TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa Petrobaras

Trabalho Escolar: Empresa Petrobaras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  4.455 Palavras (18 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 18

A motivação se tornou ferramenta tão essencial e importante aos gestores de recursos humanos quanto qualquer outra ferramenta. A importância do tema motivação tem levado diversos estudiosos, principalmente nos campos da Psicologia e da Administração, a desenvolverem pesquisas que possam teorizar o que leva o ser humano à ação . Neste terceiro projeto abordarei e analisarei pontos relevantes da área de Gerenciamento de pessoas, aplicando ideias a esta área, analisarei o balanço patrimonial e demonstrativo de resultado da empresa utilizando-se das técnicas de análise dos

demonstrativos contábeis para discutir a parte contábil da empresa e mostrarei a aplicabilidade de dados estáticos na diversidade da empresa. Analisando estes pontos e relacionando com as matérias do bimestre para encontrar possíveis erros e sugerir possíveis melhoras.

Palavras chaves: abordarei, analisarei relevantes, erros, melhoras.

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – Endividamento da empresa...................................................................09

FIGURA 2 – Pirâmide de Maslow..............................................................................12

FIGURA 3 – Pesquisa de ambiência organizacional.................................................15

FIGURA 4 – Diversidade racial..................................................................................16

FIGURA 5 – Empregados por gênero,faixa etária e salários base........................................................................... ................................................17

FIGURA 6 – Distribuição do conselho administrativo por faixa etária........................17

FIGURA 7 – Distribuição do conselho administrativo e fiscal por gênero....................................................................... ................................................18

FIGURA 8 – Distribuição do conselho administrativo e fiscal por raça e cor.............18

FIGURA 9 – Gráfico gênero dos empregados .........................................................19

FIGURA 10– Gráfico faixa etária dos empregados....................................................19

Sumário

1 INTRODUÇÃO 6

2 Contabilidade 7

2.1 Análise da estrutura 7

2.2 Liquidez da empresa 8

2.3

Grau de endividamento 9

3 Gerenciamento de pessoas 10

3.1 Teorias motivacionais 10

3.2 Teoria de Abraham Maslow 11

3.3 Papel do líder na organização 12

3.4 Pesquisa de clima organizacional e analise dos subsistemas de RH 14

4. Estatística 16

4.1 Aplicabilidade de dados estáticos 16

4.2 Gráficos 19

4.3 Aplicando cálculos aos dados 20

5.Conclusão 21

Referências 22

Anexo A 23

Balanço Patrimonial 23

Anexo B 25

Demonstração de resultados 25

Demonstração do Valor Adicionado 26

Anexo C 27

Demonstração Fluxo de caixa 27

1 INTRODUÇÃO

Este projeto tem o objetivo de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante as disciplinas em uma empresa real, identificando e relacionando as políticas de Gerenciamento de pessoas, seus demonstrativos contábeis e dados estáticos com o conteúdo teórico das materiais. Utilizei o método de pesquisa, como forma de coletar as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto. A empresa escolhida foi a Petrobras, fundada em 1953, a Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, com atividades em 30 países e em todos os continentes. Líder do setor petrolífero, no Brasil ocupa a terceira posição no mercado internacional das companhias de energia, com base no valor de mercado, segundo o ranking da consultoria PFC Energy. Atua nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia.

2 Contabilidade

2.1 Análise da estrutura

Desde o final de 2007 a contabilidade tem passado por vultuosas alterações devido à padronização dos

demonstrativos contábeis ao padrão internacional e é aqui mesmo já iniciam-se as dúvidas relacionadas às novas normas. O CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis, através de diversos pronunciamentos veio definir a base para a apresentação das demonstrações contábeis e também assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades. (Reinaldo Luiz Lunelli. Demonstrações contábeis segundo IFRS Em:< http://www.portaldecontabilidade.com.br/>. Acesso em 27 de setembro de 2011)

As demonstrações contábeis consolidadas da empresa são apresentadas de acordo com os padrões internacionais de demonstrações contábeis (IFRS) emitidos pelo International Accounting Standards Board – IASB e também de acordo com políticas contábeis adotadas no Brasil, sendo estas as primeiras demonstrações contábeis apresentadas de acordo com os IFRS pela companhia, antes disso eram apresentadas somente conforme normas contábeis brasileiras.

As demonstrações contábeis individuais são apresentadas de acordo com as praticas contábeis adotadas no Brasil, em conformidade as disposições contidas na Lei das Sociedades por Ações, e incorporam as mudanças introduzidas por intermédio das Leis 11.638/07 e 11.941/09.

