microrganismos através de aeração.

Os processo mais indicados e utilizados no brasil para tratamento deste efluente são compostos por três etapas: tratamento preliminar, tratamento secundário(previa correção de pH e adição artificial de nutrientes, com uso de reatores anaeróbios do tipo UASB ou IC) e pós- tratamento em lagoa aerada seguida de decantação (polimento). As vantagens da associação de m sistema anaeróbio seguido de um aeróbio vem do fato do sistema anaeróbio promover uma remoção inicial de carga orgânica substancial com baixa geração de lodo. Outra vantagem do sistema e que há geração de metano que pode ser utilizado futuramente como insumo no próprio processo industrial (caldeiras, empilhadeiras).

Antes do tratamento biológico, deve-se construir um tanque de neutralização, onde o pH deve ser corrigido próximo a neutralidade para fornecer as condições para o bom desempenho do reator anaeróbio. Ainda no tanque de neutralização podem ser adicionados os nutrientes(fosforo e nitrogênio ) ao efluente, quando necessário. O efluente do reator anaeróbio, o efluente passa para a etapa aeróbia de pós-tratamento. O tratamento terciário e composto por lagoas, a oxigenação do efluentes e muito importante na degradação da matéria orgânica. A lagoa de decantação e fundamental para a clarificação final do efluente.

Sendo assim, o objetivo deste trabalho e avaliar, através de um estudo de caso, a eficiência da tecnologia anaeróbia em uma planta de tratamento de efluentes de uma indústria de bebidas(cervejas e refrigerantes) de grande porte. O tratamento em questão e composto por tratamento primário em um reator anaeróbio IC, seguido de tratamento secundário em sistema de lagoa de aeração-polimento, em escala real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com