TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Emissões Fugitivas Estudo Dirigido

Por:   •  8/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

CURSO DE EXTENSÃO EM HIGIENE OCUPACIONAL - 2023

Data: 25/05/2023

ESTUDO DIRIGIDO – PROGRAMA DE EMISSÕES FUGITIVAS (Professora:)

Nota:

ALUNOS:

  1. Defina Emissões Fugitivas. (Vale 0,5).

São emissões cuja captação e lançamento através de chaminés ou dutos são impraticáveis devido às características e/ou numerosidade dos pontos de onde são provenientes (PCEF/2020 – COFIC). Pequenos escapamentos de fluídos que vão para a atmosfera através de componentes da planta de processo, tais como: Flanges / conexões; Válvulas (bloqueio, alívio dreno, etc.); Selos de bombas/compressores;

  1. Quais são os objetivos de um Programa de Emissões Fugitivas?  (Vale 0,5).

Os objetivos são eliminar ou reduzir emissões de poluentes para atmosfera, visando preserva a saúde e integridade física dos empregados e comunidades vizinhas, proteger o meio ambiente e os recursos naturais, evitar perdas econômicas, enquadrar a empresa nos padrões de qualidade do ar, saúde e segurança e atender à legislação.

  1. Comente a afirmação a seguir, justificando se ela é falsa ou verdadeira: (Vale 0,5)

“De acordo com o Guia do Programa de Controle de Emissões Fugitivas do COFIC/2020, todas as empresas deverão ter um PCEF (Programa de Controle de Emissões Fugitivas)”.

A afirmação é falsa, o guia determina quem são as empresas isentas da obrigação de implementação do PCEF, somente as não isentas que atendem aos três critérios de elegibilidade devem constituir.

  1. Descreva o principio de Fotoionização (Vale 0,5).

Detectar uma grande quantidade de produtos químicos, os equipamentos de detecção de compostos orgânicos voláteis são utilizados na caracterização e reconhecimento das substâncias presentes na área monitorada. Não identificam quais as substâncias presentes no local, mas indicam as áreas que apresentam concentração mais elevada em relação às demais, delimitando dessa forma, áreas de trabalho baseando nos níveis de concentrações. O equipamento mede emissões fugitivas, detecta vazamentos e concentrações e delimitam o raio de isolamento.

5.  Identifique as preposições abaixo como V (verdadeira) e F (Falsa); (Vale 2,0)

5.1 (V) Podemos afirmar que o Programa de emissões Fugitivas é uma medida de controle para agentes químicos;

5.2 (F) As emissões fugitivas são identificadas por inspeção visual;

5.3 (F) O método 21 da EPA recomenda os critérios para os equipamentos de medição, mas não específica o equipamento a ser utilizado. No entanto, a precisão da calibração deve ser igual ou menor que 10% do valor da calibração do gás;

5.4 (V) As válvulas, flanges, conexões e drenos são componentes de processo que deverão ser monitorados para emissões fugitivas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com