Estas demonstrações contábeis foram preparadas utilizando o custo histórico como base de valor, exceto pela valorização de alguns ativos e passivos não circulantes e instrumentos financeiros.

As presentes demonstrações citadas anteriormente encontram-se nos anexos A,B e C.

2.2 Liquidez da empresa

Para manter a capacidade de liquidez necessária para executar seu plano de

investimentos, a Petrobras realizou captações, valendo-se do reconhecimento da qualidade de seu crédito por bancos, agências oficiais de crédito e investidores, garantindo, assim, custos e prazos para pagamentos favoráveis ao financiamento de suas atividades.

A Petrobras utiliza seus recursos principalmente com despesas de capital, pagamentos de dividendos e refinanciamento da dívida. Historicamente, as condições são atendidas com recursos gerados internamente, dívidas de curto e longo prazos, financiamento de projetos, transações de vendas e arrendamento. Estas origens de recursos somadas à forte posição financeira da Companhia continuarão a permitir o cumprimento dos requisitos de capital estabelecidos

A política de gerenciamento de risco de liquidez adotada pela Companhia prevê a continuidade do alongamento do prazo de vencimento de suas dívidas, explorando a capacidade de financiamento do mercado doméstico e desenvolvendo uma forte presença no mercado internacional de capitais, através da ampliação da base de investidores em renda fixa.

A Petrobras financia o capital de giro assumindo dívidas de curto prazo, normalmente relacionadas ao seu fluxo comercial, como notas de crédito de exportação e adiantamentos de contratos de câmbio. Os investimentos em ativos não circulantes são financiados por meio de dívidas de longo prazo como emissão de bônus no mercado internacional, agências de crédito, financiamento e pré- -pagamento de exportação, bancos de desenvolvimento do Brasil e do exterior e linhas de crédito com bancos comerciais nacionais e internacionais.

2.3 Grau de endividamento

Este indicador apresenta o total que a empresa captou junto a

terceiros em relação ao total de seu capital próprio.

O endividamento da Petrobras, referente a empréstimos e financiamentos no país e no exterior, atingiu R$ 155.554 milhões na , conforme demonstrado a seguir:

Figura [ 1 ]

O endividamento líquido do Sistema Petrobras em Reais aumentou 69% em relação à 31.12.2010, em decorrência de captações de longo prazo e do impacto da depreciação cambial de 12,6%.

O nível de endividamento, medido através do índice da dívida líquida/EBITDA aumentou de 1,03 em 31.12.2010 para 1,66 em 31.12.2011, como decorrência de captações de longo prazo realizadas através de oferta de títulos, além do impacto da variação cambial dos financiamentos. A estrutura de capital está representada por 39% de participação de capitais de terceiros.

3 Gerenciamento de pessoas

3.1 Teorias motivacionais

O ser humano é um ser de necessidade. Nesta direção o comportamento humano é pautado pela satisfação dessas necessidades durante as fases do seu desenvolvimento. As necessidades humanas não são naturais, precisam ser criadas, inventadas pelo homem. Considerando que nenhum comportamento humano é carente de justificativa, é tarefa dos estudiosos da Psicologia da motivação estudar os motivos, os instintos intrínsecos ao homem que o levam a agir, a se comportar de determinada maneira e não de outra.

Motivar é: “dar motivo, causa, expor o motivo de, despertar o interesse, entusiasmo.” Normalmente, pessoas motivadas assumem riscos mais facilmente e se comprometem com mais entusiasmo, cujo significado da palavra de origem grega quer dizer “sopro divino”. A pessoa entusiasmada é pró-ativa e acredita mais em si mesma e na sua capacidade de fazer

e realizar, independente das dificuldades que vai enfrentar. Segundo Fiamenghi (2001), grande parte dos temas ligados à Psicologia, considerados sob o ponto de vista da motivação, descrevem o ser humano como aquele que busca alcançar um objetivo. A força da motivação é encontrar os motivos e agir com entusiasmo em cada um dos papéis exercidos no dia a dia. Já Robbins (1999) descreve a motivação como o resultado da interação do indivíduo com uma dada circunstância e diz que é a energia responsável pela força, persistência e a determinação de se chegar a um objetivo almejado.

Ao longo dos anos, pelo senso comum, dirigentes e supervisores passaram associar eficiência com motivação. Tornaram-se freqüentes as afirmações que explicam baixo rendimento,absenteísmo e atraso pela falta de motivação. Essa mesma razão justifica o tédio, a frustração, a insatisfação e a ineficiência. Para uns, a desmotivação é um problema psicológico; para outros, a falta de algo para motivar. Assim, busca-se a motivação através de apelos à emoção do indivíduo ou da introdução de tarefas e métodos novos. A motivação traria entusiasmo, dedicação,

cooperação e produtividade.

De todas teorias estudas as que mais se assemelham as teorias utilizadas pela Petrobras são as de Abraham Maslow, que descreveu o ser humano como um ser que luta para satisfazer as suas necessidades sejam de ordem física ou de ordem psicológica.

Valorizar o capital humano da Petrobras é a principal atividade da área de Recursos Humanos da companhia, a empresa investe em seus empregados porque sabe que é impossível alcançar a excelência sem valorizar as pessoas.

3.2 Teoria de Abraham Maslow

Abraham

Maslow identificou que os seres humanos são motivados por necessidades específicas, mas que nem sempre são iguais, variando muito de acordo com o momento vivido pelo indivíduo. Maslow organizou estas necessidades em forma de pirâmide com o intuito de sugerir que a nossa motivação para satisfazer as necessidades do topo (necessidades de ser) só surgirá, quando as da base forem satisfeitas (necessidades de carência), altura em que a motivação para a satisfação destas descerá. Tal não implica que mesmo quando satisfeitas as necessidades do topo, a nossa motivação cesse. Pelo contrário, ela aumenta na busca de maior satisfação. A sua teoria foi criticada porque a realidade mostra exemplos de pessoas que não seguem tão rigidamente a sua hierarquia. No entanto, a sua teoria aponta que em geral um indivíduo deverá satisfazer uma necessidade mais urgente para passar para a próxima necessidade.

.

Figura [ 2 ]

3.3 Papel do líder na organização

O papel do Líder como se espera é muito importante na produtividade e no clima organizacional, o mesmo deve cumprir o seu papel orientando, apoiando na solução de problemas, identificando situações com potencial de melhoria, ajudando a resolver conflitos e principalmente ser responsável pela Comunicação dos objetivos, metas e todo e qualquer tipo de informação relevante para os profissionais.

O líder é uma referência para os seus liderados e sua atitude perante eles, influencia no comportamento da equipe. HUNTER (2004, p. 25), diz que “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.”.Para que o líder consiga fazer

um bom trabalho, não adianta apenas ele se esforçar. As pessoas da equipe também precisam se envolver para que os objetivos organizacionais sejam alcançados. DAMETTO (2008), é ainda mais contundente quando afirma que “A boa liderança requer também boa equipe. Não existem bons gestores que tirem “leite de pedra”, esse é um conceito no mínimo infantil.”

O líder motivado e motivador é fundamental na organização. Seu papel é de extrema importância e sua função é estratégica, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Assumir um cargo de liderança, não é tarefa fácil; exige muita competência e muita dedicação, pois as pressões por resultados são grandes, e para atingir esse resultado, depende-se das pessoas da equipe.A expressão “líder desmotivado” é pouco conhecida, mas será mesmo que não existem líderes desmotivados? É claro que existem, mas será que se dá a eles a mesma atenção que aos demais colaboradores? Cabe a Gestão de Pessoas, transpor mais essa barreira organizacional. Liderança é uma capacidade, que nasce com a pessoa, ou que é desenvolvida por ela, dependendo da sua necessidade. É uma habilidade muito procurada pelas empresas, porém, o que se espera delas, é ser praticamente um “super-herói”, o que é um erro, não apenas porque super-heróis não existem, mas também porque se trata de um ser humano, conduzindo outros seres humanos.

A Gestão de pessoas na companhia é uma atividade executada por todos os gestores da organização, contando com o apoio do setor de recursos humanos, com a finalidade de alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização. As habilidades humanas assumem importância

capital para qualquer gestor.

Através do mapeamento por competências são identificados os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a execução das atividades de um cargo ou função e mensurados os graus ideais para cada grupo de competências que uma pessoa que assuma o cargo ou função deve ter para atingir os objetivos da empresa.

O trabalho em equipe e a qualidade das relações são facilmente percebidos na companhia ,tendo em vista o clima organizacional da companhia.

3.4 Pesquisa de clima organizacional e analise dos subsistemas de RH

O clima organizacional influencia direta e indiretamente nos comportamentos, na motivação, na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização. Segundo Luz (2001),

“O clima retrata o grau de satisfação material e emocional das pessoas no trabalho. Observa-se que este clima influencia profundamente a produtividade do indivíduo e, consequentemente da empresa. Assim sendo, o mesmo deve ser favorável e proporcionar motivação e interesse nos colaboradores, além de uma boa relação entre os funcionários e a empresa.”

O clima terá sua primeira origem dentre os valores, tradições que cada um dos envolvidos no processo trouxerem para dentro da organização, sendo que esses pressupostos influenciarão diretamente no estilo gerencial ou de liderança. De acordo Shein apud Edela (1978): “O clima gerencial é determinado primeiro pelos pressupostos sobre a natureza do homem, prevalentes na organização...” O clima organizacional também reflete a história dos tipos de pessoas que a organização atrai, dos seus processos de trabalho, das modalidades de comunicação e também reflete

a história de quem exerce a autoridade dentro do sistema. Davis (Edela, 1978), como um outro referencial fixou-se mais no clima organizacional e compreendeu que este é resultado, em sua totalidade, da própria cultura, tradições e métodos de ação de cada 36 organização. Para ele, cada novo empregado espera ter o apoio da empresa e atender seus desejos econômicos, sociais e emocionais. Através da percepção que tiver, este funcionário produzirá uma ou outra imagem do clima da organização em sua mente. As empresas atraem ou mantêm pessoas que se ajustam ou não em seus padrões de comportamento, que por muitas vezes são perpetuados através da história da organização. Pode-se concluir, ainda, que o clima organizacional é o reflexo das motivações comportamentos e relações estabelecidas entre os agentes organizacionais além de ser um fator que influencia estas mesmas variáveis.

“... cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa.” -Nassar (2000)

A gestão da ambiência organizacional no Sistema Petrobras compreende a monitoração, o diagnóstico e a intervenção em aspectos que impactam as condições e relações de trabalho na companhia. O processo considera, além do acompanhamento do clima organizacional da empresa, os traços característicos da cultura organizacional.Por meio da

Pesquisa de Ambiência Organizacional, os empregados têm a oportunidade de avaliar a companhia, orientar mudanças significativas na gestão e opinar sobre aspectos como benefícios, liderança, remuneração, segurança, meio ambiente, saúde, treinamento e desenvolvimento. A pesquisa é confidencial, sua aplicação é on-line, e o sistema de tabulação de dados garante o anonimato dos respondentes. Da pesquisa resultam três indicadores. O

Índice de Satisfação dos Empregados (ISE)− que expressa a satisfação com as relações e condições de trabalho no Sistema Petrobras −ficou em 68%. Já o Nível de Comprometimento com a Empresa (NCE), que mede o quanto os empregados estão alinhados aos objetivos estratégicos da companhia e se sentem empenhados

em contribuir para o sucesso da empresa,atingiu 71%. Outro índice aferido pela

pesquisa, o Nível de Comprometimento em Responsabilidade Social (NCRS), atingiu 76%.Esse indicador mede quanto os empregados se mostram comprometidos com as iniciativas de responsabilidade social da companhia.

Figura [ 3 ]

4. Estatística

4.1 Aplicabilidade de dados estáticos

Os dados analisados foram colhidos de pesquisas de diversidade e equidade de gênero da companhia.

Figura [ 4 ]

Figura [ 5 ]

Figura [ 6 ]

Figura [ 7 ]

Figura [ 8 ]

4.2 Gráficos

Gráficos são a tentativa de se expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a compreensão dos mesmos

Utilizando-se de dados da tabela gênero podemos montar o seguinte gráfico:

Figura [ 9 ]

Com os dados da tabela faixa etária:

Figura [ 10 ]

4.3 Aplicando cálculos aos dados

Utilizando-se do

quadro de diversidade racial podemos efetuar os seguintes cálculos:

A)Porcentagem de empregados brancos:

Total de empregados:80492

Empregados brancos:32116

32116/ 80492=0.03989

0.03989*100=39,89%

Na Petrobras 39,89% dos empregados(considerando a somatória dos empregados que trabalham na controladoria,distribuidora e transpetro)são considerados brancos.

B)Média calculada com base no quadro de faixa etária:

Faixa etária | Fi | Xi | Xi*Fi |

0-----------30 | 16783 | 15 | 251745 |

31---------50 | 43495 | 56 | 2435720 |

51---------60 | 20214 | 55,5 | 1121877 |

| 80492 | | 3809342 |

x=∑Xi.Fi= 3809342 = 47,32

n 80492

C)Desvio médio calculado com base no quadro de faixa etária:

Faixa etária | Fi | Xi | Xi-x | Xi-x*Fi |

0-----------30 | 16783 | 15 | 32,32 | 542426,56 |

31---------50 | 43495 | 56 | 8,68 | 377536,6 |

51---------60 | 20214 | 55,5 | 8,18 | 165350,52 |

| 80492 | | | 1085313,68 |

| | | | |

Média(x)= | 47,32 | | | |

Dm=∑Xi- x *Fi =1085313,68 =13,48

N 80492

D) Quantidade funcionários com idade entre 30 e 50 anos:

Faixa etária | Fi | | | |

0-----------30 | 16783 | | | |

31---------50 | 43495 | | | |

51---------60 | 20214 | | | |

| 80492 | | | |

| | | | |

Empregados com idade entre 30 a 50 anos= | 60278 |

5.Conclusão

A companhia de um modo geral nas áreas analisadas durante o projeto me pareceu administrar de forma correta com quase nenhum erro nos processos, ainda mais tratando-se de uma multinacional como a Petrobras os processos são tratados com maior atenção . A companhia da igual valor a todos

funcionários ,tendo uma cultura organizacional bem planejada e administrada.A parte contábil e financeira da empresa tendo como base os dados coletados encontra-se equilibrada conforme os anexos A,B e C .Pelas informações coletadas e levando-se em consideração o tamanho da companhia,apenas em uma análise bem profunda seria possível encontrar erros em seus processos,o que não foi possível nesta pesquisa pois além das dificuldades de comunicar-se diretamente com a empresa a também questões de sigilo industrial,mesmo assim através das pesquisas foram possíveis análises de seus sistemas de gerenciamento de pessoas ,parte contábil e dados para análise estatística conforme apresentados durante o projeto.

Referências

SILVERSTEIN,Barry,Gerenciando Pessoas-1ª Edição,Editora Senac Rio de Janeiro

MASLOW, Abraham H Diário de Negócios de Maslow, . Editora: Qualitymark

< http://www.petrobras.com.br/pt/ >Acesso em: 20 de outubro, 17:50

WHINTAKER BERGAMINI,Motivação nas Organizações, 5ªEdiçao,Editora Atlas

CALDAS, Miguel P e MOTTA, Fernando C. Prestes, Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 1997.

ADRIANO,Sergio,Contabilidade Geral 3D,Editora Metodo

THOMAS A.,Williams, Estatística Aplicada À Administração E Economia-2ªEdição

Anexo A

Balanço Patrimonial

Exercícios Findos em 31 de dezembro de 2011 e 2010

(em milhões de reais)

Ativo | Nota | Consolidado | Controladora |

Ativo | Nota | 2011 | 2010 | 2011 | 2010 |

Circulante | | | | | |

Caixa e equivalentes de caixa | 5 | 35.747 | 29.416 | 18.858 | 19.995 |

Títulos e valores mobiliários | 6 | 16.808 | 26.013 | 23.625 | 33.731 |

Contas a receber, líquidas | 7.1 | 22.053 |

18.069 | 21.068 | 17.701 |

Estoques | 8 | 28.447 | 19.675 | 22.434 | 15.199 |

Impostos, contribuições e participações | 20.1 | 12.846 | 8.767 | 9.372 | 5.911 |

Adiantamento a fornecedores | | 1.389 | 1.309 | 1.040 | 1.048 |

Outros ativos circulantes | | 3.874 | 2.653 | 1.647 | 1.673 |

| | 121.164 | 105.902 | 98.044 | 95.258 |

| | | | | |

Não circulante | | | | | |

Realizável a longo prazo | | | | | |

Contas a receber, líquidas | 7.1 | 6.103 | 5.432 | 12.843 | 31.029 |

Títulos e valores mobiliários | 6 | 5.747 | 5.198 | 5.219 | 4.749 |

Depósitos judiciais | 9 | 2.955 | 2.790 | 2.564 | 2.426 |

Impostos e contribuição social diferidos | 20.3 | 17.256 | 17.038 | 9.505 | 11.790 |

Adiantamento a fornecedores | | 5.892 | 4.964 | 1.011 | 964 |

Outros ativos realizáveis a longo prazo | | 3.234 | 2.296 | 2.322 | 1.426 |

| | 41.187 | 37.718 | 33.464 | 52.384 |

| | | | | |

Investimentos | 11.2 e 11.4 | 12.248 | 11.592 | 57.239 | 50.955 |

Imobilizado | 12 | 342.267 | 280.095 | 227.302 | 189.775 |

Intangível | 13 | 82.284 | 81.539 | 77.886 | 78.042 |

Diferido | | | | 246 | 241 |

| | 477.986 | 410.944 | 396.137 | 371.397 |

| | | | | |

| | | | | |

| | | | | |

| | 599.150 | 516.846 | 494.181 | 466.655 |

Passivo | Nota | Consolidado | Controladora |

Passivo | Nota | 2011 | 2010 | 2011 | 2010 |

Circulante | | | | | |

Fornecedores | 15 | 22.252 | 17.374 | 22.601 | 23.747 |

Financiamentos | 16 | 18.884 | 14.915 | 12.252 | 17.439 |

Arrendamentos mercantins financeiros | 17.1 | 82 | 175 | 1.922 | 3.149 |

Impostos, contribuições e participações | 20.2 |

10.969 | 10.060 | 9.258 | 7.837 |

Dividendos propostos | 23.5 | 3.878 | 3.595 | 3.878 | 3.595 |

Salários, férias e encargos | | 3.182 | 2.551 | 2.720 | 2.174 |

Participação nos lucros ou resultados | 22 | 1.560 | 1.691 | 1.295 | 1.428 |

Planos de pensão e saúde | 21 | 1.427 | 1.303 | 1.341 | 1.209 |

Outras contas e despesas a pagar | | 5.978 | 4.284 | 1.669 | 1.863 |

| | 68.212 | 55.948 | 56.936 | 62.441 |

| | | | | |

Não Circulante | | | | | |

Financiamentos | 16 | 136.405 | 100.667 | 43.055 | 36.430 |

Arrendamentos mercantins financeiros | 17.1 | 183 | 191 | 7.422 | 14.976 |

Impostos e contribuição social diferidos | 20.3 | 33.268 | 25.898 | 29.408 | 21.808 |

Planos de pensão e saúde | 21 | 16.653 | 15.278 | 15.352 | 14.162 |

Provisão para processos judiciais | 28 | 1.361 | 1.265 | 437 | 425 |

Provisão para desmantelamento de áreas | 19 | 8.839 | 6.505 | 8.241 | 6.072 |

Outras contas e despesas a pagar | | 2.005 | 1.266 | 2.855 | 3.024 |

| | 198.714 | 151.070 | 106.770 | 96.897 |

| | | | | |

Patrimônio líquido | 23 | | | | |

Capital social realizado | | 205.380 | 205.357 | 205.380 | 205.357 |

Contribuição adicional de capital | | 563 | (6) | 859 | (6) |

Reservas de lucros | | 122.623 | 101.324 | 122.963 | 101.876 |

Ajustes de avaliação patrimonial | | 1.273 | 90 | 1.273 | 90 |

| | 329.839 | 306.765 | 330.475 | 307.317 |

Participação dos acionistas não controladores | | 2.385 | 3.063 | | |

| | 332.224 | 309.828 | 330.475 | 307.317 |

| | 599.150 | 516.846 | 494.181 | 466.655 |

Anexo B

Demonstração de resultados

Exercícios findos em 31 de dezembro de 2011 e 2010

(em

milhões de reais, exceto o lucro por ação)

| Nota | Consolidado | Controladora |

| Nota | 2011 | 2010 | 2011 | 2010 |

Receita de vendas | 24 | 244.176 | 211.842 | 183.821 | 156.487 |

Custo dos produtos e serviços vendidos | 25 | (166.939) | (135.617) | (124.320) | (96.134) |

Lucro bruto | | 77.237 | 76.225 | 59.501 | 60.353 |

Receitas (despesas) | | | | | |

Vendas | 25 | (8.950) | (8.557) | (9.915) | (7.920) |

Gerais e administrativas | 25 | (8.647) | (7.802) | (6.029) | (5.443) |

Custos exploratórios para extração de petróleo e gás | | (4.428) | (3.797) | (3.674) | (2.601) |

Custos com pesquisa e desenvolvimento tecnológico | | (2.444) | (1.739) | (2.361) | (1.641) |

Tributárias | | (777) | (891) | (278) | (433) |

Outras receitas e despesas operacionais, líquidas | 26 | (6.588) | (7.045) | (5.770) | (5.761) |

| | (31.834) | (29.831) | (28.027) | (23.799) |

Lucro antes do resultado financeiro, participação e impostos | | 45.403 | 46.394 | 31.474 | 36.554 |

Resultado financeiro líquido | 27 | 122 | 2.620 | 5.581 | 1.634 |

Resultado de participações em investimentos | | 386 | 585 | 5.808 | 7.039 |

Participação nos lucros ou resultados | 22 | (1.560) | (1.691) | (1.295) | (1.428) |

Lucro antes dos impostos | | 44.351 | 47.908 | 41.568 | 43.799 |

Imposto de renda e contribuição social | 20.5 | (11.241) | (12.027) | (8.467) | (8.763) |

Lucro líquido | | 33.110 | 35.881 | 33.101 | 35.036 |

Atribuível aos: | | | | | |

Acionistas da Petrobras | | 33.313 | 35.189 | 33.101 | 35.036 |

Acionistas não controladores | | (203) | 692 | | |

| | 33.110 | 35.881 | 33.101 | 35.036 |

Lucro básico e

diluído por ação (em R$) | 23.6 | 2,55 | 3,57 | 2,54 | 3,55 |

Demonstração do Valor Adicionado

Exercícios findos em 31 de dezembro de 2011 e 2010

(em milhões de reais)

| Consolidado | Controladora |

| 2011 | | 2010 | | 2011 | | 2010 | |

Receitas | | | | | | | | |

Vendas de produtos e serviços e outras receitas | 312.841 | | 270.313 | | 245.793 | | 207.721 | |

Perdas em créditos de liquidação duvidosa | 22 | | (207) | | 64 | | (160) | |

Receitas relativas à construção de ativos para uso | 66.853 | | 67.591 | | 49.939 | | 50.440 | |

| 379.716 | | 337.697 | | 295.796 | | 258.001 | |

Insumos adquiridos de terceiros | | | | | | | | |

Materiais consumidos | (43.220) | | (38.474) | | (28.200) | | (23.784) | |

Custo das mercadorias para revenda | (52.264) | | (38.963) | | (40.329) | | (29.621) | |

Energia, serviços de terceiros e outros | (70.145) | | (72.724) | | (54.506) | | (53.958) | |

Créditos fiscais sobre insumos adquiridos de terceiros | (21.292) | | (21.169) | | (16.283) | | (15.110) | |

Perda na recuperação de ativos | (1.824) | | (690) | | (744) | | 33 | |

| (188.745) | | (172.020) | | (140.062) | | (122.440) | |

Valor adicionado bruto | 190.971 | | 165.677 | | 155.734 | | 135.561 | |

Retenções | | | | | | | | |

Depreciação, depleção e amortização | (17.739) | | (14.612) | | (12.902) | | (10.813) | |

Valor adicionado líquido produzido pela Companhia | 173.232 | | 151.065 | | 142.832 | | 124.748 | |

Valor adicionado recebido em transferência | | | | | | | | |

Resultado de participações em investimentos | 386 | | 585 | |

5.808 | | 7.039 | |

Receitas financeiras - inclui variações monetária e cambial | 6.543 | | 4.424 | | 8.570 | | 4.547 | |

Aluguéis, royalties e outros | 920 | | 979 | | 728 | | 783 | |

| 7.849 | | 5.988 | | 15.106 | | 12.369 | |

Valor adicionado a distribuir | 181.081 | | 157.053 | | 157.938 | | 137.117 | |

Distribuição do valor adicionado | | | | | | | | |

Pessoal e administradores | | | | | | | | |

Remuneração direta | | | | | | | | |

Salários | 13.513 | 7% | 11.782 | 8% | 10.213 | 6% | 8.765 | 6% |

Participações nos lucros ou resultados | 1.560 | 1% | 1.691 | 1% | 1.295 | 1% | 1.428 | 1% |

| 15.073 | | 13.473 | | 11.508 | | 10.193 | |

Benefícios | | | | | | | | |

Vantagens | 823 | | 831 | 1% | 528 | | 579 | |

Plano de aposentadoria e pensão | 1.526 | 1% | 1.373 | 1% | 1.395 | 1% | 1.264 | 1% |

Plano de saúde | 2.181 | 1% | 1.828 | 1% | 1.976 | 2% | 1.660 | 2% |

FGTS | 861 | | 745 | 1% | 746 | | 648 | |

| 20.464 | 10% | 18.250 | 13% | 16.153 | 10% | 14.344 | 10% |

Tributos | | | | | | | | |

Federais* | 61.098 | 34% | 55.512 | 35% | 57.033 | 36% | 49.571 | 36% |

Estaduais | 36.358 | 20% | 28.148 | 18% | 22.367 | 10% | 15.281 | 10% |

Municipais | 186 | | 180 | | 79 | | 86 | |

No exterior* | 6.340 | 4% | 4.915 | 3% | | | | |

| 103.982 | 58% | 88.755 | 56% | 79.479 | 46% | 64.938 | 46% |

Instituições financeiras e fornecedores | | | | | | | | |

Juros, variações cambiais e monetárias | 13.781 | 8% | 6.580 | 4% | 8.813 | 5% | 7.162 | 5% |

Despesas de aluguéis e afretamento | 9.744 | 5% | 7.587 | 5% | 20.392 | 11% | 15.637 |

11% |

| 23.525 | 13% | 14.167 | 9% | 29.205 | 17% | 22.799 | 17% |

Acionistas | | | | | | | | |

Juros sobre capital próprio | 10.436 | 6% | 10.163 | 6% | 10.436 | 7% | 10.163 | 7% |

Dividendos | 1.565 | 1% | 1.565 | 1% | 1.565 | 1% | 1.565 | 1% |

Resultado dos acionistas não controladores | (203) | | 692 | | | | | |

Lucros retidos | 21.312 | 12% | 23.461 | 15% | 21.100 | 17% | 23.308 | 17% |

| 33.110 | 19% | 35.881 | 22% | 33.101 | 26% | 35.036 | 26% |

Valor adicionado distribuído | 181.081 | 100% | 157.053 | 100% | 157.938 | 100% | 137.117 | 100% |

Anexo C

Demonstração Fluxo de caixa

Demonstração dos Fluxos de Caixa

Exercícios findos em 31 de dezembro de 2011 e 2010

(em milhões de reais)

| Consolidado | Controladora |

| 2011 | 2010 | 2011 | 2010 |

Fluxos de caixa das atividades operacionais | | | | |

Lucro líquido atribuível aos acionistas da Petrobras | 33.313 | 35.189 | 33.101 | 35.036 |

Ajustes para: | | | | |

Resultado dos acionistas não controladores | (203) | 692 | | |

Resultado de participações em investimentos | (386) | (585) | (5.808) | (7.039) |

Depreciação, depleção e amortização | 17.739 | 14.612 | 12.902 | 10.813 |

Perda na recuperação de ativos | 1.824 | 690 | 744 | (33) |

Baixa de poços secos | 2.504 | 2.121 | 2.243 | 1.495 |

Valor residual de bens baixados de natureza permanente | 885 | 312 | 195 | 40 |

Variações cambiais, monetárias e encargos financeiros sobrefinanciamentos e operações de mútuo e outras operações | 6.238 | 14 | (231) | (1.044) |

Imposto de renda e contribuição social diferidos, líquidos | 6.157 | 5.784 | 7.208 | 5.149 |

Redução (aumento) de ativos

| | | | |

Contas a receber | (3.848) | (4.422) | (3.127) | (7.398) |

Estoques | (8.335) | (851) | (7.463) | (715) |

Outros ativos | (4.207) | 3 | (4.099) | (206) |

Aumento (redução) de passivos | | | | |

Fornecedores | 4.112 | 542 | (701) | (20.643) |

Impostos, taxas e contribuições | (3.405) | (3.732) | (791) | (3.276) |

Planos de pensão e de saúde | 1.483 | 1.381 | 1.321 | 1.292 |

Outros passivos | 2.451 | 1.121 | (81) | 954 |

Recursos líquidos gerados pelas atividades operacionais | 56.322 | 52.871 | 35.413 | 14.425 |

Atividades de investimentos | | | | |

Cessão onerosa – Direitos Adquiridos | | (74.808) | | (74.808) |

Liquidação feita por LFTs | | 67.816 | | 67.816 |

Liquidação feita por caixa e equivalentes a caixa | | (6.992) | | (6.992) |

Demais investimentos em exploração e produção | | (30.557) | | (23.479) |

Investimentos em exploração e produção | (31.412) | (37.549) | (24.455) | (30.471) |

Investimentos em abastecimento | (26.339) | (28.118) | (18.586) | (21.253) |

Investimentos em gás e energia | (4.517) | (7.270) | (2.454) | (384) |

Investimento no segmento internacional | (3.966) | (4.114) | (11) | (1.073) |

Investimentos em distribuição | (1.070) | (858) | | |

Investimentos em biocombustível | (504) | (1.212) | (711

...

Baixar como  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »